Os indicadores de rentabilidade são métricas muito importantes para que as empresas saibam exatamente quanto rendeu cada investimento. É preciso considerar que a obtenção de uma boa margem de lucro líquido é fundamental para que haja um fluxo de caixa satisfatório. Isso é importante por permitir a disponibilidade de recursos de uma organização.
Devido a sua importância, elaboramos este conteúdo para esclarecer os principais pontos sobre o assunto, como o que são os índices de rentabilidade, para que servem, os principais tipos e demais informações relevantes. Continue conosco e boa leitura!
Qual é o conceito de indicadores de rentabilidade?
A taxa de rentabilidade figura como um dos principais indicadores do desempenho alcançado por uma empresa. De forma geral, ela revela a capacidade de retorno financeiro gerado a partir dos investimentos realizados, ou seja, basicamente demonstra o quanto uma aplicação de certa quantidade de capital oferece de volta.
Os índices de rentabilidade têm como base o lucro líquido, e seu resultado é obtido geralmente em formato percentual, servindo para mensurar o retorno que um investimento pode trazer à organização. O cálculo é feito da seguinte forma: rentabilidade = (lucro líquido/investimento) x 100.
Por exemplo: vamos supor que uma empresa que produz calçados tenha aplicado R$ 15 mil em marketing para alavancar suas vendas, gerando a venda de 2.000 unidades. Isso trouxe um lucro líquido de 50 reais por produto, o que equivale a R$ 100 mil no total (2.000 x 50). Nesse caso, o cálculo ocorreria da seguinte forma:
rentabilidade = (100.000/15.000) x 100
rentabilidade = 6,6 x 100 = 660%
Isso quer dizer que, a cada R$ 1 real investido, o negócio adquiriu um retorno de R$ 6,60.
Além de mostrar o retorno em investimentos já feitos, o indicador de rentabilidade também pode apontar se um eventual investimento para o futuro pode levar a bons resultados. Para isso, é necessário usar uma estimativa de faturamento para encontrar o lucro líquido.
Os tipos de indicadores de rentabilidade relacionam-se às mais diferentes variáveis de retorno que podem ser obtidas. Ou seja, existe a possibilidade de relação com o patrimônio líquido, com os ativos e com os investimentos financeiros, por exemplo.
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Por que acompanhar os índices de rentabilidade?
Esses indicadores, em conjunto com outros dados, permitem compreender se a estratégia tomada pelo negócio está de fato funcionando. Desse modo, podem ser obtidas mais informações sobre os investimentos feitos, como o cumprimento ou não dos resultados esperados.
Considerando que qualquer tipo de negócio precisa manter sua operação no verde, ou seja, com receitas superiores aos gastos e custos, fica fácil notar a relevância dos indicadores de rentabilidade.
Além disso, eles ajudam na tomada de decisões por diversos tipos de agentes, internos ou externo, e tornam palpáveis mudanças de gestão, que passam a ocorrer mediante a análise desses indicadores. Assim, novas práticas podem ser adotadas a fim de minimizar as perdas e maximizar as oportunidades corporativas. Isso é muito importante!
Qual a diferença entre rentabilidade e lucratividade?
É muito comum que as pessoas confundam os termos rentabilidade e lucratividade e, para evitar confusões, é fundamental entender as suas diferenças.
Como já foi dito, a rentabilidade é um referencial da capacidade da empresa em gerar retorno financeiro com base em seus investimentos. Já a lucratividade está relacionada à associação entre o lucro líquido e a receita total para entender o ganho do negócio sobre as vendas realizada. Dessa forma, o objetivo de um índice de lucratividade é medir a eficácia da companhia em gerar lucros com suas vendas e serviços. Para tornar o entendimento mais simples:
rentabilidade = lucro/investimento;
lucratividade = lucro/receita de vendas.
Com isso, é importante ter em mente que os índices de rentabilidade e de lucratividade dever sem usados com a finalidade de avaliar os principais fatores sobre as operações de uma instituição. No entanto, o recomendado é que sejam analisados de forma conjunta, tendo em vista que um estabelecimento pode ser rentável e não ser lucrativo, bem como ser lucrativo sem adquirir um resultado positivo com os investimentos.
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Quais são os três principais índices de rentabilidade?
Agora que você conheceu um pouco mais sobre os indicadores, vamos listar três que merecem bastante atenção e acompanhamento. Confira!
1. Índices de margem
Esse indicador diz respeito ao que a companhia ganha por meio da venda de um produto ou prestação de serviço. Ele é fundamental para saber se a companhia está trilhando um caminho próspero. A margem, portanto, consiste no valor que o estabelecimento adquire quando vende seus produtos e serviços, e pode ser dividida em dois conceitos. Veja a seguir!
Margem operacional é entendida como lucro puro de cada produto que foi vendido, sem considerar as despesas e outras obrigações, como os impostos. Para identificar o seu valor, é necessário dividir o lucro operacional pelo total de itens vendidos.
Já a margem líquida apresenta o nível de lucro líquido da empresa após serem descontados todos os gastos. Nesse caso, é preciso fazer a multiplicação do lucro líquido por 100 e dividir o valor pelas vendas líquidas.
2. Índices de ativos
O índice de ativos mensura a rentabilidade do ativo, que é o investimento realizado, independentemente de onde esses recursos vieram. Para encontrar o índice de ativos, é preciso multiplicar o lucro líquido por 100 e depois fazer a divisão do número encontrado pelo valor do ativo.
Além disso, é possível fazer o cálculo do giro de um ativo. Nesse caso, divida a receita líquida pelo total do ativo. O valor encontrado mostra a quantia vendida para cada real aplicado.
3. Retorno sobre o capital
Este indicador evidencia a rentabilidade dos recursos e é feito com divisão do lucro líquido. Esse processo se dá em comparação ao patrimônio líquido do empreendimento.
De modo objetivo, ele ajuda a definir se a empresa consiste em um bom investimento para novos sócios que pretendem ingressar no negócio. Assim, para calcular o retorno sobre o capital, basta dividir o lucro líquido pelo patrimônio líquido da companhia.
Conforme vimos, os índices de rentabilidade desempenham papel vital na gestão profissional e produtiva de uma corporação. É preciso estar sempre atento aos índices e taxas obtidos, mantendo investimentos ou trabalhando em melhorias.
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