As vendas online se tornaram uma excelente opção para as empresas de todos os segmentos e portes. Apesar dos desafios iniciais, migrar para o comércio eletrônico transformou a forma de vender.
Clientes que ainda não sentiam confiança em realizar pedidos online agora preferem a praticidade da internet até mesmo para itens do dia a dia.
Como consequência, o e-commerce se tornou uma tendência de longo prazo no Brasil. Conforme dados do Global Payments Report 2023 (GPR), o mercado da América Latina registrou um crescimento anual de 19% entre 2021 e 2022, com uma previsão de crescimento anual composto (CAGR) de 13% até 2026.
Esses números comprovam a importância das vendas online e como esse pode ser o caminho para sustentar muitos negócios.
Se a sua empresa ainda não migrou para o digital, veja neste post quais são as principais formas de vender na internet e comece hoje mesmo a conquistar novas vendas!
Como funcionam as vendas online
Implementar vendas online diretamente para o consumidor final pode não ser tão complicado quanto parece.
Empresas como a B2W, um marketplace que agrega as marcas Americanas, Submarino e Shoptime, possuem sites próprios para que os fornecedores possam inserir seus produtos e gerenciar as vendas diretamente no seu portal, de maneira simples e rápida.
Nesse modelo, é necessário que sua empresa (que será conhecida como seller) mantenha atualizada a informação referente aos estoques disponíveis e ao prazo de entrega. Isso porque uma eventual não disponibilidade do produto ou atraso na produção pode gerar penalização, reduzindo seu índice de confiança nas avaliações dos diversos sites nos quais seu produto está inserido.
Tratando-se de logística, o processo é ainda mais fácil, pois essas empresas podem ficar responsáveis pela coleta e entrega dos seus produtos diretamente para o cliente final.
Outra vantagem é que geralmente as próprias plataformas de marketplace são responsáveis pela cobrança e repasse dos valores para sua empresa. Assim, você recebe à vista, mesmo que o cliente final tenha parcelado o pagamento.
Para intermediar todos esses serviços, é cobrado um percentual da sua empresa sobre cada transação realizada nesse canal de venda. A porcentagem varia dependendo do marketplace escolhido, então informe-se quando for avaliar a escolha da plataforma desejada.
Venda online através de vários marketplaces
Se a sua intenção é “pulverizar” seus produtos na maior quantidade possível de marketplaces, existem empresas como SkyHub, Magento e Vtex, que são especializadas em conectar seu negócio a várias lojas virtuais ao mesmo tempo.
Essas empresas centralizam as informações de seus produtos em hubs, que são integrados com diferentes marketplaces. Assim, não é necessário cadastrar seus produtos nos portais das diferentes lojas, o que traz agilidade e aumento no alcance de suas vendas.
Em outras palavras, você alimenta o hub e ele replica as informações dos seus produtos para todas as lojas.
3 formas de vender na internet
Vamos falar um pouco mais aqui sobre o dropshipping, marketplace e o e-commerce, que são os meios mais comuns para uma empresa manter seu comércio online. Veja as principais diferenças entre cada uma delas a seguir.
Dropshipping
O dropshipping é provavelmente uma das maneiras mais tecnológicas de se trabalhar com vendas online. A relação entre a loja e fornecedor se mantém, porém com tudo sendo realizado online.
Neste caso, ao fazer uma parceria com a loja online, você mesmo, enquanto fornecedor, é o responsável pelo armazenamento e envio dos produtos após o pedido do cliente ser confirmado.
Assim, o e-commerce realiza a ponte entre o cliente final e o fornecedor, como um canal onde os pedidos são feitos. Por meio de uma ordem de compra, o fabricante envia a mercadoria diretamente para a casa do cliente que realizou a compra no site.
Além disso, o dropshipping também auxilia quem quer abrir uma loja online mas ainda não possui um grande capital. Isso porque o próprio fornecedor mantém os investimentos na construção e manutenção de um estoque físico.
Marketplace
O marketplace é um termo usado para indicar um shopping virtual. Ele é representado por sites que reúnem diversos vendedores de diferentes produtos, como é o caso do Mercado Livre, por exemplo.
Esse estilo de venda pode ser mais indicado para quem está começando a montar a própria loja online e deseja atrair os primeiros clientes, além de conquistar a confiança dos usuários.
Apesar de simples, é preciso pagar uma taxa para a manutenção da página com seus produtos.
E-commerce
Por último, mas não menos importante, está o e-commerce. Das três formas mais utilizadas que apresentamos, essa é provavelmente a mais profissional para uma empresa que está tentando migrar para o online.
Para conseguir realizar vendas por esse meio, é necessário contratar uma plataforma especializada para cadastrar produtos e fazer todo o processo de checkout das solicitações dos clientes.
Apesar de ser a mais completa e profissional, antes de optar por um e-commerce, é importante levar em consideração as atribuições fiscais, gestão do seu estoque, prazos de entrega, entre outros. Isso tudo para entender o quanto um e-commerce será vantajoso para sua operação.
