Em um cenário tão competitivo, as empresas estão buscando diferentes formas de se destacar no mercado e vender mais. Entre as tantas estratégias adotadas, ter uma equipe de vendas com alta performance e extremamente talentosa ganha destaque.
Como vender o dobro ou até o triplo do que vendo hoje? Essa é a pergunta que precisa ser recorrente entre os líderes do setor de vendas. A resposta para esse questionamento está, sem sombra de dúvidas, na produtividade em vendas do seu time.
É claro que nem sempre é uma tarefa fácil formar a melhor equipe de vendas e aumentar a produtividade. Por isso, muitos gestores enfrentam desafios na busca por potencializar a força de vendas sem precisar aumentar o time. Então, é exatamente sobre isso que vamos falar neste post!
O desempenho dos profissionais da área é determinante para os resultados do negócio. Por isso, trouxemos aqui as melhores dicas para que você possa concretizar essa potencialização e aumentar as vendas na sua empresa. Acompanhe e boa leitura!
1. Ofereça treinamento constante para a equipe
Treinamentos de vendas são fundamentais e indispensáveis para ensinar técnicas de vendas aos vendedores e fazer com que eles compreendam a mente do público-alvo. Além disso, é claro, permite conhecer todos os benefícios e características dos produtos e serviços comercializados pela empresa.
É importante destacar que, além de técnicas de vendas, os treinamentos precisam incluir ainda as técnicas de negociação e de prospecção. Faz-se necessário que a equipe de vendas esteja preparada e qualificada para todas as etapas que constituem uma venda.
Ao treinar a equipe, vai ser possível estabelecer também o nível de qualidade que a empresa deseja no atendimento. Sem contar que o treinamento permite que os colaboradores desenvolvam novas competências e habilidades, em uma jornada de aprendizado e crescimento contínuo. Assim, em pouco tempo, será viável registrar os resultados desse importante investimento ao verificar o aumento das vendas e da lucratividade no negócio.
Enfim, é preciso entender que não há como melhorar a força de vendas sem desenvolver os representantes de vendas para que se tornem \”super vendedores\”. E, obviamente, isso exige treinamento constante e muita motivação.
2. Tenha um bom planejamento
O planejamento de vendas refere-se a um documento estratégico para alcançar os objetivos de um empreendimento e melhorar o desempenho do time de vendas. Então, nele, o gestor precisa:
- definir uma estratégia de vendas adequada ao público-alvo e às metas;
- estabelecer um orçamento de divulgação;
- e determinar as métricas que serão utilizadas para analisar os resultados.
Convém destacar que esse documento não é imutável. Ele pode e deve ser atualizado de forma constante, sempre de acordo com as demandas. Caso uma tática de abordagem não esteja funcionando, por exemplo, é necessário que isso seja revisado e modificado no plano de vendas.
3. Construa estratégias em equipe
Incluir o time de vendas na definição das metas e das estratégias para alcançá-las é uma ótima maneira de motivá-lo. Então, reúna todos os colaboradores e estimule a criação conjunta de soluções para todos os desafios e problemas que podem surgir no caminho.
Essa atitude de envolver as pessoas no planejamento é um grande estímulo para aumentar a produtividade dos profissionais da sua empresa e, assim, potencializar a força de vendas.
4. Proponha metas bem definidas
Seu time de vendas tem que saber exatamente qual é o objetivo do negócio e quais são as metas necessárias para atingi-lo. Do contrário, sem ter todas essas informações em mãos, os funcionários simplesmente vão ficar sem rumo, e isso é extremamente prejudicial para a empresa.
Quando a companhia não deixa sua meta bem clara, os colaboradores não sabem o quanto precisam trabalhar. Logo, eles vão desenvolver o trabalho no seu próprio ritmo, e a empresa corre o risco de que o trabalho feito seja muito inferior ao esperado por ela.
Portanto, o mais indicado é que o gestor tenha uma comunicação bem transparente com sua equipe, apresentando, de modo bastante objetivo, quais são as metas e como cada funcionário pode ajudar a alcançá-las.
5. Tenha processos padronizados
Os profissionais de vendas sabem exatamente como precisam executar suas atividades para atingir as metas? Bom, ao padronizar os processos de vendas, você consegue evitar abordagens e atitudes equivocadas. Por isso, os vendedores devem ter em mente todo um roteiro para a negociação.
Para tanto, o ideal é sempre combinar qual vai ser o formato e o conteúdo de uma reunião ou de um telefonema. Além disso, é importante discutir, com antecedência, quais são os argumentos que devem ser utilizados no momento da negociação.
Garantir que todas as etapas de uma venda vão ter o mesmo padrão certamente vai ajudar a aumentar a produtividade da equipe comercial.
6. Ofereça campanhas de incentivo
Uma forma de incentivar a equipe de vendas a melhorar o desempenho é oferecendo campanhas de incentivo. Vamos a um exemplo, para que fique mais claro:
A empresa pode criar uma campanha mensal para atingir a meta. Assim, em todo final de mês, o melhor profissional pode ser premiado com um jantar, uma viagem e muitas outras opções interessantes.
Normalmente, esse tipo de ação tende a gerar um excelente resultado. No entanto, é fundamental que a campanha seja feita com toda qualidade e transparência possível e sem gerar rivalidade entre os funcionários.
7. Conte com a tecnologia como aliada
Ao pensar em uma estratégia para potencializar a força de vendas na sua empresa, é vital que você verifique a possibilidade de adotar ferramentas disruptivas, a fim de otimizar e simplificar processos.
É preciso reconhecer que a tecnologia é uma das maiores aliadas para assegurar o aumento de produtividade da sua equipe de vendas. Atualmente, já existem diversos recursos que podem ajudar os colaboradores, incentivando a melhoria de desempenho de todos aqueles que atuam nessa área tão essencial para o negócio. Conheça alguns deles:
- internet com velocidade adequada;
- computadores de qualidade;
- uso de aplicativos e de sistemas modernos;
- reuniões por videoconferência.
Além disso, é preciso ressaltar a importância de se investir em softwares capazes de facilitar o gerenciamento de leads, assim como em gestão do fluxo de processos da empresa e gestão da equipe.
É preciso ter em mente que potencializar a força de vendas exige bastante trabalho. Mas, como você pôde ver, não se trata de uma tarefa impossível. Então, comece avaliando a gestão, reorganizando a equipe e repensando todo o seu planejamento.
Determine, também, novas metas, engaje a equipe e disponibilize os recursos adequados. Assim, ao apostar nas estratégias que citamos, os efeitos logo vão surgir e você vai poder usufruir dos ganhos de vendas mais efetivas.
Então, o que achou do texto? As dicas foram relevantes para você? Aproveite e curta nossa página no Facebook para acompanhar as novidades e aprender mais conosco!