Pular para o conteúdo
  • Sistema
    • Sistema de Gestão para Distribuidoras
    • Sistema de Gestão para Indústria
  • Segmentos
    • Metal mecânico
    • Bebidas
    • Alimentos
    • Distribuidoras
    • Diversos
    • Moveleiro
  • Casos de sucesso
    • Clientes
    • Depoimentos
  • Portfólio
  • Materiais educativos
  • Blog
    • ERP Indicadores
    • Gestão Comercial
    • Gestão de Compras
    • Gestão de Empresas
    • Gestão de TI
    • Gestão de Vendas
    • Gestão Empresarial
    • Gestão Financeira
    • Gestão Fiscal
    • Gestão Industrial
    • Notícias
  • Contato
  • Sistema
    • Sistema de Gestão para Distribuidoras
    • Sistema de Gestão para Indústria
  • Segmentos
    • Metal mecânico
    • Bebidas
    • Alimentos
    • Distribuidoras
    • Diversos
    • Moveleiro
  • Casos de sucesso
    • Clientes
    • Depoimentos
  • Portfólio
  • Materiais educativos
  • Blog
    • ERP Indicadores
    • Gestão Comercial
    • Gestão de Compras
    • Gestão de Empresas
    • Gestão de TI
    • Gestão de Vendas
    • Gestão Empresarial
    • Gestão Financeira
    • Gestão Fiscal
    • Gestão Industrial
    • Notícias
  • Contato
Solicite um orçamento

Backoffice para distribuidoras: qual a importância para o seu negócio?

Backoffice para distribuidoras: qual a importância para o seu negócio?

Home » Blog » Gestão Industrial » Backoffice para distribuidoras: qual a importância para o seu negócio?

  • março 30, 2021
O backoffice traz mais performance para o seu negócio, caminhando lado a lado com a gestão para distribuidoras. Saiba mais no artigo abaixo!

Backoffice são todos os departamentos “invisíveis” que trabalham para manter uma empresa funcionando, mas sem fazer contato direto com o cliente. Já o frontoffice funciona de forma contrária, ou seja, é tudo aquilo que lida diretamente com o público.

Para uma distribuidora, que é a grande responsável pelo elo entre indústria e varejo, o backoffice é ainda mais relevante. Isso porque ele abrange o setor operacional e todas aquelas áreas que são decisivas ao sucesso desse tipo de negócio: administrativo, logística, financeiro, gestão de pessoas e outras.

Então, agora que já sabemos o básico sobre backoffice, que tal nos aprofundarmos mais no assunto?

O que é backoffice?

Na tradução livre, backoffice significa “parte de trás do escritório”. Conhecido também como retaguarda, leva esse nome por estar relacionado a tudo que não têm uma interface direta com os clientes. 

Apesar da terminologia ser clara, ela pode remeter a algo com uma certa coadjuvância; mas aqui é preciso ter atenção. Estar por trás de um negócio não necessariamente é menos importante do que estar à frente dele. 

É o backoffice que ajuda a garantir que as metas da empresa sejam atingidas, além de cuidar dos processos anteriores à entrega de um produto ou serviço.

No caso das distribuidoras, ele é o verdadeiro protagonista, uma vez que confere melhorias ao funcionamento geral do negócio e otimização de seus lucros.

Como funciona em distribuidoras?

O backoffice tem o objetivo de suportar sistemas, operações e setores que não necessariamente são aqueles com os quais os clientes entram em contato. 

No caso das distribuidoras, esse apoio ganha ainda mais destaque, pois é bem nessas demais operações que se encontra o coração do negócio. Você conseguiria imaginar uma empresa do ramo sem departamento logístico e financeiro, ou seja, sem poder entregar produtos e receber por eles? Impossível, não é?

Vale ressaltar que a má gestão do backoffice também pode resultar em uma diminuição da rentabilidade do negócio. Em outras palavras, ele pode ser um poderoso aliado para melhorar os resultados e o desempenho da sua distribuidora, além de contribuir para a inovação do modelo de negócio e do ambiente empresarial.

Qual a importância do backoffice na gestão para distribuição?

Um dos pontos mais relevantes quando falamos em gestão para distribuição é a importância que o backoffice têm para esse tipo de atividade. Diferentemente de outros setores, a distribuição se encontra bem no meio da cadeia de suprimentos, ligando indústrias e varejistas. Tendo isso em mente, conseguimos alcançar uma visão mais clara sobre a relevância de determinadas operações na empresa em detrimento a outras.

Tomemos como exemplo o departamento de logística e o seu protagonismo em uma empresa do ramo de distribuição. É crucial que todas as áreas funcionem bem e em sincronia. No entanto, se em uma empresa do tipo não existir um departamento que cuida da logística, perde-se o significado da natureza do negócio.

Para fazer com que várias áreas e operações se complementem, o backoffice exige uma gestão integrada, com um olhar específico para suas questões.

E-book - Tendências para distribuidoras de autopeças - Baixe grátis

Por que investir na gestão integrada do backoffice?

Apesar de sua complexidade e características singulares, a gestão do backoffice é uma alternativa que pode proporcionar muitos avanços à empresa. Agora, vamos detalhar um pouco mais os benefícios de uma gestão adequada do backoffice. Continue conosco!

Minimiza prejuízos

Uma gestão para distribuição que baseia suas decisões a partir dos inputs do backoffice está menos suscetível a possíveis prejuízos. Imagine que aconteça alguma falha de comunicação com o varejista durante o atendimento e, ao mesmo tempo, uma pane no seu departamento financeiro que está impedindo a emissão de notas fiscais.

