Neste momento de incertezas, empresários estão enfrentando muitos desafios e tendo que tomar algumas decisões. São diversos pontos a serem pensados, tais como:
– manter seus negócios ativos, mesmo que temporariamente fechados, e com equipes em home office;
– sustentar a geração de receitas;
– assegurar os empregos;
– e, principalmente, preservar a saúde financeira do seu negócio.
Porém, o que fazer frente ao lockdown? Medidas imediatas e futuras precisam ser tomadas, mas por onde começar? O diagnóstico empresarial pode ser a solução para essas questões.
O que é diagnóstico empresarial
O diagnóstico empresarial é a melhor técnica para analisar os processos de negócios de ponta a ponta. Isso porque é uma ferramenta que possibilita que a gestão possa empregar seu esforço no que realmente irá agregar valor para a empresa.
Como fazer um diagnóstico empresarial
Essa atividade costuma ser desenvolvida por empresas especializadas em soluções de gestão, as quais possuem consultores de negócios multidisciplinares com know how nos diversos segmentos de negócio. Esses profissionais estão à frente de importantes projetos em diversas organizações e segmentos, auxiliando, assim, na tomada de decisão dos executivos em suas empresas.
Nesse sentido, o momento de realização do diagnóstico serve para analisar o fluxo de caixa, organizar contas a pagar e a receber, levantar os estoques de produto acabado e de matéria-prima, elencar despesas administrativas e operacionais, e repassar políticas comerciais e posicionamento de mercado.
Etapas para uma boa elaboração do diagnóstico empresarial
- Mapear os processos atuais da empresa em observação (situação atual a ser melhorada);
- Entrevistar os responsáveis de cada processo (perguntas investigativas e reflexivas);
- Avaliar recursos disponíveis;
- Avaliar capacitação e equipe;
- Identificar as forças, oportunidades, fraquezas e ameaças (análise SWOT);
- Elaborar um plano de ação (identificação e solução dos problemas para o estado futuro);
- Definir um cronograma de implementação, alinhando expectativas;
- Avaliar recursos e investimentos necessários para levar a empresa ao estado futuro;
- Elaborar relatório de diagnose empresarial e apresentar aos executivos da empresa.
Preparação para o futuro
Além de analisar a situação da empresa, este é também o momento de fazer o dever de casa e preparar o negócio para a “segunda onda”, conforme mencionado recentemente pelo Ministro da Economia, Paulo Guedes, em sua entrevista aos executivos da XP Investimentos.
Essa “segunda onda” certamente diz respeito aos desdobramentos do impacto econômico que a pandemia vem gerando no mundo. Medidas governamentais estão sendo tomadas, como por exemplo: injeção de recursos através de programas sociais, prorrogações de tributos fiscais, créditos com juros mais baixos, dentre outras ações que podem ajudar os empresários a enfrentar essa crise.
Tudo isso precisa ser bem dimensionado e todas as medidas que a empresa for tomar devem estar minunciosamente calculadas e projetadas para o cenário atual e para o futuro próximo. Assim, o diagnóstico empresarial, como mencionado, permitirá que o gestor tome decisões estratégicas de forma assertiva e embasada. Através de um olhar de fora para dentro da organização e com planos de ações para aplicar em seus processos e políticas do negócio, a empresa terá as melhores práticas e consequentemente atenderá melhor ao mercado e a seus clientes.
Os impactos causados pela proliferação do COVID-19 estão afetando a saúde, a economia dos países e, também, a rotina da população. São diversas as situações que podem abalar os negócios, deixando-os em desequilíbrio econômico e social. Por isso, use o diagnóstico empresarial a seu favor.
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Artigo escrito por Endrigo Pires, consultor do FoccoERP.