A partir do avanço da tecnologia, diversas ferramentas podem ser encontradas com a finalidade de otimizar processos rotineiros, potencializando resultados sem aumentar esforços. Entre elas, figura a automação comercial.
Essa prática consiste na interação envolvendo homem e máquina para simplificar a execução das tarefas e disponibilizar um serviço de qualidade aos clientes. Ela gera uma série de vantagens para o negócio, sobretudo facilitando o alcance de metas, desejo principal de qualquer empresa que busca virar referência no mercado.
Quer saber mais sobre os benefícios da automação comercial? Basta continuar a leitura do post!
Melhor previsão das vendas
Ao contar com um sistema de automação comercial para empresas, o controle dos processos de vendas ganha um ótimo aliado. É possível monitorar o desenvolvimento da equipe responsável pela atividade em tempo real, obtendo, então, informações claras e atualizadas a respeito dos lucros oriundos das vendas, organizando o fluxo de caixa entre outras informações.
Assim, as decisões passam a ser tomadas com base em fundamentos seguros e bastante eficientes.
Acompanhamento do faturamento
O faturamento é um aspecto vital para a sobrevivência de qualquer estabelecimento. Afinal de contas, quando a empresa está com um lucro baixo e os motivos são identificados, a implementação de ações para solucionar o problema se transforma em uma medida simples.
Contudo, nem todos os gestores conseguem encontrar esses pontos de atenção, o que pode causar sérios prejuízos para o negócio. Os principais desafios costumam ter relação com atendimento, produtos, serviços, preços etc.
A forma de encontrá-los, portanto, é por meio de uma análise facilitada dos indicadores e estatísticas, que pode ser feita usando um sistema específico.
Auxílio na tomada de decisão
É importante ter sempre em mãos os números da empresa e, desta maneira, julgar a efetividade das práticas aplicadas ao traçar um paralelo com os resultados esperados. Nesse sentido, softwares de automação comercial permitem o armazenamento de diferentes dados e o aumento do fluxo interno, tornando as informações acessíveis para monitoramento.
Além disso, os sistemas são atualizados em tempo real, possibilitando o acesso a dados ágeis e atuais. A tomada de decisão ganha embasamento para definir, por exemplo:
- lançamento de promoções para alavancar as vendas;
- negociação dos prazos com fornecedores;
- redução do valor dos produtos em grande quantidade no estoque;
- e outras medidas que só podem ser aplicadas de forma eficaz quando acompanhadas de processos automatizados.
Acréscimo de independência aos colaboradores
Os funcionários conseguem executar suas atividades em um período menor quando inserida a automação comercial. A consequência, então, é que sobra tempo para se dedicar a outras tarefas importantes.
Isso é primordial para que a equipe desenvolva funções relativas ao planejamento estratégico ou consiga reservar um espaço para refletir sobre melhorias nos processos em que atuam.
Esse nível de independência e autonomia acrescidas aos colaboradores viabiliza a apresentação de sugestões e pontos de vista para qualificar o processo de trabalho. De quebra, a equipe fica cada vez mais motivada e produtiva.
Minimização de custos
O sistema de automação comercial é capaz de monitorar operações internas e encontrar eventuais falhas. Portanto, a minimização de custos consiste em uma consequência direta do uso dessa ferramenta, tendo em vista que a quantidade de retrabalho diminui consideravelmente. Ou seja, o tempo dos serviços prestados é melhor aproveitado.
Melhoria na logística
Uma outra atividade relevante que deve ser realizada na empresa é a administração do estoque. O intuito? Evitar o armazenamento excessivo de mercadorias nos depósitos e ao mesmo tempo impedir a falta dela, o que geralmente resulta em insatisfação dos clientes.
Por meio da automação comercial, as operações logísticas são aprimoradas. Afinal de contas, ela controla a entrada e saída de produtos, entregando dados reais do que está estocado.
Eficiência das operações
Entre as principais eficiências operacionais adquiridas por meio da automação comercial, está a otimização do tempo da equipe, que faz com que os funcionários dediquem o tempo às atividades necessárias.
Assim, ao automatizar os processos, o gestor não precisa ficar sempre controlando os funcionários. A qualidade dos serviços realizados cresce, otimiza-se o período de trabalho e, como consequência, os lucros também sobem.
Gerenciamento do relacionamento com os clientes
Devido a competitividade do mercado, a captação e a fidelização dos clientes figuram na lista dos principais desafios enfrentados. Por este motivo, a automação comercial colabora para impedir que o usuário tenha uma experiência ruim causada pela disponibilização de um serviço inadequado.
Investindo em processos automatizados, é possível entender as demandas dos clientes e compreender como eles enxergam a marca. Isso pode acontecer por meio de pesquisas de satisfação ou demais modos de captação de dados que ajudam a elaborar um levantamento e definir as melhores estratégias.
Além disso, agrega-se valor ao seu produto ou serviço, como forma de atender necessidades específicas dos consumidores. Isso porque existem pessoas que desejam um atendimento personalizado, sem esquecer da agilidade.
Outra vantagem da automação comercial, nesse aspecto, é a possibilidade de focar no público-alvo, com o objetivo de conquistá-lo. Essa prática ganha bastante simplicidade quando o sistema exibe dados relevantes dos clientes, viabilizando o envio de promoções e campanhas que podem fazer com que fechem negócio de maneira mais rápida.
Controle de despesas
Prestar atenção nas entradas e saídas de recursos e classificá-las é essencial para manter o caixa sempre saudável. A automatização permite esse acompanhamento, além de apontar os setores que geram maior custo.
Assim, é possível realizar uma análise de valores gastos desnecessariamente e que podem ser cortados para melhorar o faturamento do negócio.
Aumento da vantagem competitiva
Reduzindo os custos e erros, otimizando a gestão de estoque e aprimorando o relacionamento com os clientes, é possível ganhar destaque entre os concorrentes. Essas qualidades fazem toda a diferença na hora do consumidor escolher o local para contratar serviços ou comprar produtos.
Agora que você entende o papel da automação comercial na potencialização dos resultados, não espere mais para contar com um sistema de gestão como o FoccoERP. Essa é uma solução completa e especializada na gestão empresarial, que ajuda a pensar no negócio de cada cliente.
Com um ERP, é possível controlar e entender melhor cada etapa que leva ao produto final. Assim, a empresa ganha velocidade, produz de maneira mais inteligente e maximiza o tempo e a rentabilidade.
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