Com um backoffice alinhado, as falhas serão minimizadas. Isso porque é tarefa desses departamentos “estarem por dentro” de tudo o que acontece na empresa e, assim, garantir a coesão entre todas as trocas de informações.

Antecipa riscos

Vamos considerar o mesmo exemplo dado anteriormente. Da mesma forma que a gestão integrada do backoffice é capaz de reduzir riscos, é também capaz  de antecipá-los. Isso se deve ao seu poder de uniformizar todos os dados e processos pertencentes a um negócio, mostrando-se, mais uma vez, indispensável para a organização.

Torna os processos mais transparentes

Transparência é uma palavra fundamental quando o objetivo é atingir resultados satisfatórios. Uma gestão que possui uma visão ampla do próprio negócio também tem mais possibilidades de sucesso durante e depois das tomadas de decisão.

Por promover a coerência entre todas as áreas, processos, sistemas e departamentos, o backoffice integrado permite essa visibilidade e diminui as prováveis barreiras que podem existir para o desenvolvimento de um negócio.

Soluciona e evita problemas

Segundo o site Dicionário Financeiro, controle de qualidade é “uma medida adotada nas organizações visando a melhoria e a padronização de seus processos, assegurando a qualidade de seus produtos ou serviços”.

Sendo assim, podemos comparar a gestão do backoffice a um “controle de qualidade”, por ter a função não apenas de minimizar cenários inesperados, como também de promover respostas positivas e evitar as negativas. 

Quais as vantagens de automatizar o backoffice na gestão para distribuição?

Em uma distribuidora, a gestão integrada e o backoffice devem caminhar juntos. Desse modo, a tecnologia se faz essencial para evoluir as atividades e deixar aquelas que são manuais para trás.

Um sistema integrado de gestão empresarial, ou ERP (Enterprise Resource Planning), entrega um dos principais atrativos para o backoffice, que é a possibilidade de automatizar a gestão.

A partir do momento que se implementa um sistema ERP em uma distribuidora, não é só o backoffice que ganha, mas o negócio como um todo:

  • Tarefas operacionais mais inteligentes
  • Integração de sistemas
  • Ganho de tempo
  • Diminuição de desperdício e otimização de recursos
  • Centralização de informações
  • Segurança de dados

Mais performance para o seu negócio

O FoccoERP é um sistema de gestão especializado em distribuidoras e aprovado por mais de 90% de seus clientes. Aliado à tecnologia de gestão de estoques, ele agiliza a informação em tempo real, elevando o padrão competitivo e gerando rentabilidade. 

Quer obter mais informações sobre automação para gestão estratégica de backoffice? Então, entre em contato com nossos consultores agora mesmo!

Indústria 4.0 - Baixe o guia completo

Categorias

Segmentos
Notícias
Gestão Industrial
Gestão Fiscal
Gestão Financeira
Gestão Empresarial
Gestão de Vendas
Gestão de TI
Gestão de Empresas
Gestão de Compras
Gestão Comercial
ERP Indicadores

Posts recentes

  • pronta-entrega - funcionários verificando estoque em uma distribuidora
    Entenda como funciona o modelo de pronta-entrega nas distribuidoras
  • melhoria contínua - imagem de uma mão segurando uma caneta com uma flecha subindo
    O que é a melhoria contínua, quais as vantagens e como aplicar
  • Comissão de vendas: o que é e como pode ajudar na motivação da equipe
AnteriorAnteriorVeja as vantagens do modelo de estoque gerenciado pelo fornecedor
PróximoProdutividade empresarial com sistema de gestão para distribuidoras de autopeçasPróximo

Agende uma demonstração e descubra quais são os gargalos da sua empresa

Nossos especialistas vão mostrar para você como a organização dos processos e a centralização de informações podem resolver problemas do seu negócio que você nem conhecia.

Peça uma demonstração

Sistema de gestão ideal para indústrias e distribuidoras

Uma empresa Cyncly

Acesso rápido

  • Home
  • Sistema
  • Segmentos
  • Portfólio
  • Materiais educativos
  • Blog
  • Contato

Outros links

  • Portal do cliente
  • Canais parceiros
  • Política de privacidade
  • Vagas

Newsletter

Receba novidades sobre gestão e tecnologia mensalmente.

© Copyright FoccoERP – Todos os direitos reservados

plugins premium WordPress
  • Sistema
    • Sistema de Gestão para Distribuidoras
    • Sistema de Gestão para Indústria
  • Segmentos
    • Metal mecânico
    • Bebidas
    • Alimentos
    • Distribuidoras
    • Diversos
    • Moveleiro
  • Casos de sucesso
    • Clientes
    • Depoimentos
  • Portfólio
  • Materiais educativos
  • Blog
    • ERP Indicadores
    • Gestão Comercial
    • Gestão de Compras
    • Gestão de Empresas
    • Gestão de TI
    • Gestão de Vendas
    • Gestão Empresarial
    • Gestão Financeira
    • Gestão Fiscal
    • Gestão Industrial
    • Notícias
  • Contato
  • Sistema
    • Sistema de Gestão para Distribuidoras
    • Sistema de Gestão para Indústria
  • Segmentos
    • Metal mecânico
    • Bebidas
    • Alimentos
    • Distribuidoras
    • Diversos
    • Moveleiro
  • Casos de sucesso
    • Clientes
    • Depoimentos
  • Portfólio
  • Materiais educativos
  • Blog
    • ERP Indicadores
    • Gestão Comercial
    • Gestão de Compras
    • Gestão de Empresas
    • Gestão de TI
    • Gestão de Vendas
    • Gestão Empresarial
    • Gestão Financeira
    • Gestão Fiscal
    • Gestão Industrial
    • Notícias
  • Contato
Peça uma demonstração