Você já parou para se perguntar sobre a importância da gestão comercial integrada para a rentabilidade do seu negócio?
Quando pensamos no assunto, podemos ter como referência uma gama de ferramentas que facilitam e otimizam o dia a dia do gestor. No entanto, hoje iremos abordar suas 7 principais vantagens sob a ótica de um ERP, ou sistema de gestão integrado.
Para que a nossa compreensão se torne ainda mais efetiva, que tal elucidarmos alguns conceitos essenciais antes de entrarmos, de fato, nas principais vantagens de uma gestão comercial integrada? Continue conosco!
O que é gestão comercial integrada?
A gestão comercial integrada é o conjunto bem coordenado de uma série de atividades essenciais para o setor comercial de uma instituição. Sua principal característica é a capacidade de gerar informações a partir da conexão entre processos, sistemas e operações. Isso ajuda a facilitar as tomadas de decisão e gera ainda mais confiança ao gestor em relação aos dados armazenados.
Porém, para que aconteça essa “conversa” entre todos esses pontos, é mais do que necessário um sistema que suporte esse tipo de atividade.
Qual a importância de um ERP para a gestão comercial integrada?
Um ERP (Enterprise Resourcing Planning) ou, ainda, sistema integrado de gestão é um software que permite o planejamento de recursos da empresa de forma integrada. Seu objetivo é facilitar o trabalho entre as áreas e unificar dados que futuramente poderão ser utilizados durante tomadas de decisão.
Para uma gestão comercial que preza por esse tipo de integração, a centralização de dados é fundamental. É a partir dela que será possível melhorar a gestão dos processos, os controles, além de otimizar o negócio como um todo.
Quais os benefícios da gestão comercial integrada?
A gestão comercial integrada traz inúmeros benefícios para as empresas que escolhem implementá-la. Desde um melhor relacionamento com o mercado até a estruturação de dados, otimização de processos, metas mais claras e um melhor desempenho da equipe.
Vamos agora compreender cada uma dessas vantagens e o porquê de sua relevância para uma estratégia de gestão que é baseada na automatização de processos.
1. Melhor relacionamento com o mercado
Acompanhar a concorrência, a movimentação dos fornecedores e as novidades do setor são tarefas de relacionamento com o mercado que requisitam atenção e integração para uma coleta de dados eficiente. Afinal, mais importante do que estar atualizado com tudo o que acontece é saber o que fazer com as informações coletadas.
Nesse sentido, a gestão comercial integrada também é bastante benéfica para o negócio e para o gestor, uma vez que possibilita a melhoria do relacionamento com o mercado.
2. Estruturação de dados
Tão importante quanto a qualidade da informação é a sua organização. Afinal, de que adianta ter muitas opções disponíveis se não é possível catalogá-las e encontrá-las?
A estruturação de dados é mais um benefício proporcionado pela gestão comercial integrada. Uma vez que se prevê a integração entre departamentos e processos, é crucial para o seu funcionamento que tudo esteja organizado, facilitando, também, a tomada de decisão.
3. Otimização de processos
Por meio da otimização de processos, é possível identificar falhas e implementar melhorias com agilidade. Ela proporciona uma maior integração da gestão às atividades e aumenta o tempo de respostas na conclusão de tarefas.
Como se trata de uma estratégia que funciona de modo a melhorar os fluxos, a otimização de processos também é responsável por possibilitar uma maior padronização das informações. Com isso, o desempenho da área comercial evolui como um todo.
4. Metas comerciais mais claras
Ter metas comerciais mais claras é também um dos grandes benefícios da gestão comercial integrada. É por meio delas que o gestor será guiado a cumprir os objetivos de seu negócio.
Segundo o Sebrae Alagoas, “o planejamento das metas é indispensável para toda empresa que deseja alcançar o sucesso e ter estabilidade no mercado. Por meio das metas, é possível identificar os melhores resultados e quais ações são necessárias para alcançá-las a curto, médio ou longo prazo”.
Conquistar o objetivo que a organização almeja exige uma definição bastante clara de metas. Para que isso aconteça, a integração da gestão se mostra, mais uma vez, indispensável. Afinal, essa definição mais precisa também viabiliza um diagnóstico mais direto da situação atual e do seu potencial de melhoria.
4. Melhor desempenho da equipe
Outro benefício bastante relevante para o negócio que pode ser alcançado por meio da gestão comercial integrada é uma melhora do desempenho da equipe. Uma gestão que enfatiza a integração em seus processos consegue coordenar equipes internas e externas de maneira muito mais efetiva.
Vamos tomar como exemplo as equipes de representação comercial, que têm um papel fundamental para o desempenho do negócio. Gerir uma equipe externa tão fundamental pode ser difícil se, por acaso, não pensarmos nos outros fatores com os quais ela está relacionada. Por isso, o controle e o olhar sistêmico proporcionados pela gestão integrada também ajudam a melhorar o rendimento do time.
Como a gestão comercial integrada contribui para o setor comercial?
Podemos nos referir à gestão comercial como uma série de atividades implementadas pela empresa com a finalidade de otimizar as atividades no setor comercial. Já uma gestão comercial integrada é o pensamento que precisa existir por detrás de um software de gestão integrada, para que ele opere em sua plena capacidade.
Os dois conceitos estão relacionados e a partir deles é possível tomar grandes decisões embasadas que vão contribuir, de fato, com o setor comercial.
Como implementar a gestão comercial integrada?
A implementação da gestão comercial integrada está diretamente relacionada com a automação comercial. Isso significa que é necessário um sistema que se encarregue de integrar os processos e torne-se o ponto central de todas essas informações que nele serão imputadas futuramente.
Antes de implementar o seu software ERP, é preciso ter em mente que todo sistema traz mudanças para a organização. Todavia, essas mudanças serão muito mais sutis se o pensamento estratégico por trás da gestão comercial integrada já estiver sendo trabalhado.
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