Conhecer os seus clientes é o passo inicial para quem deseja alavancar o seu negócio e alcançar novos patamares. Nessa perspectiva, a criação de personas é algo extremamente importante. Você sabe o que é — ou mesmo como criar uma persona?
Como esse tema gera muitas dúvidas, preparamos este material com todas as informações sobre o que podemos tipificar como a representação do seu cliente ideal. Não perca tempo e confira a leitura deste artigo agora mesmo. Vamos lá?
O que é uma persona?
De forma bastante resumida, é possível dizer que a persona é uma ilustração semifictícia do cliente ideal da empresa. Ela leva em conta dados demográficos, comportamento, classe social, renda e os seus objetivos e medos.
Ou seja, é realizada uma abordagem geral, mas que tem como objetivo encontrar pontos comuns entre os potenciais compradores.
Por que é importante criar uma persona?
Quando se trata de Marketing Digital, é impossível não pensar na formulação das personas — afinal, essa representação é o ponto de partida para enviar a mensagem correta para as pessoas certas. Esse passo é fundamental para que a abordagem seja eficiente e a empresa consiga entregar o tom e estilo de conteúdo perfeitos.
Outro setor da economia que pode aproveitar dessa ferramenta é a indústria. Como esse setor é altamente envolvido com a análise e execução de estratégias, o desenvolvimento de personas garante que seus produtos engajem ainda mais pessoas, seja por uma utilidade aprimorada, um design que respeite os diferenciais da persona ou mesmo um valor mais condizente com o dos possíveis compradores (sustentabilidade, status social etc.).
Qual a diferença entre persona e público-alvo?
De forma geral, público-alvo corresponde à fatia da população para a qual você comercializa seus produtos ou presta seus serviços. Em outras palavras, é uma abordagem mais generalista dos clientes potenciais do empreendimento.
Já as personas são representações mais individualizadas dos seus clientes. Isso revela que, em comparação com o público-alvo, há muito mais direcionamento para as suas estratégias quando a persona é utilizada.
Nessa perspectiva, é preciso compreender que as personas são aquele tipo de indivíduo que você quer atingir com as suas campanhas. Com um detalhamento preciso de informações, é possível até mesmo fidelizar esse cliente.
No Marketing de Conteúdo, é fundamental realizar uma boa pesquisa de personas. Assim, seus conteúdos conseguem ser relevantes, interessantes e despertam o interesse dos possíveis clientes. No longo prazo, isso pode ser muito interessante para reduzir custos, aumentar as receitas e melhorar o relacionamento com os consumidores.
Como realizar entrevistas para criar as personas?
Em primeiro lugar, os “achismos” devem ser completamente banidos da sua estratégia. O foco é trabalhar com um roteiro de perguntas direcionadas às demandas internas. Separamos algumas das principais recomendações logo abaixo:
- verifique as principais pessoas ativas na sua rede social;
- confira os principais tipos de compradores em seu banco de dados de clientes;
- elabore um formato de conversa fluido para as perguntas;
- dê espaço para que o entrevistado faça outras considerações;
- foque em enviar perguntas básicas, mas que gerem dados importantes para a criação das personas.
Quais erros devem ser evitados?
Alguns erros podem colocar toda a estratégia sob risco. Por isso, é fundamental realizar um bom planejamento prévio. A maior causa de fracassos na hora de pensar em como criar uma persona reside na ausência de um questionário. Portanto, a aplicação de algumas perguntas direcionadas ajudam muito na hora de compreender o perfil comportamental do cliente.
Ao longo do texto, foi possível perceber como criar uma persona é de extrema relevância para as empresas. É preciso destacar que conhecer o seu cliente faz com que haja muito mais chances de ele estreitar o relacionamento com a empresa. Pense nisso!
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