As estratégias de vendas utilizadas no ambiente corporativo devem se apoiar em múltiplos pontos para conseguirem colocar o negócio em alto nível de competitividade. Um deles é a definição do perfil do cliente. Em poucas palavras, é um documento que contém dados cruciais para estabelecer o relacionamento com seus potenciais consumidores.
Definir o perfil do cliente auxilia a empresa a melhorar o posicionamento de suas marcas e produtos. Isso mantém o negócio em um elevado nível de competitividade. Afinal, todas as soluções estarão alinhadas com as tendências do mercado e o público-alvo da companhia.
Quer saber mais sobre o tema e como o perfil do cliente pode ajudar a ser mais competitivo? Então, confira o post a seguir!
O que é o perfil do cliente?
Trata-se de um documento que lista todos os dados básicos sobre o consumidor que o empreendimento pretende alcançar com seus produtos e serviços. Ele é utilizado em políticas de relacionamento, na definição de estratégias de marketing e vendas, e nas rotinas de investimentos. Com ele, a empresa orienta suas decisões e soluções tendo como base o que o público-alvo busca.
Por que é importante?
Isso torna todas as rotinas do negócio que passam pelo contato com o consumidor mais competitivas. A empresa estará mais alinhada às demandas de seu público-alvo, ou seja, com um melhor posicionamento de mercado. Desse modo, a conquista de clientes e a fidelização são mais fáceis de serem alcançadas.
O suporte ao consumidor, por exemplo, saberá quais em canais atender e que linguagem utilizar. Políticas e estratégias de vendas, por outro lado, necessitarão de menos recursos para atingir resultados. Até mesmo o layout das lojas da empresa será mais inteligente, afinal priorizará produtos de maior interesse dos clientes da companhia.
Como definir o perfil do cliente?
Essa tarefa passa por um grande levantamento de dados, que precisam ser abrangentes, pois a empresa contará com informações mais atualizadas e precisas para lidar com o público-alvo. Entre as medidas que podem ser utilizadas para esse processo, podemos apontar:
- a realização de pesquisas de mercado: elas podem ser feitas por uma empresa contratada pelo negócio ou por times internos especializados;
- o envio de pesquisas de satisfação: geralmente, são feitas após o cliente entrar em contato com a marca. Além de ampliar os dados sobre o perfil do consumidor, elas tornam a otimização dos processos internos mais precisa e eficaz;
- a busca por feedbacks: comumente utilizados após processos de suporte, facilitam na melhoria do posicionamento da marca;
- o envio de questionários no pós-vendas: específicos para avaliar a experiência do cliente durante o clico de compras. São fundamentais para reduzir o custo de aquisição do consumidor.
Que papel a tecnologia tem nesse processo?
Além de um trabalho contínuo de coleta de dados, a empresa também deve estruturar processos para organizar as informações sobre o perfil de seu cliente. Esse trabalho, quando feito com o apoio da tecnologia, torna-se muito mais eficiente. Soluções como os sistemas de gestão tornam o armazenamento, o compartilhamento e o uso dos dados mais confiável e robusto.
O ERP dá ao negócio um meio centralizado para acessar e utilizar as informações estratégicas. Integrado a um sistema de análise de dados, ele conseguirá gerar insights sobre os clientes da companhia. Dessa maneira, não só a definição do perfil do público-alvo será otimizada, mas também o planejamento de serviços e investimentos a médio e longo prazo.
A competitividade do mercado nacional cresce continuamente. A diversidade de nossa economia, assim como os processos de abertura, torna a conquista de novas oportunidades de vendas mais complexa. Por isso, empreendimentos precisam estruturar todas as abordagens possíveis para maximizar a competitividade.
Definir o perfil do cliente é o passo básico para esse processo. A partir do levantamento de dados, todas as outras rotinas que lidam com o consumidor serão mais eficientes. Por isso, não deixe de fazer esse processo de modo a ter os dados certos para orientar suas ações.
Quer saber mais sobre o poder que um ERP tem para seu negócio? Então, leia nosso post sobre como sistemas de gestão integrada podem ser utilizados em seu dia a dia!