A indústria sazonal é aquela em que a maior parte da receita é obtida dentro de um período específico do ano. Isso acontece pois há uma diferença na demanda pelos produtos fabricados em função de alguns fatores, como estação do ano, períodos de entressafra, férias e datas comemorativas. É isso que chamamos de sazonalidade na indústria.
Por essa razão, as empresas afetadas por demandas sazonais trabalham com picos de produção em determinadas temporadas, quando o nível de atividade é bastante alto e ocorrem muitas vendas. Já no restante do ano, a atividade tende a ser menor.
Gerenciar um negócio sazonal costuma ser um grande desafio. Por isso, os empresários precisam estudar suas estratégias e ter um bom planejamento para produzir bons resultados durante o ano inteiro.
Pensando em ajudar empresas que sofrem a influência desses obstáculos sazonais, separamos 7 dicas que podem amenizar os impactos da sazonalidade na indústria e fazer com que a empresa lucre o ano todo. Confira abaixo!
O que é sazonalidade?
Sazonalidade é a influência de fatores externos mais ou menos previsíveis sobre a demanda por determinados produtos e serviços. Essa interferência pode ser positiva ou negativa, e costuma ter origem em fatores como: períodos do ano, estações/clima e datas comemorativas.
Por exemplo, as fábricas de sorvete vendem muito mais no verão, enquanto no inverno precisam enfrentar os desafios que a estação impõe às vendas deste tipo de produto.
Mas a verdade é que a situação da indústria e o comportamento dos consumidores podem ser imprevisíveis. Por isso, é preciso evitar que a sazonalidade afete a gestão empresarial das indústrias.
Quais são os impactos da sazonalidade na indústria
A sazonalidade pode afetar diversas atividades econômicas e provocar incertezas na gestão e na lucratividade. Veja abaixo alguns dos impactos:
Mão de obra
A sazonalidade afeta a oferta de mão de obra nas empresas que dependem do calendário. Por exemplo, na indústria do turismo: durante algumas épocas do ano é necessário contratar mais pessoas, ao passo que em outros períodos não há como manter esses funcionários.
Capital de giro
O capital de giro que uma empresa deve manter também pode ser afetado pela sazonalidade. Durante os períodos com maior demanda, o capital de giro geralmente será maior para cobrir os gastos operacionais que também crescem.
Tempo
O tempo é outro elemento que pode afetar uma indústria sazonal. Isso porque, durante os períodos de maior pico, o empresário tem um tempo mais limitado para planejar estratégias para operações futuras.
Aumento de preços
O aumento dos preços dos fornecedores durante algumas épocas do ano também pode afetar o negócio sazonal.
Isso porque, com o crescimento da demanda em certos períodos, a busca por matéria-prima também aumenta. Esse cenário pode causar escassez de insumos e, como consequência, a elevação do preço cobrado pelos fornecedores. É o que chamamos de lei da oferta e demanda.
7 dicas para amenizar o impacto da sazonalidade na indústria
Para driblar os desafios da sazonalidade na indústria, você precisa se atentar e adotar medidas efetivas em todas as frentes do seu negócio.
Veja abaixo 7 dicas fundamentais para você que trabalha com a sazonalidade na indústria.
1 Mantenha custos mais baixos fora de temporada
Estude maneiras de reduzir as despesas tanto quanto possível na época com menos demanda na empresa. Veja alguns exemplos:
- Encontre fornecedores e serviços que ofereçam descontos ou preços especiais;
- Contrate funcionários temporários ou freelancers em vez de funcionários em tempo integral ajuda a reduzir a mão de obra quando necessário, e você economiza pagando apenas pelo tempo que você precisa.
2 Diversifique o seu negócio
Para compensar a sazonalidade na indústria, você pode diversificar os seus produtos ou antecipar o que os seus clientes precisam.
Que tal identificar segmentos de mercado pouco explorados e que possam ser lucrativos em diferentes épocas do ano? Não deixe de se certificar também que seus equipamentos possam produzir nos períodos de baixa demanda.
3 Identifique os fluxos da sua empresa
Primeiramente, é preciso fazer um estudo bem criterioso de todos os fatores que podem impactar o seu negócio e identificar as épocas do ano onde há diminuição da demanda.
A partir dessas informações, você consegue fazer um planejamento estratégico de acordo com a sua realidade. Para isso, avalie o fluxo das demandas dos anos anteriores para identificar possíveis altos e baixos que ocorreram nesse período.
4 Gerencie o dinheiro em caixa
Uma das dicas mais importante para que sua indústria prospere a longo prazo com a sazonalidade é saber gerenciar o fluxo de caixa.
Uma opção é reservar uma parte da receita obtida por sua empresa nos meses com maior demanda para não ficar no zero a zero ou até no prejuízo nos períodos de menos negócios.
5 Observe seus concorrentes
Em qualquer tipo de negócio, ficar sempre de olho no que os seus concorrentes estão fazendo dará insights sobre o que você pode fazer para melhorar. Essas informações também são valiosas para ajudar você a enfrentar os desafios da sazonalidade na indústria.
6 Mantenha contato com os clientes
É imprescindível buscar maneiras de estar sempre em contato com os seus clientes e de manter o interesse no que você tem a oferecer.
Para isso, crie um plano de marketing para que a sua marca tenha ações que impactem o mercado o ano todo. Assim, o cliente lembrará dos seus produtos quando a época de maior demanda chegar.
7 Invista em um bom ERP
Para saber identificar de forma precisa quando ocorrem as variações sazonais, é fundamental ter um sistema de gestão ERP que colete e crie um histórico dos dados do negócio, como o volume de vendas, dados dos clientes, entre outros.
A tecnologia também auxilia no controle do estoque, garantindo o número adequado de produtos para atender às demandas durante os períodos de sazonalidade na indústria.
Como vimos, a sazonalidade é um fator extremamente importante a ser considerado para garantir o desenvolvimento da indústria durante o ano todo.
Nesse sentido, é fundamental adotar uma boa solução tecnológica para coletar e analisar os dados que permitam entender o comportamento do mercado. A começar por um sistema ERP moderno e especializado no seu segmento.
Ficou interessado? Então conheça o FoccoERP, um sistema de gestão completo para organizar, controlar e centralizar as informações de todas as áreas da sua indústria.