Os indicadores de rentabilidade são métricas muito importantes para que as empresas saibam exatamente quanto rendeu cada investimento. É preciso considerar que a obtenção de uma boa margem de lucro líquido é fundamental para que haja um fluxo de caixa satisfatório. Isso é importante por permitir a disponibilidade de recursos de uma organização.
Devido a sua importância, elaboramos este conteúdo para esclarecer os principais pontos sobre o assunto, como o que são os índices de rentabilidade, para que servem, os principais tipos e demais informações relevantes. Continue conosco e boa leitura!
Qual é o conceito de indicadores de rentabilidade?
A taxa de rentabilidade figura como um dos principais indicadores do desempenho alcançado por uma empresa. De forma geral, ela revela a capacidade de retorno financeiro gerado a partir dos investimentos realizados, ou seja, basicamente demonstra o quanto uma aplicação de certa quantidade de capital oferece de volta.
Os índices de rentabilidade têm como base o lucro líquido, e seu resultado é obtido geralmente em formato percentual, servindo para mensurar o retorno que um investimento pode trazer à organização. O cálculo é feito da seguinte forma: rentabilidade = (lucro líquido/investimento) x 100.
Por exemplo: vamos supor que uma empresa que produz calçados tenha aplicado R$ 15 mil em marketing para alavancar suas vendas, gerando a venda de 2.000 unidades. Isso trouxe um lucro líquido de 50 reais por produto, o que equivale a R$ 100 mil no total (2.000 x 50). Nesse caso, o cálculo ocorreria da seguinte forma:
rentabilidade = (100.000/15.000) x 100
rentabilidade = 6,6 x 100 = 660%
Isso quer dizer que, a cada R$ 1 real investido, o negócio adquiriu um retorno de R$ 6,60.
Além de mostrar o retorno em investimentos já feitos, o indicador de rentabilidade também pode apontar se um eventual investimento para o futuro pode levar a bons resultados. Para isso, é necessário usar uma estimativa de faturamento para encontrar o lucro líquido.
Os tipos de indicadores de rentabilidade relacionam-se às mais diferentes variáveis de retorno que podem ser obtidas. Ou seja, existe a possibilidade de relação com o patrimônio líquido, com os ativos e com os investimentos financeiros, por exemplo.
Por que acompanhar os índices de rentabilidade?
Esses indicadores, em conjunto com outros dados, permitem compreender se a estratégia tomada pelo negócio está de fato funcionando. Desse modo, podem ser obtidas mais informações sobre os investimentos feitos, como o cumprimento ou não dos resultados esperados.
Considerando que qualquer tipo de negócio precisa manter sua operação no verde, ou seja, com receitas superiores aos gastos e custos, fica fácil notar a relevância dos indicadores de rentabilidade.
Além disso, eles ajudam na tomada de decisões por diversos tipos de agentes, internos ou externo, e tornam palpáveis mudanças de gestão, que passam a ocorrer mediante a análise desses indicadores. Assim, novas práticas podem ser adotadas a fim de minimizar as perdas e maximizar as oportunidades corporativas. Isso é muito importante!
Qual a diferença entre rentabilidade e lucratividade?
É muito comum que as pessoas confundam os termos rentabilidade e lucratividade e, para evitar confusões, é fundamental entender as suas diferenças.
Como já foi dito, a rentabilidade é um referencial da capacidade da empresa em gerar retorno financeiro com base em seus investimentos. Já a lucratividade está relacionada à associação entre o lucro líquido e a receita total para entender o ganho do negócio sobre as vendas realizada. Dessa forma, o objetivo de um índice de lucratividade é medir a eficácia da companhia em gerar lucros com suas vendas e serviços. Para tornar o entendimento mais simples:
rentabilidade = lucro/investimento;
lucratividade = lucro/receita de vendas.
Com isso, é importante ter em mente que os índices de rentabilidade e de lucratividade dever sem usados com a finalidade de avaliar os principais fatores sobre as operações de uma instituição. No entanto, o recomendado é que sejam analisados de forma conjunta, tendo em vista que um estabelecimento pode ser rentável e não ser lucrativo, bem como ser lucrativo sem adquirir um resultado positivo com os investimentos.
Quais são os três principais índices de rentabilidade?
Agora que você conheceu um pouco mais sobre os indicadores, vamos listar três que merecem bastante atenção e acompanhamento. Confira!
1. Índices de margem
Esse indicador diz respeito ao que a companhia ganha por meio da venda de um produto ou prestação de serviço. Ele é fundamental para saber se a companhia está trilhando um caminho próspero. A margem, portanto, consiste no valor que o estabelecimento adquire quando vende seus produtos e serviços, e pode ser dividida em dois conceitos. Veja a seguir!
Margem operacional é entendida como lucro puro de cada produto que foi vendido, sem considerar as despesas e outras obrigações, como os impostos. Para identificar o seu valor, é necessário dividir o lucro operacional pelo total de itens vendidos.
Já a margem líquida apresenta o nível de lucro líquido da empresa após serem descontados todos os gastos. Nesse caso, é preciso fazer a multiplicação do lucro líquido por 100 e dividir o valor pelas vendas líquidas.
2. Índices de ativos
O índice de ativos mensura a rentabilidade do ativo, que é o investimento realizado, independentemente de onde esses recursos vieram. Para encontrar o índice de ativos, é preciso multiplicar o lucro líquido por 100 e depois fazer a divisão do número encontrado pelo valor do ativo.
Além disso, é possível fazer o cálculo do giro de um ativo. Nesse caso, divida a receita líquida pelo total do ativo. O valor encontrado mostra a quantia vendida para cada real aplicado.
3. Retorno sobre o capital
Este indicador evidencia a rentabilidade dos recursos e é feito com divisão do lucro líquido. Esse processo se dá em comparação ao patrimônio líquido do empreendimento.
De modo objetivo, ele ajuda a definir se a empresa consiste em um bom investimento para novos sócios que pretendem ingressar no negócio. Assim, para calcular o retorno sobre o capital, basta dividir o lucro líquido pelo patrimônio líquido da companhia.
Conforme vimos, os índices de rentabilidade desempenham papel vital na gestão profissional e produtiva de uma corporação. É preciso estar sempre atento aos índices e taxas obtidos, mantendo investimentos ou trabalhando em melhorias.
E aí, gostou do nosso conteúdo? Então aproveite que está por aqui e curta nossa página no Facebook!