Os clientes são sempre fisgados pelas empresas em função de boas promoções. Isso significa que qualquer marca pode, e deve, desenvolver uma boa política de descontos.
Contudo, é necessário compreender que preço baixo e descontos são dois termos distintos. Enquanto o primeiro é gerado mediante negociações pertinentes com parceiros e fornecedores, a fim de manter a margem de lucro alta, o segundo visa atingir metas de vendas, mas com uma ligeira redução dos lucros.
Conceder descontos é uma abordagem antiga e muito usada em diversos negócios para atrair novos compradores. Se feita com prudência, essa prática pode trazer resultados positivos, como a redução de consumidores inadimplentes.
Continue lendo este post para saber como criar uma boa política de descontos no seu negócio.
Faça o planejamento
Realize cálculos de precificação precisos para não diminuir o valor além do que as suas finanças permitem. Lembre-se que, em geral, os custos para produzir seus produtos permanecem os mesmos. Por isso, fique atento à margem de lucro da mercadoria para evitar prejuízos.
Não tente reagir às investidas da concorrência sem analisar todo o caso. Um confronto de preços pode provocar consequências negativas, causando um efeito cascata no caixa da empresa. Uma negociação de sucesso precisa ser embasada não apenas no preço baixo, mas também na qualidade e em uma processo decisório certeiro.
Defina os produtos que vão receber o desconto
O produto a ser contemplado pela política de descontos deve chamar a atenção da clientela. Portanto, ele precisa ser direcionado para aqueles itens que necessitam de um estímulo a mais para serem vendidos. Isso serve para lançamentos — que ainda não são tão populares quanto os produtos antigos — ou para aqueles sazonais — que têm pouca saída em determinado período do ano.
Cuidado para não reduzir preços de mercadorias que já vendem bem para evitar desconfianças quando você retorná-las ao valor de tabela.
Estipule um prazo
A chave para o sucesso está na sensação de urgência provocada por uma oferta. Caso ela dure por um período indeterminado, o efeito será perdido e o público não dará mais importância.
Sendo assim, defina de início um calendário de descontos e tente divulgá-lo. Não é obrigatório seguir a data limite à risca, mas é importante deixar claro que o tempo é limitado e que é preciso correr para levar aquele produto para casa.
Resista à tentação de oferecer descontos irreais
Cuide da sua margem de lucro, nada de reduções exageradas nos seus preços. O cliente tem de enxergar as promoções como uma forma de que a marca se importa com ele, e não como uma empresa desesperada para eliminar todo o estoque parado — itens com descontos muito elevados costumam perder a credibilidade junto ao consumidor.
Incentive o pagamento à vista ou na data correta
Essa manobra comercial também pode ser usada para incentivar bons pagadores. Portanto, ofereça um bom desconto (no mínimo 10%) para quem paga antes do vencimento ou à vista. Essa atitude pode ajudar a melhorar o seu faturamento. Com a intenção de economizar, seu cliente vai se esforçar um pouco mais para pagar o mais rápido possível.
Aprendeu como criar uma política de descontos na sua empresa? Esperamos que sim! Basta seguir essas dicas para vender mais, fidelizar o público, melhorar a imagem da marca e superar a concorrência.
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