Um dos principais estudos sobre competitividade, realizado pelo IMD Competitiveness Center em parceria com a Fundação Dom Cabral (FDC), mostra que o Brasil caiu duas posições em 2022, e é o 59º no ranking de competitividade global.
Competitividade global é diferente da competitividade empresarial, sabemos disso. De qualquer forma, esse estudo mostra que gerar fatores e competências que possibilitem alcançar um crescimento econômico de longo prazo é um problema interno e que atinge, também, a cultura das empresas.
Hoje, as organizações que não investem em inovação perdem espaço no mercado. Mas por que muitos gestores continuam negligenciando a competitividade? Será que é porque não sabem que ações aplicar para sobressair à concorrência?
Neste post, explicamos o que é competitividade empresarial, por que é importante insistir nela e de que forma desenvolver diferenciais competitivos para se destacar das concorrentes.
Boa leitura!
O que é competitividade empresarial?
A competitividade empresarial está relacionada à capacidade de um negócio se manter competitivo. Sabemos que as empresas competem muito entre si e, nesse contexto, ocorre que nem todas conseguem se destacar.
Muitos empresários acreditam que, para sobressair no mercado, basta obter um bom faturamento no mês. Mas será que só isso é suficiente?
A resposta é: não.
A empresa também deve fazer com que a sua marca tenha autoridade e, para tanto, precisa garantir a melhoria contínua. E mais: que todos os integrantes da equipe estejam motivados em prol do mesmo objetivo.
Do contrário, será praticamente impossível gerar constância nas vendas, proporcionar um bom atendimento ao cliente e se tornar destaque no mercado.
A importância de insistir na competitividade empresarial
Como vimos no início do texto, de um tempo para cá o número de negócios aumentou drasticamente. E, como consequência disso, a concorrência tornou-se muito mais acirrada.
Antigamente uma empresa conseguia dominar um segmento, porque nem todas as pessoas que desejam empreender tinham acesso a recursos. Mas agora a realidade é outra.
Com a internet, qualquer pequeno negócio pode alcançar uma grande quantidade de clientes e até mesmo superar as empresas mais tradicionais.
Ou seja, hoje, a marca que quer se manter competitiva precisa entregar um diferencial e gerar valor para o cliente. Só assim poderá ser lembrada em uma decisão de escolha e, com isso, obter bons resultados.
Além disso, estimativas do FMI dão conta de que o Brasil, apesar de registrar crescimento mais baixo em comparação com outros países, deve voltar à lista das 10 maiores economias do mundo em 2023.
O que essas informações significam? O crescimento econômico também é medido pelo número de empresas criadas. Ou seja, quanto mais organizações são criadas, mais desafiador é se diferenciar, o que é um ótimo motivo para investir na competitividade do negócio.
A análise competitiva como ferramenta de diferenciação no mercado
Investir em estratégias para criar diferenciais competitivos em seu negócio é cada vez mais importante. Para medir com precisão a qualidade da competitividade de sua empresa, a análise competitiva é uma estratégia necessária.
Tal avaliação permite entender as condições atuais e potenciais dos concorrentes, por meio de pesquisas sobre suas vendas, marketing e produtos ou serviços.
A análise competitiva é fundamental para orientar sua empresa em relação à concorrência. Os resultados podem mostrar os pontos fortes e fracos dos concorrentes. Isso se torna a base para definir um panorama do cenário competitivo.
Daí é possível verificar a competitividade do seu negócio, medindo seus pontos fortes no contexto da concorrência empresarial. Se a empresa considerar que sua vantagem competitiva está reduzida, deve-se reformular a estratégia para criar diferenciais competitivos e superar os concorrentes.
Em resumo, a análise competitiva é a solução ideal para sua empresa investir em sua competitividade.
Análise de concorrência X análise competitiva
Vale destacar que análise competitiva é diferente de análise de concorrência. Esta é uma prática de monitorar seus concorrentes de forma regular, ou seja, empresas que ofertam produtos ou serviços semelhantes aos seus.
A análise competitiva é uma ferramenta que ajuda as empresas a descobrir não apenas quem são seus concorrentes, mas também quais são suas soluções, qual é seu posicionamento no mercado e quais são seus pontos fortes e fracos. Portanto, é uma estratégia abrangente, focando em diversos aspectos de uma organização.
Os benefícios da análise competitiva
A compreensão geral do cenário competitivo é o principal resultado da análise competitiva. Além disso, há outras vantagens a serem utilizadas por uma empresa que realiza análises competitivas. Abaixo estão algumas delas.
1. Proposta UVP
As análises competitivas ajudam a identificar a Proposta de Valor Única (UVP) de um negócio. Esta diferenciação sobre os concorrentes atuará como suporte para a futura formulação de estratégias de negócios.
2. Pontos fortes dos concorrentes
A análise competitiva oferecerá dados sobre os pontos fortes dos concorrentes. Esta visão crucial ajudará a empresa a garantir a relevância de seus produtos ou serviços diante das condições atuais do mercado.
3. Oportunidades para novas estratégias
Além de conhecer os pontos fortes dos concorrentes, a análise competitiva também revela seus pontos fracos. O que abre oportunidades para implementar novas estratégias que não foram realizadas pelos concorrentes até agora.
4. Manter a relevância do produto
As análises e comentários dos clientes sobre os produtos concorrentes também podem ser explorados em profundidade. Os resultados mostrarão as fraquezas dos concorrentes.
Assim, a empresa pode construir um produto que atenda às necessidades dos consumidores especificamente relacionadas e preenchendo as lacunas das fraquezas dos concorrentes. E com isso a experiência do cliente será muito mais satisfatória.
5. Fornecer benchmark de desempenho
A análise competitiva pode servir como uma referência de realização. Por sua vez, isso pode ser utilizado para avaliação de desempenho futura.
