O controle de estoque cumpre papel essencial em busca da otimização das vendas de distribuidoras. Portanto, representa uma estratégia muito importante para as empresas exercerem suas obrigações de maneira eficiente.
Nesse sentido, vale destacar que o mercado está a cada dia mais concorrido. Logo, a falta de uma gestão capaz de realizar um levantamento eficiente da quantidade de produtos disponíveis no estoque da organização consiste em um erro gravíssimo e que precisa ser evitado.
É necessário, então, promover um controle de estoque para impedir possíveis falhas que afetem o posicionamento da empresa. Além do mais, essa estratégia ajuda na redução de gastos. Continue a leitura e saiba o que fazer para otimizar o controle de estoque em distribuidoras!
Planeje as compras
Estoque parado ocasiona perda de dinheiro. Por essa razão, é fundamental que ele apresente a quantidade de itens solicitados pelos clientes, e mais um pouco para evitar possíveis desperdícios.
O setor responsável deve entender que a sazonalidade precisa ser levada em consideração no momento de fazer as compras dos novos produtos, pois ela pode interferir bastante nas vendas. Isso porque há itens que vendem mais em determinada época do ano, já em outras quase não registram saídas do estoque.
Como prevenção, realize uma avaliação de anos anteriores com a projeção de vendas de cada categoria. Desse modo, a chance de sua empresa apresentar no futuro produtos parados ou em falta é reduzida.
Registre as movimentações
Mesmo que pareça um trabalho cansativo, o registro é muito importante para que o controle esteja sempre atualizado. Documentar todas as movimentações feitas dentro do estoque permite que se lide com os acontecimentos imprevisíveis a partir de um eficiente relatório no final do mês, agindo a favor de ações estratégicas para a evolução do negócio.
É preciso ressaltar, também, que o registro envolve o cadastro de todos os códigos de barras, demandando a inserção das características básicas dos produtos. Essas são informações vitais para diferenciar mercadorias parecidas. Além disso, na descrição dos itens, ao registrá-los, você pode colocar o preço, o detalhamento do objeto e a data de compra.
Organize e ordene os produtos
Gestores e colaboradores do setor de estoque precisam entender o funcionamento da logística para que, assim, consigam delimitar a estratégia ideal de organização e de controle dos produtos mais eficientes dentro da empresa.
Alguns métodos devem figurar na ponta da caneta, pois auxiliam no fluxo de mercadorias, na contabilidade e na avaliação dos produtos à disposição. A eficiente organização do estoque é primordial, pois permite a identificação de quais produtos exigem reposição e quais são descartáveis.
A maioria das distribuidoras, hoje em dia, adota eficientes softwares de gestão, já que estes possibilitam um controle mais satisfatório das movimentações no estoque. Logo, com essa ferramenta informatizada, o gestor qualifica a estocagem de itens e organiza o fluxo de recebimentos e saídas de cada produto.
Previna-se de desvios e roubos
Tomar cuidado com roubos e desvios de mercadorias é muito importante para ter um estoque otimizado, evitando perdas financeiras. Dessa maneira, fique sempre atento às cargas quando elas chegam e, além disso, avalie o investimento em câmeras posicionadas dentro do ambiente. Um sistema de gestão facilita esse gerenciamento e, assim, reduz as chances de desvios.
Outra ação indicada: não formar grande estoque de determinados produtos sem saber se haverá vendas. Sua loja não pode deixar as mercadorias jogadas de lado, pois existe o risco de ocorrer alguma situação inconveniente. Compre apenas o que é interessante para o negócio.
Tenha um time qualificado de colaboradores
Os colaboradores que trabalham no estoque precisam ser de extrema confiança e bem capacitados. É fundamental que o gestor ofereça treinamentos para que eles estejam preparados para organizar, administrar, retirar e cuidar dos itens do local de armazenagem.
Além do mais, os seus funcionários ainda serão responsáveis por atividades essenciais, por exemplo, controlar as datas de vencimentos dos produtos, cadastrar os itens e dar baixas nos produtos que saem. Todas essas ações afetam diretamente as quantidades corretas de itens versus seu número.
Há uma série de maneiras de deixar seu estoque mais harmônico, contudo, mais do que querer fazer todas, é necessário que se verifique a correta realização para, dessa forma, eliminar erros primários.
Conte com um programa de redução de perdas
As perdas de mercadorias no estoque são recorrentes em distribuidoras, por isso demandam tanta atenção. Isso pode acontecer a partir da criação de um bom programa de redução de perdas. Use um sistema de gestão integrada, crie indicadores de controle e resultado, faça um inventário do estoque, trace regras fixas de gestão de estoque e esteja sempre atento à data de validade.
Com essa rotina, você já garante os elementos necessários para elaborar um programa de redução de perdas. É possível, ainda, inserir outras estratégias eficientes, como a realização de promoções, visto que é melhor comercializar um produto por um valor menor do que correr o risco de perdê-lo.
Invista em tecnologia
Para deixar os processos mais otimizados e fundamentados em informações atualizadas em tempo real, a decisão mais eficiente é utilizar ferramentas tecnológicas, especialmente os sistemas que integram os dados do estoque e as vendas.
Eles entregam excelente capacidade de disponibilizar relatórios analíticos, esclarecendo informações para os vendedores no setor de negociação com os clientes. Os empreendedores buscam, cada vez mais, praticar estratégias que deixem os processos logísticos mais eficientes. O que ninguém deseja, afinal de contas, é dor de cabeça.
Portanto, o controle de estoque em distribuidoras cumpre função essencial para realizar um processo de entrega eficiente, satisfazendo o desejo dos clientes. Um estoque bem administrado contribui para o posicionamento adequado no mercado, visto que a marca atinge um controle eficiente dos próprios itens.
Fazer tudo isso por meio do auxílio de um software capacitado, caso do FoccoERP, garante ainda mais diferenciais para a empresa. O sistema da Focco dá controle total à distribuidora, a partir das melhores práticas de gestão e de uma plataforma preparada para esse tipo de negócio.
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