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Logística: o que é, qual sua importância e como aplicar

Logística: o que é, qual sua importância e como aplicar

Home » Blog » Gestão Industrial » Logística: o que é, qual sua importância e como aplicar
  • setembro 29, 2023
A forma como a empresa realiza a logística é determinante para sua permanência no mercado. Saiba como aplicá-la corretamente nesse guia completo!

Como está a logística da sua empresa?

Modelos de negócio que querem melhorar a execução de seus processos, reduzir prazos de entrega e ofertar apenas produtos de qualidade ao cliente precisam ter visibilidade sobre toda a sua cadeia. E isso só é possível a partir de uma boa logística.

Pensando nisso, elaboramos esse material completo que vai ajudá-lo a compreender detalhes sobre esse ramo da gestão empresarial, qual é a sua importância para gerar competitividade, como é o seu funcionamento, tipos de gestão logística e muito mais. Esperamos que goste!

O que é logística?   

No contexto empresarial, a palavra “logística” representa organizar e administrar os produtos em uma empresa.

Desde seu surgimento, quando em períodos de guerras existia a necessidade de transportar as tropas, armamentos, materiais e alimentos para os campos de batalha, os empresários confiam na logística. É a partir dela que eles foram e muitos ainda são capazes de manter a eficiência da sua cadeia de suprimentos, reduzir custos e assegurar o atendimento das demandas.

O que é cadeia logística?

A cadeia logística nada mais é que um conjunto de atividades executadas desde a fabricação até a entrega do produto final.

Indústrias, por exemplo, possuem uma cadeia logística bem mais complexa que a de uma empresa do varejo. É preciso:

  • Adquirir matéria-prima diretamente com o fornecedor;
  • Transformar a matéria-prima a partir de processos fabris;
  • Armazenar os produtos prontos no estoque;
  • Fazer a distribuição correta desses itens;
  • Entregá-los aos estabelecimentos responsáveis pela comercialização;
  • Realizar a venda ao cliente.  

Qual a importância da logística para as empresas?

A logística coordena todos os elementos-chave de uma operação empresarial: aquisição de suprimentos, produção, armazenamento, transporte e distribuição.

É a sincronização de todas essas etapas que permite à empresa minimizar prazos de entrega, reduzir custos, obter maior eficiência operacional e, o mais importante, aumentar a satisfação dos clientes.

Desde que o mercado se tornou mais competitivo, entregar um serviço logístico premium passou a ser um diferencial muito importante. Não só porque ajuda a empresa a atender suas demandas mais rápido, mas também por torná-la referência no nicho em que atua.

Qual é a diferença entre cross docking e dropshipping?   

Na logística, diferentes estratégias de gestão de estoque e distribuição surgem para atender às necessidades das empresas. Duas das abordagens mais conhecidas são o cross docking e o dropshipping.

O cross docking é a operação em que não ocorre intermediação entre a loja e o cliente. Ou seja, quando a empresa recebe um pedido, ela encaminha para o fornecedor que envia o produto para um armazém ou centro de distribuição do lojista, que já prepara e realiza o envio do item. 

Já o dropshipping é um modelo em que a loja ou marketplace realiza a venda, enquanto que a indústria fornecedora fica responsável pelo envio dos produtos diretamente para o consumidor. Ou seja, não existe necessidade de estoque do lojista. A empresa que vende a mercadoria só precisa se preocupar com a gestão dos pedidos.

A escolha entre o cross docking e o dropshipping vai depender do objetivo do negócio e também dos recursos disponíveis para investimento.

Se a empresa trabalha com a fabricação de uma grande variedade de produtos, mas não possui uma loja específica para realizar as vendas, por exemplo, o dropshipping pode ser a melhor escolha.

Como funciona a logística?

Para explicar o funcionamento da logística, separamos os procedimentos em 9 etapas. São elas:

1- Aquisição de matéria-prima

Nessa etapa, as empresas buscam fontes confiáveis e qualificadas para suprir suas necessidades produtivas. É um processo onde a qualidade, o custo e a disponibilidade do fornecedor precisam ser levadas em consideração. Afinal, isso terá influência direta na qualidade do produto final e na capacidade da empresa atender à demanda do mercado.

2- Transporte até a indústria

Após a seleção cuidadosa dos insumos, entra em cena o transporte. A coordenação entre os fornecedores, transportadoras e a equipe interna precisa estar sincronizada para garantir que os insumos cheguem à indústria no momento certo e em condições ideais.