Quais são os riscos de não garantir diferenciais competitivos
A empresa que não investe em sua competitividade enfrenta riscos que podem afetar seus resultados. Conheça os principais:
Reputação empresarial comprometida
A reputação de uma empresa é um dos ativos mais importantes e pode ter efeito direto em sua capacidade de criar diferenciais competitivos e permanecer lucrativa. Esta reputação pode ser positiva ou negativa e geralmente está relacionada à percepção pública dos seguintes fatores:
- Valores da empresa;
- Qualidade dos produtos e serviços que uma empresa oferece;
- Imagem da marca da empresa;
- Implementação de práticas de ESG (Environmental, Social and Governance);
- Privacidade do cliente e segurança de dados;
- Diversidade e inclusão na contratação.
É importante que as empresas gerenciem sua reputação com cuidado, pois a percepção do público pode mudar muito rapidamente com base em eventos menores que ganham força.
Redução do número de vendas
Ao não ver diferenciais competitivos na empresa, o consumidor pode optar pela concorrência, o que pode fazer sua organização ter as vendas afetadas.
É importante lembrar que a análise competitiva ajuda o gestor a identificar os pontos fortes e fracos de uma organização e é com base nisso que ele recomenda melhorias visando o alcance de resultados positivos.
Insatisfação do consumidor
A competitividade se refere ao conjunto de elementos que fazem parte de uma empresa, como a qualidade do seu atendimento, produtos e serviços.
O que isso quer dizer? Se uma organização não investir na qualidade de suas soluções e processos, não se diferenciará no mercado e sem dúvida terá clientes insatisfeitos.
Crescimento empresarial lento
Um dos principais fatores que fazem uma empresa crescer é a competitividade. É com base nesta estratégia que ela inova, melhora seus processos e soluções e garante a satisfação dos seus clientes.
Consequentemente, as organizações que não investem em sua competitividade crescem lentamente, atrasando o alcance de seus objetivos de longo prazo.
Saúde financeira afetada
Para ter saúde financeira, as empresas precisam observar o comportamento do mercado e investir continuamente em sua competitividade.
Portanto, as organizações que não se atentam para essa questão, sem dúvida, podem comprometer suas finanças.
Desmotivação dos colaboradores
Investir em competitividade não serve apenas para que as empresas obtenham um melhor desempenho nas vendas, mas também para manter sua força de trabalho motivada.
Afinal, ao investir em sua competitividade, as organizações podem implementar tecnologias que facilitam a realização de processos que fazem parte do seu dia a dia. Com isso, sua equipe consegue obter melhores resultados com menos esforço, ficando satisfeitos e motivados.
Além disso, eles podem sentir orgulho em trabalhar em uma organização que investe em inovação.
Como a empresa pode se diferenciar em um cenário competitivo?
Existem várias formas da empresa se diferenciar dos concorrentes em um cenário competitivo. Abaixo, veja algumas delas:
1 – Entregue produtos e serviços de qualidade
Uma das estratégias é assegurar a entrega de produtos e serviços de qualidade. Isso pode parecer óbvio, mas muitos negócios tentam surpreender tanto os seus clientes que acabam esquecendo de fazer o básico.
Assim sendo, nossa dica não poderia ser outra senão focar em entregar bons produtos e serviços para proporcionar a melhor experiência possível ao cliente.
2 – Otimize as entregas
A otimização das entregas é outro ponto-chave para o sucesso de qualquer negócio. Os clientes estão mais exigentes e não querem mais esperar para receber suas mercadorias.
As compras online contribuíram para essa mudança, sem dúvida. Antes as pessoas não se importavam tanto em esperar por um pedido, mas agora existe mais praticidade e por isso querem que todo o processo seja rápido.
3 – Preste um bom atendimento e pós-venda
Prestar um bom atendimento é outra estratégia importante para a empresa se sobressair.
Isso porque se um potencial cliente entra em contato e não recebe a resposta que está procurando ou não é atendido corretamente, ele não vai pensar duas vezes em ir para a concorrência fechar negócio.
O pós-venda também merece atenção especial. De que adianta prestar um bom atendimento no começo e ignorar o cliente após ele adquirir o produto? A empresa que quer se tornar uma referência precisa, portanto, manter um bom relacionamento. E, de preferência, sempre investir em melhorias.
4 – Faça a precificação correta dos produtos
Uma precificação correta é essencial para garantir uma boa margem de lucro. É comum ver empresários oferecendo o mesmo preço que seus concorrentes, mas isso é um “tiro no pé” e pode, inclusive, acabar em prejuízos.
Qualquer negócio tem seus próprios custos e particularidades. A empresa precisa, portanto, conhecer quais são as despesas do seu negócio e fazer a precificação de modo que o cliente e a marca sejam beneficiados.
5 – Controle a capacidade de produção e entrega
O controle da capacidade de produção e entrega é outro fator que exige atenção. Não adianta a empresa fechar um grande número de pedidos se não conseguir produzir e realizar as entregas no prazo.
Ter controle sobre a capacidade de produção e entrega é uma forma de assegurar que os produtos vão chegar com qualidade e na data prevista ao cliente.
6- Aposte em boas estratégias de marketing
As estratégias de marketing também contribuem para a competitividade.
É por meio de um planejamento de marketing que a empresa vai conseguir elaborar boas estratégias para então alcançar o público certo, trabalhar melhor os seus preços e cuidar da imagem da marca.
7 – Invista em inovação para garantir a competitividade empresarial
Investir em inovação é outra forma excelente para a empresa se destacar.
A melhoria de processos, o aprimoramento de produtos e a implantação de um software de gestão são exemplos de ações simples e inovadoras, e que podem fazer muita diferença nos resultados.
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