A internet é um palco de grandes oportunidades. Por meio de redes sociais, sites e marketplaces, empresas de diferentes segmentos podem alcançar mais pessoas e vender suas mercadorias.
O que muitos não sabem é que o marketplace não é direcionado apenas para lojas e outros estabelecimentos tradicionais. As indústrias também podem usar essas plataformas para vender produtos diretamente ao consumidor.
Quer saber como a indústria pode realizar vendas em marketplaces? Então veja, nesse post, o que é preciso para ter sucesso absoluto nas vendas online e como um ERP para indústria pode ajudar no alcance desse objetivo.
Vendas em marketplace: o que é e como funciona?
O marketplace é um modelo de negócio que permite que empresas vendam na internet sem necessariamente ter um site. Nessa plataforma, diferentes estabelecimentos podem expor seus produtos e serviços, oferecendo ao cliente final uma série de opções.
Se fossemos resumir como o marketplace funciona, diríamos que ele é semelhante a um shopping, só que virtual.
Para a indústria usar esse ecossistema de venda é simples: basta cadastrar os itens na plataforma e várias pessoas passam a ter acesso às mercadorias.
Mercado digital: panorama 2020 e 2021
O e-commerce nasceu em 1970 nos Estados Unidos, mas as primeiras transações registradas no Brasil ocorreram em 1996, quando a Livraria Cultura começou a disponibilizar livros na internet.
Desde então, o comércio eletrônico cresceu gradativamente. Porém, quando foi anunciada a necessidade do isolamento social por conta do coronavírus, o modelo de negócio começou a demonstrar resultados cada vez mais expressivos.
Segundo o índice MCC-ENET, o e-commerce brasileiro cresceu 73,88% em 2020, ano em que iniciou a pandemia. E as perspectivas até dezembro de 2020 era de que iria crescer mais 26% até final de 2021.
Muitos acreditavam que o comércio eletrônico perderia força com a campanha de vacinação e a reabertura das lojas físicas, mas de acordo com dados divulgados pelo Mercado Livre em novembro de 2021, a situação do varejo online é melhor do que se esperava.
Em relatório, a gigante de e-commerce divulgou o seu faturamento bilionário. E, ainda que os números tenham desacelerado em comparação a 2020, eles continuam expressivos e robustos de acordo com analistas.
Ou seja, vender na internet ainda é uma opção de negócio interessante tanto para indústrias como empresas de outros segmentos.
Por que a indústria precisa apostar em vendas em marketplaces?
O grande diferencial do marketplace é que ele possibilita que várias empresas disponibilizem mercadorias diferentes em um único espaço. Esse leque de ofertas atrai a atenção de um grande número de consumidores, que, geralmente, conseguem achar produtos mais baratos para suprir suas necessidades.
Com tantos clientes concentrados em uma única plataforma, as indústrias podem aumentar os resultados em vendas exponencialmente. Afinal, elas têm um diferencial: entregar mercadorias de qualidade a um preço mais competitivo.
Como vender no marketplace
Vender na internet não é necessariamente difícil, basta que a indústria realize alguns procedimentos básicos para ter sucesso nas vendas em marketplaces. Abaixo, veja quais são eles:
1- Escolha o marketplace pelo qual você deseja vender
Marketplaces de produtos, serviços, aluguel, agendamento, anúncios: esses são alguns dos principais tipos de marketplace existentes no mercado.
Como cada um deles é destinado a um modelo específico de negócio, a indústria precisa escolher a plataforma certa pela qual deseja vender.
Até então os melhores e maiores marketplaces do mercado são Submarino, Amazon, Mercado Livre, Walmart e Magazine Luiza.
2- Organize toda a documentação
Marketplaces funcionam como um shopping virtual, o que significa que a indústria precisará entregar uma documentação para realizar as vendas assim como em um estabelecimento físico.
Geralmente, os documentos solicitados pelas plataformas virtuais são:
- Alvará de funcionamento
- Cartão CNPJ
- Comprovante de Inscrição Estadual
- Consulta Pública ao Cadastro do Estado (SINTEGRA – ICMS)
- Declaração do regime de tributação
3- Cadastre os produtos corretamente
Para que o cliente encontre um produto dentro dos marketplaces, ele precisa utilizar a barra de pesquisa ou realizar buscas na aba “categorias”.
Se o cadastro de produtos não for feito corretamente, a pessoa não tem como localizar os itens. E, como consequência, a indústria pode perder a oportunidade de fechar negócio.
Por isso, preste muita atenção na hora de cadastrar cada item. Assim, ficará mais fácil de alcançar os consumidores e repassar informações sobre o produto.
4- Organize a logística de entrega
A logística de entrega é um dos procedimentos mais importantes para o sucesso das vendas em marketplaces. É por meio desse controle que o cliente vai receber os produtos certos, dentro do prazo e sem complicação.
A logística de entrega normalmente compõe a movimentação da carga, armazenagem, distribuição e envio de mercadorias. E cada uma dessas etapas precisa ser organizada de modo que o fluxo de materiais ocorra sem atrasos.
5- Monitore o desempenho das vendas
Acompanhar indicadores de desempenho também é um procedimento importante para vender em marketplaces. Isso porque, por meio dos números, você vai descobrir se as estratégias estão dando certo e se a indústria está conseguindo alcançar os clientes dentro da plataforma.
Os principais KPIs de vendas são: ticket médio, novos clientes, follow-up, taxa de cancelamento, conversões feitas, índice de recomendação de cliente, índice de turnover.
6- Estude o mercado para descobrir possíveis novas tendências
O mercado digital está em constante evolução. Para acompanhar as mudanças de comportamento do consumidor, é importante que a empresa se mantenha atualizada buscando conhecer e adotar as novas tendências.
Uma forma de fazer isso é analisar a concorrência, além de ler artigos e pesquisas que falam sobre o setor comercial e tecnológico.
7- Invista em uma tecnologia para ajudar na gestão da empresa
O sucesso da empresa está na gestão, e isso envolve também os negócios realizados na internet.
Antigamente, o gestor tinha que fazer todo o controle na ponta do lápis, e isso demandava tempo e esforço. Mas, como hoje o mercado exige rapidez, é preciso investir em ferramentas tecnológicas que ajudem no gerenciamento como, por exemplo, um ERP para a indústria.
O FoccoERP é uma ferramenta que pode auxiliar no processo de venda via marketplace, e-commerce ou dropshipping. A tecnologia possui módulos que facilitam a integração a esses canais, otimizando o cadastramento de produtos e o acesso a indicadores e reduzindo custos.
Além disso, a ferramenta possui funcionalidades que ajudam, inclusive, na gestão e análise dos negócios. Quer saber mais sobre o FoccoERP e como ele pode ajudar sua indústria a alavancar as vendas em marketplaces e outros canais online? Então conheça a proposta do sistema!