3- Armazenagem

A armazenagem é a etapa em que os produtos aguardam no armazém para serem utilizados no processo produtivo. A otimização desse espaço, o gerenciamento de estoque e a segurança dos produtos são questões que precisam estar no topo da lista de prioridades. Isso porque ajudarão a minimizar desperdícios e acelerar a resposta às demandas.

4- Emissão de nota fiscal

Após a venda, a emissão da nota fiscal atesta a legalidade da transação e entrega as informações certas sobre os produtos vendidos. Nessa etapa, é necessário que a empresa utilize boas tecnologias para obter agilidade ao emitir o documento e garantir que os dados descritos na nota sejam condizentes com o pedido do consumidor.

5- Separação do pedido

Nessa etapa, os produtos são selecionados das prateleiras com base nas especificações do pedido do cliente. Aqui, ter um sistema de gerenciamento de pedidos e uma equipe bem treinada são determinantes para garantir a separação certa do produto, evitando erros e atrasos.

6- Embalagem

A embalagem protege, identifica e apresenta o produto ao cliente. A escolha dos materiais de embalagem, assim como o design do pacote, é crucial para agregar mais valor à experiência do cliente e garantir a segurança do produto durante o transporte.

7- Envio da mercadoria

Quando o pedido estiver pronto, é hora de fazer o envio da mercadoria. Nessa etapa, a empresa que possui frota própria deve escolher a melhor rota, planejar as paradas e selecionar os motoristas encarregados pelo transporte. Caso a empresa terceirize a entrega, deve solicitar a coleta juntamente aos seus parceiros, como é o caso de Correios ou transportadoras.

8- Rastreamento

Graças à tecnologia, tornou-se possível monitorar o progresso das entregas, em tempo real. Ao conseguirem rastrear a localização exata da mercadoria — sabendo quando ela saiu para entrega e até mesmo quando foi entregue —, empresas podem tranquilizar os clientes, gerenciar expectativas e também tomar medidas proativas em caso de atrasos ou problemas.

9- Logística reversa

A logística reversa ocorre quando o cliente solicita uma devolução e o produto retorna ao ponto de origem. Uma logística reversa bem gerenciada não apenas resolve os problemas de forma eficaz, mas fortalece a confiança do cliente na empresa ao oferecer um processo de devolução simples e transparente.

LEIA TAMBÉM | Roteirização: o que é, como funciona e principais benefícios

Quais são os tipos de gestão de logística?

Gestão de suprimentos

Engloba desde a seleção de fornecedores até a negociação de preços e prazos. O objetivo dessa gestão é assegurar o recebimento correto dos suprimentos para a empresa manter a continuidade da sua cadeia de produção.

Gestão de distribuição

Coordena as atividades relacionadas ao transporte e entrega dos produtos. O intuito desse controle é otimizar os processos de distribuição e envio de modo a garantir que os itens cheguem aos consumidores de maneira rápida.

Gestão de produção

Inclui todas as etapas envolvidas na fabricação de produtos, desde o planejamento até a montagem. O foco do gerenciamento é maximizar os processos produtivos, garantindo a qualidade dos produtos e cumprimento dos prazos.

Gestão reversa

Também conhecida como logística reversa, lida com o movimento dos produtos de volta à cadeia de suprimentos após a venda. O objetivo desse controle é minimizar a insatisfação do cliente e proporcionar soluções que ajudem a empresa a manter sua fidelidade.

LEIA TAMBÉM | Retenção de clientes na indústria: 7 maneiras de aumentá-la

Quais são os tipos de logística?

Logística de suprimentos

A logística de suprimentos abrange as etapas de planejamento, coordenação e gestão de matérias-primas e insumos desde seus fornecedores até as instalações da empresa. Esse tipo de logística ajuda a manter um fluxo constante de materiais, garantindo que a produção e as operações não sejam interrompidas por falta de suprimentos.

Logística de produção

A logística de produção concentra-se na coordenação e gestão dos processos envolvidos na fabricação de produtos. A prática inclui a gestão de recursos, alocação de mão de obra, equipamentos e tecnologias necessárias para a transformação das matérias-primas em produtos acabados.

Logística de distribuição

A logística de distribuição foca no planejamento e na execução do transporte e entrega de produtos. Aqui é preciso tomar decisões sobre rotas de transporte, armazenamento temporário e gestão da cadeia de abastecimento para garantir que os produtos cheguem de forma rápida e segura aos consumidores.

Logística reversa

Esse processo trata da gestão do fluxo de produtos de volta à cadeia de abastecimento após a venda ou uso. A logística reversa é fundamental para minimizar desperdícios, entregar valor ao cliente e garantir a sustentabilidade dos produtos ao longo de seu ciclo de vida.

