Você já ouviu falar em logística de distribuição? Essa atividade conecta o que uma empresa produz e o que o cliente recebe, sendo considerada uma das mais importantes quando o assunto envolve melhorar a atração e fidelização de clientes.
Mas como garantir que esse caminho seja ágil, econômico e, principalmente, livre de erros? Neste artigo, vamos entender tudo sobre o tema. Acompanhe!
O que significa logística de distribuição?
Trata-se de um ramo do setor logístico que envolve planejar, implementar e controlar o fluxo de produtos, desde o seu ponto de origem até a entrega.
O objetivo da atividade é garantir que os itens cheguem ao seu destino final no prazo esperado, assegurando o equilíbrio entre a satisfação dos clientes e os custos do processo.
Nesse conjunto de ações estão incluídas rotinas ligadas à prestação de serviços, comercialização de mercadorias, gestão dos canais de comunicação e estratégias de suporte.
Como funciona a logística de distribuição?
A logística de distribuição começa a partir da gestão de estoques, que será responsável por assegurar que os produtos estejam disponíveis em quantidade suficiente para atender à demanda. Após esse gerenciamento, o processo segue para a etapa de expedição, onde os itens serão embalados, etiquetados e preparados para o envio.
Nesse momento de expedição, é muito importante que exista um controle rigoroso de qualidade para evitar avarias e garantir que cada produto foi devidamente identificado — isso facilitará o transporte do item e seu rastreamento em qualquer etapa posterior.
Por fim, ocorre o transporte propriamente dito. Aqui, é realizada a escolha dos modais mais adequados para o envio dos produtos — rodoviário, ferroviário, aéreo ou marítimo —, considerando elementos como custo, urgência e destino das entregas.
Qual é a importância da logística de distribuição?
A logística de distribuição é importante para a empresa conseguir entregar uma experiência de compra superior e também melhorar o atendimento aos clientes. Isso é possível porque a entrega de produtos se torna menos demorada e onerosa. Ainda, mantém as expectativas do cliente altas. Além disso, ela contribui para que a empresa se torne mais competitiva.
Vale ressaltar que a prática possibilita valores mais baixos de fretes, o que aumenta o poder de atração e satisfação dos consumidores. Outro fator interessante é que a adoção da logística de distribuição mantém o controle de estoque em níveis adequados, evitando a perda de mercadorias.
Quais são as etapas principais da logística de distribuição?
A logística de distribuição é dividida em cinco etapas, como veremos a seguir.
Armazenamento e gestão de estoque
Essa etapa consiste em mantermos os produtos organizados e acessíveis para que estejam sempre prontos para expedição. Aqui, aplicamos sistemas de inventário, como o FIFO (First In, First Out) ou LIFO (Last In, First Out), pois eles vão garantir a movimentação correta e rotação dos itens armazenados.
Além disso, também entra o planejamento de layout dos depósitos, uma iniciativa que vai ajudar a otimizar o espaço disponível e facilitar o acesso aos produtos.
Expedição e controle de avarias
É a etapa na qual os produtos são preparados para o envio. Para que essa fase ocorra sem erro, é importante que operações de separação, embalagem, etiquetagem e conferência sejam padronizadas.
O uso de códigos de barras, RFID (Identificação por Radiofrequência) e sistemas automatizados também é recomendado para facilitar a conferência e o rastreamento dos produtos.
Transporte e gestão de fretes
O transporte e a gestão de fretes envolvem o planejamento das operações logísticas para garantirmos que os produtos sejam entregues ao seu destino em tempo hábil.
Aqui, selecionamos a escolha do modal mais adequado para fazer os envios e realizamos o monitoramento dos custos envolvidos, negociação de contratos com transportadoras e o acompanhamento do status das entregas.
Roteirização e planejamento de entregas
Envolvem procedimentos que visam otimizar os trajetos dos veículos de transporte, reduzir custos e melhorar os prazos de entrega. Geralmente, isso é feito por meio de softwares especializados que calculam as melhores rotas e consideram fatores como trânsito, distância, tipo de carga e prioridade das entregas.
Análise de indicadores de desempenho
É uma etapa na qual avaliamos a eficiência dos nossos processos logísticos. Aqui, recorremos a métricas como tempo de entrega, custo por entrega, índice de avarias e nível de satisfação do cliente para identificar possíveis gargalos operacionais.
