O gerenciamento da cadeia de suprimentos em uma empresa é uma engrenagem complexa que envolve a coordenação de compras ou materiais, programação de operações, logística e planejamento de capacidades de recursos. Com muitos aspectos envolvidos no planejamento da cadeia de suprimentos, a distribuição de materiais é considerada um componente vital do processo.
Por isso, é importante contar com uma solução para agilizar o processo de Planejamento de Requisitos de Distribuição (DRP). Trata-se de uma metodologia sofisticada, cujo objetivo é equilibrar a demanda do cliente e o estoque disponível, sem que mercadorias fiquem estagnadas nas prateleiras.
Com o DRP, é possível antecipar a demanda, tornando a entrega de mercadorias mais efetiva e identificando itens requisitados, quantidades e destinos.
Para dar uma ideia da importância do processo, veja como o DRP do FoccoERP potencializou processos de gestão de demanda na distribuidora de autopeças Roni Chaves.
Cliente da Focco há mais de 20 anos, a Roni Chaves usava uma ferramenta do próprio sistema FoccoERP, mas sem as funcionalidades do DRP atual. Com a entrada da solução DRP, a empresa migrou para a nova ferramenta, em setembro de 2020, sendo utilizada pela área de Compras.
Segundo Julio Silva Chaves, diretor-presidente da Roni Chaves, a distribuidora sempre foi usuária do FoccoERP, em uma relação de parceria em que ajudou a construir muitas coisas juntos, inclusive o próprio sistema DRP. “Nós fomos ajudando a evoluir o sistema para uma plataforma confiável, atendendo os distribuidores, que são nosso foco”, explica.
Para Chaves, o DRP tem uma grande facilidade que é a customização, ou seja, a personalização da ferramenta para ajustar melhor às demandas necessárias, de acordo com o que já é ofertado pela solução.
Da ferramenta adquirida no ano passado, já houve muitas evoluções. O grande diferencial da plataforma é esta agilidade que permitiu criar um sistema específico para as necessidades da Roni Chaves.
O DRP busca as informações dentro do FoccoERP com uma interface muito mais amigável, ágil e informativa com possibilidade de várias soluções. “Estamos evoluindo constantemente a ferramenta, fazendo adequações muito mais rapidamente do que no sistema normal”, destaca o executivo.
A possibilidade das interfaces e as informações críticas apresentadas torna o desempenho da ferramenta muito bom. “Participamos da construção do DRP desde o início, então temos até uma certa responsabilidade para que o desempenho seja excelente e possamos melhorar mais ainda”, revela.
O sistema antigo, segundo Chaves, não tinha a agilidade necessária, embora atendesse aos parâmetros necessários. Conforme o tamanho do fornecedor, o setor de Compras perdia muito tempo para gerar os pedidos. Atualmente, com o DRP, os pedidos são gerados muito mais rapidamente.
“Com a agilidade que ganhamos, as informações e as tomadas de decisão na compra ficaram muito mais fáceis, porque temos mais segurança na análise de dados. Ou seja, nossos processos ficaram mais estratégicos”, ressalta.
O ganho maior foi o aumento de produtividade, além de análises mais criteriosas. A própria ferramenta oferece projeções, de forma a manter um equilíbrio no estoque.
A reposição de mercadorias é feita em tempo hábil e na hora certa, o que diminui a falta de itens nos pontos de vendas e o excesso de produtos parados.
O DRP evita a ausência de produtos demandados pelos clientes e o atraso nas entregas. “Isso ajuda a aumentar as vendas, já que planejamos melhor o abastecimento e a frequência de aquisição. À medida que se tem mais agilidade nos pedidos, melhor é o abastecimento. Principalmente no cenário em que estamos vivendo em que está havendo falta de mercadorias”, garante Chaves.
Além disso, com a agilidade operacional, a equipe responsável ganhou um papel estratégico. Agora os compradores estão mais empoderados e produtivos, pois têm mais eficácia na compra via DRP.
De acordo com Vinicius Gobetti, gestor de Compras da Roni Chaves, “o DRP é uma ferramenta muito fácil de usar. Atende diversas variáveis de usabilidade, conforme a necessidade. Além disso, o grande benefício é a facilidade e o dinamismo para o processo de análise de dados”.
A ferramenta permite o controle de vários indicadores, tais como nível de estoque global e por filiais, pedidos de compra pendentes, pedidos de compras gerais, tempo de entrega dos fornecedores e outras informações gerais. Além disso, a própria rentabilidade de determinada linha, curva de tendência de consumo e desvios. São indicadores que ajudam na tomada de decisões mais efetiva.
Com a economia de tempo para gerar pedidos na nova ferramenta, Gobetti garante que faz muito mais e com mais eficácia, ganhando tempo para tarefas estratégicas. Entre elas, uma análise mais criteriosa do fornecedor, sobre novos itens e o controle dos estoques. Além disso, também pode se dedicar a construir um melhor relacionamento com fornecedores e mesmo prospectar novos.
A própria ferramenta faz uma análise, uma estatística de preços, para que possamos trazer novos players para atender melhor o cliente”, destaca Chaves. “Hoje eu tenho uma ferramenta que ajuda na inteligência de mercado na área de suprimentos especificamente.”
Chaves ressalta que a parceria tem sido muito produtiva. São muitos anos de relacionamento, em que o atendimento tem sido especial.
“Por isso, creio que nossa parceria será duradoura. Principalmente se a Focco continuar a investir em novas soluções na plataforma, se a evolução e a segurança continuarem. Se a ferramenta acompanhar nossas necessidades e trouxer um ganho será um trabalho a várias mãos e é disso que precisamos.” Julio Silva Chaves
O executivo entende que é muito importante o relacionamento e a fidelização, mas também que a atualização da plataforma do ERP é fundamental. Isso porque hoje a empresa tem muitas demandas novas, tanto envolvendo a instalação de sistemas, quanto a questão de custos.
“Temos que considerar o custo-benefício. Então acho fundamental que, à medida que o setor de distribuição evolua, propondo novas soluções, possamos contar com a Focco para a construção destas ferramentas, como vem acontecendo até agora. É isso que garantirá o futuro da parceria”, finaliza Chaves.
A Roni Chaves é o maior distribuidor de peças para caminhões do Sul do país, parceiro de marcas como: Diesel Technic, Mann, Master Power, 3M e Fras-le, entre outras. Sua história se iniciou há 58 anos, quando Roni da Silva Chaves fundou uma pequena empresa para venda de peças e acessórios para caminhões.
Já em 2009 a empresa passou a operar na BR 116, em um prédio que ainda não estava concluído, e que inicialmente era para ser uma filial. Mas este prédio foi ampliado e hoje a empresa está instalada em quase dez mil metros quadrados de área construída, oferecendo conforto aos clientes e colaboradores, além de uma grande variedade de produtos.
O crescimento sempre fez parte da história da Roni. Além da matriz em Caxias do Sul (RS), possui filiais em Canoas (RS), Ijuí (RS), Pelotas (RS), Passo Fundo (RS), Criciúma (SC) e um escritório no Espírito Santo (ES).
O FoccoERP é o sistema de gestão ideal para distribuidoras porque, além de operar com inteligência artificial, integra todas as áreas, ajuda sua empresa a comprar e a vender de forma inteligente e é especialista neste segmento.
Se você precisa crescer de forma sustentável e organizada, podemos conversar sobre os desafios e oportunidades para empresas de distribuição.
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