O Cadastro Positivo é o banco de dados com informações de pagamento dos compromissos financeiros e pagamentos relativos às operações de crédito e aos serviços continuados dos consumidores (pessoa física ou jurídica).
Ele chegou para revolucionar o mercado de crédito brasileiro. Com as informações do Cadastro Positivo, será possível realizar uma análise muito mais profunda e detalhada do perfil de seus clientes e fornecedores, considerando todo histórico de pagamentos e não somente informações restritivas. Hoje já são 100 milhões de consumidores e empresas participantes do Cadastro Positivo.
Segundo a Lei 12.414/2011 do Cadastro Positivo, as Fontes precisam compartilhar dados com os Gestores de Bancos de Dados. Sua empresa é uma Fonte de informações positivas se:
• Faz vendas a prazo;
• Realiza financiamentos de qualquer espécie;
• Exerce qualquer atividade comercial que envolva risco financeiro
Isso pode englobar organizações de todos os portes e de quase todos os setores, principalmente instituições financeiras, “startups”, indústria, varejo, atacado, e prestadores de serviços continuados (água, eletricidade, gás, telecomunicações etc.).
Benéficos e vantagens
• Melhoria do processo de análise e concessão de crédito;
• Estar em Compliance com a Lei 12.414/2011.
Principais funcionalidades
Através do programa FFIN0203 – Console do Cadastro Positivo, na aba “Contatos” é possível cadastrar os dados de contatos gerais, contatos para atendimento ao consumidor e contatos autorizados por liminar (pessoa/funcionário, ou área da empresa que irá recepcionar e será responsável por tratar possíveis ações judiciais).
OBS.: o envio da remessa de configuração deve ocorrer no início da operação com o Cadastro Positivo e eventualmente quando houver alteração de contatos.
Na aba “Clientes” é possível visualizar os estabelecimentos que compraram a prazo, no período de 13 meses (corrente + 12), dos quais serão enviadas informações dos históricos de créditos para o Cadastro Positivo. Também é possível visualizar os estabelecimentos que solicitaram o cancelamento do Cadastro Positivo.
Na aba “Históricos de Crédito”, primeiramente serão enviados todos os consumidores que realizaram operações de crédito (a prazo). Após isso, será enviado o arquivo incremental apenas com as novas informações atualizadas e novos clientes/estabelecimentos. O envio da remessa de histórico de crédito ocorrerá a cada 10 dias, de forma automática.
Após o recebimento do arquivo com a relação de consumidores cancelados, o sistema irá sinalizar os mesmos como “cancelados”, não mais enviando seus históricos de crédito.
Podem ocorrer situações em que, após o cancelamento de um consumidor, o mesmo solicitou a reativação do seu Cadastro Positivo. Neste caso, o GDB retira o consumidor da lista de cancelados e, com isso, a empresa passa a enviar novamente as informações referente ao CNPJ/CPF cancelado anteriormente.
Na aba “Contestações” serão recebidas possíveis contestações de informações de clientes ou operações, as quais devem ser avaliadas pela empresa Fonte. Após a avaliação, a empresa envia o arquivo de retorno da contestação para o Cadastro Positivo, informando uma justificativa. Se for necessário realizar uma correção da informação enviada, será preciso enviar novamente o histórico de crédito para o cliente ou operação contestada.
Contestações de clientes que não fazem parte da carteira de clientes (com os quais a empresa jamais teve operações) são respondidas automaticamente.
Na aba “Registro de Eventos” é possível acompanhar o envio da configuração, dos clientes, do histórico de crédito e das contestações
Pré-requisitos
• FoccoERP na versão 3.20 ou superior.