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Afinal, por que é importante ter uma previsão de venda na empresa?

Afinal, por que é importante ter uma previsão de venda na empresa?

Home » Blog » Gestão de Vendas » Afinal, por que é importante ter uma previsão de venda na empresa?
  • março 6, 2019

A previsão de venda existe para antever o número de vendas que será atingido dentro de um determinado período. Averiguando dados que afetam o segmento de atuação da empresa diretamente.

Todas as marcas querem vender mais, captar mais clientes e aumentar seus lucros. No entanto, esses resultados não surgem de forma acidental, eles são a consequência de um planejamento pautado em informações estratégicas. Ao levantar essas referências, é possível definir métodos que podem aumentar as vendas e expandir o seu empreendimento.

Confira este artigo para compreender a definição desse termo, sua importância e como implantá-lo na sua empresa. Boa leitura!

O que é a previsão de venda, afinal?

Ela é uma técnica utilizada para prever o quanto será comercializado nos próximos períodos — mês, semestre, ano etc. Para obter esse conhecimento, os seguintes dados devem ser analisados: capacidade de produção, histórico de vendas, tendências de mercado e sazonalidade.

Após consegui-los, é preciso se programar para que a indústria seja capaz de lidar com o volume de saídas que terá e quais serão os picos de vendas. Isso ajuda a evitar erros graves, como falta de mercadorias, perda de clientes e prejuízos financeiros.

Qual a importância da previsão de vendas?

Existem diversos obstáculos que podem ser superados quando se prevê o volume de vendas, o que gera benefícios importantes.

Um negócio que sabe o que aguardar para o futuro — identificando quais mercadorias têm mais saída em cada época do ano — poderá concentrar seus recursos a fim de evitar que sejam desperdiçados em épocas de baixa representatividade.

Ao levantar essas informações, fica mais fácil descobrir o que funciona e o que é ineficiente no seu negócio. Dessa forma, é possível definir campanhas atrativas que aumentem a cartela de clientes e coloquem sua marca como referência no mercado.

Quando uma organização conhece o seu segmento de atuação, ela se torna apta para corresponder à demanda e evita, por exemplo, o excesso de itens em estoque causado por um volume de produção incompatível com as vendas.

Como aplicar a previsão de venda na empresa?

Há uma infinidade de procedimentos que podem ajudar. Contudo, existem três técnicas básicas e universais, listadas a seguir.

Analisar experiências passadas

Colete dados de venda dos períodos anteriores e verifique se foram realizadas ações — como campanhas de marketing, ofertas e promoções — que possam ter contribuído com esses resultados. Para obter referências precisas, baseie-se em informações verdadeiras e registre tudo aquilo que for vendido.

Conhecer as tendências do mercado

Veja como seu segmento de mercado se comporta, se há uma sazonalidade para a compra de determinado tipo de mercadoria, se a procura por algum produto tende a aumentar ou diminuir durante o período, bem como analisar a dimensão desse crescimento ou redução. Para isso, acompanhe a concorrência e faça pesquisas econômicas em relação ao setor.

Saber como seus produtos contribuem nas suas vendas

Você conhece seus produtos e o quanto cada unidade reflete no seu faturamento? Para isso, levante o custo de produção de todos eles e o quanto contribuem para o rendimento do negócio. Depois, descubra quantos itens você deve vender para conseguir uma margem de lucro que seja suficiente para pagar recursos de desenvolvimento e aumentar o fluxo de caixa da sua empresa.

Viu só como a previsão de venda pode ajudar você a gerenciar melhor seu empreendimento? Uma última dica é aliar essas recomendações com o apoio de um software ERP. Que pode fornecer dados importantes para sua projeção, como custo por mercadoria, melhores fornecedores, volume de itens/insumos em estoque e produtos mais vendidos. Não hesite em utilizar a tecnologia para fortalecer sua gestão organizacional.

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