Se você chegou até este conteúdo é provável que já tenha escutado sobre a importância e as vantagens da integração de soluções de gestão comercial. A prática é muito comum quando se utiliza um ERP ou mesmo um CRM e é, de fato, bastante vantajosa e estratégica.
Para te ajudar a entender melhor sobre a importância e os benefícios de integrar o software de ERP a um CRM vamos nos aprofundar nas possibilidades e otimizações que essa escolha trará para o seu negócio. Vamos lá?
Continue conosco até o fim deste conteúdo, potencialize a sua operação comercial e evite muito retrabalho.
É realmente necessário utilizar as duas soluções?
Uma dúvida muito comum quando se utiliza apenas um dos softwares é a necessidade de investir em uma plataforma de CRM quando se conta com um software de ERP, ou vice-versa.
Apesar da resposta depender da necessidade e dos objetivos de cada negócio, é importante entender muito bem a diferença entre os dois para, então, conhecer a importância de integrá-las.
O ERP
O software de ERP (Enterprise Resource Planning) ou Planejamento de Recursos Empresariais, tem como objetivo principal a gestão de tarefas administrativas e financeiras de uma empresa.
Assim, é possível integrar os departamentos da empresa e garantir o bom funcionamento de toda a rotina comercial da empresa.
O CRM
Já a plataforma de CRM (Customer Relationship Management) ou Gestão de Relacionamento com o Cliente, garante a gestão de relacionamento e das vendas da sua empresa.
Ou seja, com ele é possível conhecer e atender às verdadeiras necessidades dos seus clientes, permitindo que os processos comerciais sejam mais lucrativos para as empresas e satisfatórios para os clientes.
Podemos entender que as duas soluções promovem a otimização de processos comerciais. Uma é mais focada no controle interno dos processos, enquanto a outra garante a fluidez da operação de vendas e o melhor relacionamento com os clientes.
Agora imagine a união dos benefícios de ambas as ferramentas? Vamos entender então, o porquê integrar um CRM ao seu software de ERP!
4 Vantagens de trabalhar com um CRM e um software de ERP integrados
Analisando brevemente o que cada uma das soluções oferece podemos entender que a utilização delas é cada vez mais necessária e urgente no cenário empresarial.
Entretanto, a utilização dessas ferramentas em paralelo pode não ser tão benéfica se comparada a integração dos sistemas.
O motivo é relativamente simples: com a integração muito retrabalho é evitado, logo a empresa e os funcionários ganham em produtividade e economia de tempo e recursos.
Sendo assim, é correto afirmar que integrar o CRM de vendas ao software de ERP é muito importante para a rotina de qualquer empresa. Afinal, os benefícios não se limitam às rotinas comerciais e sim a toda a empresa.
Confira agora as 4 principais vantagens de integrar as soluções de gestão:
1 O ganho em agilidade nas entregas para clientes
Com a integração de um software de ERP e uma plataforma de CRM as empresas ganham com a rápida agilidade nas entregas. A princípio isso pode parecer muito simples, mas imagine a complexidade da rotina em uma indústria.
Para que os resultados sejam positivos, é necessário que as solicitações feitas sejam rapidamente, e encaminhadas para o responsável pela gestão de estoque para que os próximos passos sejam dados e a demanda seja encaminhada da melhor forma possível.
Quando os sistemas não estão integrados, o que poderia ser resolvido rapidamente em apenas um dos sistemas, exige mais tempo e obriga o responsável pelas atividades a manusear mais de um dos sistemas de gestão.
Com a integração não é preciso replicar os dados gerados e as informações coletadas ao longo dos processos.
No caso das indústrias, os pedidos e ordens de serviço gerados no próprio CRM são enviados automaticamente para os setores responsáveis e eliminam a necessidade de duplicar informações.
Isso também contribui para o treinamento mais ágil das equipes que utilizam as ferramentas, visto que deixa de ser necessário lidar com dois sistemas diferentes.
2 A melhora no atendimento e o ganho nas conversões
Outra vantagem da integração de um CRM com um software de ERP é o atendimento ganhando maior qualidade e as vendas gerando mais conversões. Sabe como isso é feito?
Em primeiro lugar, o atendimento melhora pois conta com a centralização de tudo o que o vendedor precisa saber sobre o cliente em um só lugar. Assim, o atendimento é melhor organizado e permite uma maior personalização.
Segundo é que, quanto melhor o atendimento, maior a satisfação do consumidor, o que contribui para taxas maiores de conversão. Por isso, podemos dizer que a integração garante resultados melhores para equipes e empresas.
3 A certeza de dados e informações mais assertivas e confiáveis
Integrando uma plataforma de CRM a um software de ERP é possível ter um controle muito maior de todo o fluxo de informações do negócio.
Por quê? Porque a operação do vendedor está toda centralizada no CRM. É no CRM que ele vê quais são os clientes que precisam ser abordados, é onde ele precisa gerar propostas e é a plataforma que vai contabilizar a sua meta mensal.
Isso também evita que dados e documentos importantes fiquem espalhados em computadores pessoais ou celulares.
Assim, a segurança das informações é um dos ganhos mais expressivos dessa integração. Para a empresa é muito importante que apenas as pessoas corretas acessem determinados documentos, não é?
4 A maior otimização dos processos internos da companhia
Com a integração de uma plataforma de CRM ao seu software de ERP, a empresa e as equipes também ganham um maior conhecimento acerca dos processos do negócio. E dessa forma, as definições podem ser feitas com maior facilidade.
Ao invés de ter visibilidade do cliente apenas depois de tirar o pedido, tanto o vendedor quanto o gestor de vendas conseguem ter controle da jornada completa do cliente. É muito mais fácil otimizar o processo quando se tem registro de todas as movimentações desde o primeiro contato.
Afinal, quando as equipes conhecem exatamente o processo necessário para a conclusão de uma venda e tudo o que está envolvido nesse processo, podem focar mais em como entregar valor para o cliente.
Além disso, a gestão também se torna muito mais eficiente e esclarecedora, visto que a visibilidade dos processos traz maior confiabilidade sobre o que tem sido feito e permite a implementação de estratégias mais assertivas e inovadoras.
Gostou do conteúdo? Então continue acompanhando nosso blog para saber mais sobre gestão!