Existe uma série de informações geradas em sua empresa que acabam desaproveitadas pela simples ausência de um bom sistema voltado a isso.
Mas o grande problema é a perda de oportunidades de contar com informações extremamente valiosas, capazes de mudar o rumo do negócio, aumentando as vendas e potencializando os lucros.
Por esse motivo, muitas vezes surgem perguntas sobre quando e como tomar cada passo em busca da comercialização. Porém, a boa notícia é que há uma forma de prever esse processo: conhecer o ciclo de venda do cliente!
Ao longo do artigo, explicamos o que é o ciclo de venda e como entendê-lo. Então acompanhe e faça bom proveito do conteúdo!
O que é o ciclo de venda do cliente?
Trata-se de um processo que inicia quando uma pessoa ouve falar de sua empresa pela primeira vez. Ela então passa pelo momento em que pesquisa, faz a compra, utiliza o produto e, por fim, realiza novas compras até deixar de ser consumidora.
Em outras palavras, o ciclo de vendas é um processo que auxilia o planejamento de cada ação, além do monitoramento das fases de uma negociação.
Portanto, esse entendimento se transforma em um elemento garantidor da conclusão de um negócio.
Conhecer esse conceito, bem como as etapas pelas quais ele perpassa, possibilita que a marca crie estratégias mais específicas e eficazes para aumentar o número de clientes, a taxa de retenção e o ticket médio. Por isso, acompanhe as fases do ciclo de venda:
- segmentação;
- aquisição, ou seja, a atração de consumidores adequados ao produto ou serviço;
- rentabilização, que é efetivamente a venda para essas pessoas;
- retenção, que significa vender mais para um mesmo cliente;
- recuperação, reunindo técnicas à procura da volta de um consumidor que parou de comprar.
Como entender o ciclo de venda?
Agora que você já sabe o que é ciclo de venda e os principais benefícios, explicamos de que modo entender a fundo o termo. Continue a leitura!
Domine o funil de vendas
O primeiro passo consiste em definir o funil de vendas. Afinal, isso possibilita que você tenha em mente todas as etapas pelas quais um cliente passa até chegar ao momento de se desvincular de seu estabelecimento.
Faça a segmentação
Separe as pessoas que, de fato, teriam mais interesse em fazer negócios com sua empresa. Nesse caso, é necessário avaliar o perfil de cada cliente, suas dores, medos e dificuldades, direcionando a comunicação especificamente para esses perfis, incrementando a taxa de conversão.
Defina indicadores
Outro passo relevante está na definição de indicadores. Esses elementos cumprem papel necessário para que você analise cada uma das fases mencionadas.
Com eles, verifica-se o estado do processo de segmentação, a partir de uma observação a respeito de determinadas ações — se elas trazem mais clientes ou não, entre outros aspectos.
Utilize sistemas de gestão
Por fim, não há como fazer nenhuma dessas etapas de maneira eficaz sem contar com um bom sistema de gestão. Esse recurso auxilia no controle das informações coletadas, fornecendo relatórios sobre o processo de vendas e facilitando, portanto, a tomada de decisões por parte dos gestores.
Hoje em dia, os sistemas mais utilizados são os ERPs, como o FoccoERP. Esse tipo de software de gestão consegue trabalhar de forma totalmente integrada a outros setores do negócio.
O resultado? Ganho de agilidade nos processos e redução de retrabalhos manuais, que demandam mais tempo para execução.
Quais as vantagens de definir um ciclo de vendas?
Você deve estar se perguntando a razão pela qual deve entender todo esse processo e definir etapas de venda.
De modo geral, todo gestor deve alinhar os objetivos e as metas estabelecidas pela empresa conforme a estratégia do seu negócio. Isso também deve ocorrer com o processo de compra do cliente. Portanto, ao considerar o ciclo de vendas em suas decisões, a empresa passa a contar com muitos benefícios. Confira os principais deles!
Melhor conhecimento sobre o cliente
O acompanhamento feito por meio das vendas, de certa maneira, permite identificar alguns padrões, hábitos e preferências dos clientes de uma marca.
Conhecer o perfil do consumidor através dessa avaliação ajuda na realização de projetos e na reformulação do processo de vendas. Dessa forma, seu negócio recebe um acréscimo de competitividade.
Maior previsibilidade de vendas
O ciclo de vendas é constante. Então, depois de um certo tempo, as vendas começam a ficar previsíveis, sendo possível medir indicadores como número médio de conversões, fechamentos em determinado período, ticket médio etc.
A capacidade de previsão, tanto dos lucros quanto dos gastos, possibilita o investimento em projetos de longo prazo, como os que exigem aplicação frequente. Dessa forma, a previsibilidade de vendas faz com que os gestores possam correr certos riscos, já que há a garantia de um valor fixo a favor da companhia.
Ganho de agilidade
Quando os ciclos demoram, atrasam o crescimento da marca e representam a ineficiência das estratégias de marketing empregadas.
Nesse caso, a comparação do período de duração entre os ciclos anteriores auxilia o direcionamento da organização na hora de melhorar os processos, focando sempre em reduzir o tempo para o fechar um negócio.
Alinhamento eficiente entre os times de marketing e vendas
Outro fator importante: o ciclo de vendas também ajuda a alinhar melhor os setores de marketing e de vendas. Afinal, permite que eles mostrem pontos a serem aperfeiçoados dentro da geração e nutrição de leads.
A função de cada área se define de maneira periódica. Ou seja, o resultado de um processo é utilizado pelo próximo e assim por diante, até que o ciclo recomece.
Como um ERP auxilia diretamente o ciclo de venda?
Existem inúmeras ferramentas que facilitam as operações e oferecem ganhos de produtividade e competitividade. Como vimos, o EPR (Sistema de Gestão Empresarial) é uma delas.
Seu principal objetivo é fornecer recursos para a empresa conduzir os processos dos setores fundamentais para a sobrevivência do negócio, como financeiro, compras, estoque e vendas. Assim, o ERP encurta o ciclo de vendas, integra-se aos canais, fornece dados essenciais para captar e fidelizar clientes e ainda permite acompanhamentos e relatórios.
Ou seja, o sistema de gestão é uma solução prática e inteligente. Ela reduz significativamente a burocracia do negócio e a incidência de erros, melhorando o desempenho dos colaboradores e aumentando as vendas.
Como você percebeu, o ciclo de venda é crucial para assegurar o sucesso de um negócio. E a melhor parte disso tudo? Ele pode ser implementado de forma muito simples, se você contar com a ajuda das soluções tecnológicas existentes hoje em dia no mercado!
Então, gostou do artigo? Se quiser saber um pouco mais sobre o sistema ERP, entre em contato conosco! Nossa equipe está pronta para sanar todas suas dúvidas e necessidades.