Logística de terceira parte (3PL)

A logística de terceira parte (3PL) é uma abordagem em que as empresas contratam parceiros externos para gerenciar atividades específicas da cadeia de abastecimento. Essas parcerias podem abranger desde transporte e armazenamento até distribuição e gestão de estoque.

Logística de quarta parte (4PL)

A logística de quarta parte (4PL) possui uma abordagem mais abrangente que a logística de terceira parte porque envolve a gestão integrada de múltiplos fornecedores e parceiros logísticos. Nesse cenário, um parceiro estratégico é responsável por coordenar todas as operações da cadeia de abastecimento, desde a seleção de fornecedores até a entrega final ao cliente.

Quais são as principais ferramentas da logística?

Por envolver muitas etapas, fazer a logística pode ser desafiador para muitos modelos de negócio. No entanto, existem ferramentas que podem simplificar todo o trabalho. Abaixo, veja quais são:

  • WMS: é uma tecnologia que auxilia na gestão e no controle das operações em armazéns. O WMS permite monitorar o estoque, a movimentação de produtos, a organização do espaço e a otimização do fluxo de trabalho;
  • TMS: a solução possibilita planejar, executar e monitorar as operações de transporte, garantindo aos profissionais mais visibilidade de toda a cadeia de transporte;
  • ERP: é uma ferramenta que integra diversos processos e departamentos de uma empresa, incluindo logística, finanças, vendas e produção. Permite o controle e a automatização de processos, fornecendo dados em tempo real para tomadas de decisão mais informadas;
  • MRP: foi desenvolvido para controlar o estoque e a gestão de produção. O MRP ajuda a calcular as necessidades de matérias-primas e componentes com base nas demandas de produtos finais, o que otimiza a aquisição e o uso de materiais.

Como aplicar a logística?

Agora que você já viu tudo que é preciso saber sobre logística, veja os procedimentos para aplicá-la:

1. Estabeleça um planejamento estratégico

É preciso estabelecer um planejamento estratégico detalhado de modo a alinhar os objetivos da empresa com as estratégias logísticas. Nesse planejamento, é preciso definir metas, identificar recursos, analisar riscos e selecionar os indicadores-chave de desempenho (KPIs) que serão usados para acompanhar o progresso do plano.

2. Faça a gestão de suprimentos

Após o planejamento estratégico, será necessário fazer a gestão de suprimentos, a fim de impedir a falta de matéria-prima para a produção. Nessa etapa é importante selecionar quais fornecedores são, de fato, bons parceiros, avaliar negociações de contratos, monitorar os níveis de estoque e fazer a previsão de demanda.

3. Dê início à produção

Uma vez que os materiais são adquiridos, será preciso otimizar as operações da fábrica para garantir eficiência operacional e qualidade dos produtos. Aqui, o uso de sistemas de PCP (Planejamento e Controle de Produção) pode ser interessante.

4. Realize o armazenamento dos produtos

Assim que o produto estiver acabado, a empresa deverá realizar a gestão de estoques para evitar excessos ou faltas. Esse gerenciamento consiste em organizar o espaço de armazenamento, implementar sistemas para rastrear a movimentação de produtos, como é o caso do WMS, e definir estratégias de reposição de estoque com base nas demandas e sazonalidades.

5. Separe, distribua e envie os produtos para transporte

A empresa recebeu um pedido do cliente? Nesse momento, será preciso separar os produtos conforme a nota fiscal, identificar a rota ideal com base no endereço de entrega do cliente e preparar a própria frota — ou entrar em contato com um parceiro — para o processo de transporte.

O objetivo aqui é assegurar que o produto chegue em perfeito estado, dentro do prazo estipulado.

6. Preste um atendimento premium ao cliente

Mesmo após a entrega do produto, a logística não para. Se o cliente não se sentir satisfeito com a compra, será necessário que a empresa preste um atendimento de qualidade para tornar o processo de devolução simples e assegurar que o cliente saia realmente satisfeito. Para isso, é importante construir uma estratégia de logística reversa.

A logística é desafiadora devido ao grande número de operações. Porém, por ser determinante para a empresa, é preciso buscar formas de torná-la simples e fácil de ser praticada.

Algumas das melhores estratégias para esse fim envolvem investir em boas tecnologias, qualificação técnica e profissionais especializados. Dessas medidas, quais você pretende adotar para simplificar a logística do seu negócio? 

Gostou do conteúdo? Então acompanhe nosso blog para ficar por dentro de todas as novidades!

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