Quais são as atividades que envolvem a logística de distribuição?
As atividades que envolvem a logística de distribuição incluem desde o planejamento estratégico até a execução operacional. Como vimos, elas abrangem:
- gerenciamento de estoques
- expedição
- transporte
- roteirização
- monitoramento de entregas
- análise de desempenho
- atividades de negociações com transportadoras
- acompanhamento de legislação vigente
- implementação de tecnologias para rastreamento
- gestão de fretes
Quais as vantagens da logística de distribuição?
A logística de distribuição é uma atividade que garante muitas vantagens. Mas como exatamente esse controle ajuda a empresa a alcançar esses benefícios?
Eficiência nas entregas
A logística de distribuição envolve uma série de etapas que vão desde o recebimento das mercadorias até a conclusão das entregas. Quando a empresa tem todas as etapas logísticas bem definidas, ela consegue agilizar processos como o de separação e definição de rotas para, assim, realizar as entregas em menos tempo.
Redução de custos
Além da eficiência nas entregas, a logística de distribuição ajuda a empresa a reduzir os custos relacionados ao estoque e transporte.
O controle da gestão de frete e roteirização das rotas contribui para economia de tempo, combustível e pedágios. Enquanto a conferência das mercadorias ajuda a diminuir a quantidade de produtos nas prateleiras e custos elevados de armazenagem.
Preços mais competitivos
Ao economizar com transporte, mão de obra e armazenagem, a empresa pode aumentar a margem de lucro e também reduzir o preço das mercadorias. Com preços mais competitivos, é possível atrair a atenção de mais compradores, além de tornar a experiência de compra muito mais interessante.
Aumento da produtividade
Quando a empresa tem os processos logísticos bem organizados, ela também consegue impedir que erros e falhas ocorram ou se tornem frequentes. Assim, como a chance de erros e falhas é menor, a equipe consegue melhorar a produtividade e o desempenho. Isso contribui significativamente para o aumento dos resultados da empresa.
Qualidade no atendimento
Quando oferece bons produtos, preços competitivos e entregas rápidas, a empresa aumenta a qualidade do seu atendimento e melhora a experiência de compra. Esses dois diferenciais são extremamente importantes, pois ajudam a alavancar a reputação diante do mercado competitivo. E não só isso, atraem possíveis novos compradores.
Satisfação dos clientes
Todo comprador quer se sentir valorizado e ter certeza que fez um bom negócio, concorda? Nesse contexto, garantir um atendimento de qualidade, oferecer preços justos e realizar um serviço diferenciado nas entregas são as maneiras mais simples de satisfazer o consumidor.
Como fazer logística de distribuição de maneira estratégica?
Considere que a sua empresa quer aplicar a logística de distribuição de forma mais estratégica. O que ela deve fazer para otimizar esse processo?
Aposte na checagem de cargas e transporte
A checagem de cargas é uma etapa dentro da gestão do transporte. Ela consiste em verificar se os produtos estão em conformidade com o pedido e se foram armazenados corretamente, de modo que qualquer erro seja identificado antes do envio ao cliente.
Somada à definição de prazos e planejamento de rotas, o tipo de transporte que será utilizado nas entregas e o rastreamento das mercadorias, essa etapa ajuda a evitar extravios, atrasos e danos aos produtos.
Confira as mercadorias
A conferência das mercadorias é outra ação importante para garantir a qualidade da entrega, pois ajuda a atender as expectativas dos clientes.
Ademais, trabalhar com quantidade insuficiente de itens ou não conferir adequadamente os pedidos pode resultar na chegada incorreta de produtos. Isso impacta negativamente a imagem das empresas. Além disso, erros relacionados à mercadoria podem gerar custos extras com devoluções e trocas.
Controle a gestão de frete
O controle e a gestão de frete são responsáveis por assegurar o equilíbrio entre custos e qualidade no transporte das mercadorias.
O cálculo de frete adequado requer muita atenção para evitar prejuízos e garantir competitividade e rentabilidade. Isso porque, se o preço cobrado estiver muito acima do praticado pela concorrência, os compradores desistem e procuram outras marcas.
Uma dica: ofereça aos seus clientes a possibilidade de acompanhar a movimentação das mercadorias até que sejam entregues.