Com essa análise, pode ser mais fácil escolher uma versão mais simplificada para o início e evitar perder o controle.
Praticidade nas vendas online
A implantação e disponibilização dos produtos nas lojas virtuais é simples, e em poucas horas seu produto pode estar publicado nos principais portais de venda do Brasil. Por tratar-se de um meio totalmente digital, a inclusão pode ser feita no conforto do seu lar, enquanto aguarda o término do período de quarentena.
Como você pode ver, reduzir os prejuízos implementando vendas online não é tão complicado. Neste momento, essa estratégia pode significar a sobrevivência de sua empresa, e a longo prazo poderá se tornar um importante incremento de vendas.
Ao vender online, seu negócio pode atingir clientes que estão além da sua área de atuação comercial. Assim, os potenciais compradores, interessados em seus produtos, podem encontrá-los em grandes sites de venda, não importa onde estejam.
7 dicas para indústrias que querem começar a vender online
Se você deseja investir no comércio online de produtos, acompanhe as dicas que separamos a seguir.
1- Identifique onde está seu público-alvo
Antes de qualquer outra ação, sua empresa precisa mapear o público-alvo que deseja atingir. Isso significa que é necessário identificar, por exemplo, em quais redes sociais o público alvo da sua empresa está e a partir daí construir estratégias de divulgação.
Os meios digitais têm um enorme potencial para para as indústrias identificarem os hábitos de consumo de seus possíveis compradores. Além disso, são excelentes canais de relacionamento. Estima-se que, apenas só na América do Sul, 79% da população seja usuária ativa das redes.
2- Defina uma ou mais plataformas de vendas online para disponibilizar os produtos
Como adiantamos anteriormente, é possível realizar vendas online por mais de uma plataforma ao mesmo tempo. Sendo assim, é ideal pensar quais são as opções mais acessíveis para o seu público.
Por exemplo, se no item anterior você descobrir que seu cliente está mais no Instagram, é possível utilizar a ferramenta do marketplace da própria rede social para vender seus produtos.
Dessa forma, o cliente não perde tempo de migrar para outras páginas para fechar a compra, um fator que pode acabar sendo desestimulante para muitos deles.
3- Invista em estratégias de marketing
Agora que você já sabe onde está o seu público na internet e como deve ativar as plataformas de venda, é o momento de pensar nas estratégias de marketing para realizar as vendas.
Elas podem ser baseadas em datas comemorativas quentes para a indústria, como Dia dos Namorados, Dia das Mães e Natal.
Aposte bastante na linguagem visual e, caso sua empresa já tenha uma marca reconhecida, pense no tom da conversa com esse cliente. Ela precisa ser envolvente e mostrar os valores e os objetivos da sua empresa, fazendo com que o cliente se sinta acolhido desde o primeiro momento.
4- Ofereça um bom atendimento ao cliente
Vendas online precisam da mesma atenção do que as vendas físicas, o que significa que o seu cliente virtual também vai precisar da sua ajuda em algum momento.
Quando esse contato ocorre, é o momento que a sua empresa tem para mostrar toda a sua boa experiência com o cliente. É importante que os responsáveis pelo atendimento consigam responder às dúvidas e encaminhar as solicitações em tempo ágil.
Lembre-se: um bom atendimento faz com que o cliente confie na sua marca e retorne muito mais vezes.
5- Não esqueça da logística
Vendas online também significam trabalhar com o setor de logística para que as entregas sejam realizadas no tempo estimado. Sendo assim, é importante contratar pessoas experientes no ramo e fazer parcerias com empresas confiáveis.
Dessa maneira, você consegue otimizar o tempo de envio dos produtos até o cliente e consegue avisá-lo com antecedência caso ocorra alguma falha no caminho.
6 – Aumente a segurança de dados
Quando se fala em transações pela internet, é impossível não pensar em questões como ataques hackers e roubo de informações. Para que o cliente tenha confiança em comprar na sua loja, é importante que seu site obtenha certificados em SSL para proteger os dados do consumidor.
Esse é um certificado digital que autentica a identidade de um site e criptografa – torna indecifrável – as informações que são armazenadas usando a tecnologia SSL. Esses dados criptografados só são legíveis com uma chave de decodificação.
7- Invista em tecnologia para automatizar processos
Um sistema de gestão focado em vendas é o ideal para otimizar os processos de compra, envio e emissão de Nota Fiscal. Um ERP deste tipo é capaz de armazenar todas as informações importantes da loja, fazendo com que sua equipe não perca tempo elaborando planilhas ou gastando papel em arquivos físicos.
Por isso, o FoccoERP possui um módulo voltado para as vendas online, o FoccoHUB. Com uma integração personalizada ao sistema de gestão, ele é capaz de centralizar todas as informações recebidas e facilitar o trabalho da empresa que quer vender em diversos canais ao mesmo tempo.
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Artigo escrito com a colaboração de Daion Menegolla, consultor de pré-vendas do FoccoERP.