Roteirize as entregas
A roteirização das entregas é um procedimento que assegura o cumprimento do prazo e ainda garante a conservação dos itens.
Nessa fase, os responsáveis vão traçar a rota de mercadoria mais rápida e econômica, considerar cada entrega dentro da janela de tempo estipulada e apontar a localização exata dos produtos. Essas estratégias vão minimizar desperdícios de tempo, reduzir custos operacionais e otimizar processos.
Monitore os indicadores
Analisar e acompanhar os indicadores de desempenho da área de logística de distribuição será muito importante para averiguar pontos fracos e fortes do processo logístico. Os Key Performance Indicators (KPIs) também ajudarão a mensurar se o planejamento da empresa e os serviços prestados atendem aos anseios dos clientes.
Tenha um planejamento de processos
O planejamento consiste em definir e programar todas as atividades envolvidas na logística de distribuição, a fim de alcançar os objetivos empresariais.
No caso do planejamento de processos, a primeira etapa é fazer um levantamento dos setores que compõem a logística de distribuição para, em seguida, construir o fluxo de trabalho, planejar as atividades e acompanhar os resultados. Por fim, deve-se identificar os erros cometidos e apontar as melhorias necessárias.
Organize os processos de expedição
Os procedimentos de expedição devem ser automatizados, bem delineados e ter regras definidas para que as equipes possam trabalhar com maior precisão.
A padronização dos processos também é recomendada para assegurar que as atividades relacionadas à movimentação e envio das mercadorias estejam de acordo com os requisitos específicos.
Aprimore a infraestrutura do armazém
O armazenamento errado das mercadorias pode acarretar desorganização, aumento de prazos de entrega, avarias e perdas. Para impedir que a empresa sofra prejuízos, é importante certificar de que o armazém possui a infraestrutura adequada para comportar todos os itens, além de que as mercadorias estejam organizadas conforme suas especificidades.
Uma forma de manter o estoque sempre em dia é por meio da gestão de estoque. Mas fazer a manutenção das instalações regularmente também pode ajudar a evitar problemas.
Reduza a burocracia
Reduzir o excesso de burocracia na logística de distribuição é outra estratégia interessante para evitar erros nas entregas. Isso porque, com procedimentos menos burocráticos, fica mais fácil agilizar processos internos, reduzir tempo de espera e elevar o nível de confiança das indústrias.
Aqui, uma solução tecnológica pode ajudar a monitorar as entradas e reentradas de produtos e auxiliar em questões como o ressarcimento de valores.
Invista em um sistema de gestão
Um sistema de gestão é uma solução tecnológica que automatiza tarefas, melhora a rastreabilidade e fornece informações precisas para otimizar o dia a dia da empresa. A partir dele, é possível minimizar erros — gerados por falhas humanas ou falta de controle manual —, otimizar as entregas e melhorar o atendimento ao cliente.
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Quais erros evitar para ter sucesso na logística de distribuição?
Assim como qualquer operação de negócio, a logística de distribuição também está suscetível a erros e saber contorná-los é muito importante para garantir sucesso.
Um erro muito comum, por exemplo, consiste em negligenciar o uso de tecnologias para integrar, automatizar e acompanhar os processos de logística de distribuição. Um sistema de gestão apropriado para o segmento possui em sua estrutura funcionalidades específicas para monitoramento de pedidos, roteirização e controle de estoque — o que não só aprimora os fluxos, como integra setores e procedimentos.
Outros erros que podem ser evitados estão relacionados à falta de planejamento — necessário para organizar e programar as ações logísticas —, uso incorreto de embalagens e, claro, falta de controle de custos e monitoramento.
Como o FoccoERP pode ajudar na logística de distribuição?
O FoccoERP é uma tecnologia desenvolvida para simplificar o dia a dia das indústrias e distribuidoras. A ferramenta permite que as empresas integrem todos seus departamentos, além de centralizar informações, pessoas e processos em uma única solução.
O controle holístico sobre tudo que envolve a empresa ajuda a garantir etapas logísticas mais eficientes e estruturadas, refletindo, assim, em um atendimento mais rápido, com mais produtividade e entregas de produtos livres de erros. Se você ainda ficou com dúvidas sobre como o FoccoERP pode ajudar na sua logística de distribuição, solicite uma demonstração e confira na prática!
