“Os livros são o tesouro precioso do mundo e a digna herança das gerações e nações.” — Henry David Thoreau.
Estamos vivendo uma era onde tudo está conectado e as pessoas podem acessar conteúdos de qualquer lugar, apenas pelo smartphone. A facilidade deixou todos mais cômodos e, com a tecnologia, perdemos um pouco o hábito de sentar em uma poltrona, relaxar e ler um bom livro.
Mas mesmo que informações sejam lançadas em massa na internet, não podemos esquecer que os livros sempre foram preciosos para adquirir conhecimento. Ainda mais quando envolve obras focadas no crescimento pessoal e profissional.
Neste artigo, usaremos a internet para apresentar a você, empreendedor e gestor, quais são os 7 livros indispensáveis sobre negócios e como cada uma dessas obras pode beneficiar você e a sua empresa. Esperamos que goste!
1. Pai Rico, Pai Pobre
Pai Rico, Pai Pobre se tornou o primeiro best-seller dos autores Robert Kiyosaki e Sharon Lechter. E não é para menos. O livro é tratado como um clássico da educação financeira, que mostra que ter controle sobre o dinheiro é uma das coisas mais importantes para alguém ter sucesso.
A escola prepara as crianças para o mundo real?
Esse questionamento é feito logo nas primeiras páginas do livro, indicando que só ter notas altas não é o bastante para deixar os jovens preparados. Além disso, os ensinamentos passados na obra podem ser utilizados até hoje para inspirar e despertar a inteligência financeira do leitor.
2. Como fazer amigos e influenciar pessoas
O livro “Como fazer amigos e influenciar pessoas” também é considerado uma obra-prima da literatura. Aqui, Dale Carnelie cita quais são os pilares que o leitor precisa seguir para desenvolver estratégias comunicativas e melhorar o seu relacionamento com as pessoas.
Na época em que o livro foi lançado, a obra vendeu cerca de 3 milhões de cópias. E desde sua data de publicação — outubro de 1936 —, o volume de exemplares vendidos já ultrapassou 50 milhões.
3. O Monge e o Executivo
O livro escrito por James C. Hunter conta a história de um homem de negócios bem-sucedido chamado John Daily, que de uma hora para outra percebe que está fracassando como pai, marido e chefe.
Essa percepção faz com que o protagonista da história decida viajar para um retiro espiritual, onde conhece um monge beneditino chamado Simeão. Após o encontro, o monge começa, então, a passar ensinamentos importantes sobre liderança para John.
A obra é leitura obrigatória para todos os empresários e gestores que querem melhorar a comunicação com o time, reforçar laços e se tornar um líder de sucesso.
4. Os segredos da mente milionária
O livro sobre negócios “Os segredos da mente milionária”, de T. Harv Ecker, é uma obra que busca mudar o conceito que as pessoas geralmente têm sobre o dinheiro.
Nesse sentido, explica quais são os hábitos que as pessoas bem-sucedidas possuem e porque o modo de pensar e agir distingue os ricos dos demais.
“A maioria das pessoas associa dinheiro a prazer imediato. Para mim, ele deve ser acumulado para proporcionar liberdade.” – T. Harv Eker.
A obra pode ser um divisor de águas para as pessoas, ajudando gestores e empresários a mudarem o seu mindset e a focarem mais em hábitos e comportamentos que realmente trazem retorno.
5. A essência do líder
A essência do líder, de Warren Bennis, é outra obra que está na lista de leituras obrigatórias para todos os empresários. O autor, considerado o cabeça dos gurus de liderança pela revista Forbes, mostra que líderes não nascem líderes: eles são feitos.
Para muitos leitores, a obra serve como fonte de insights para identificar as características de um bom líder e quais estratégias devem ser colocadas em práticas para se tornar um.
6. O Gestor Eficaz
Na obra “O Gestor Eficaz”, Peter Drucker, considerado pai da gestão moderna, mostra quais são as práticas essenciais para um profissional atingir o máximo de produtividade e alcançar o sucesso.
O livro foi publicado pela primeira vez em 1966, e até hoje é um sucesso de vendas por ajudar os gestores a terem disciplina e a executarem o que for preciso para o alcance das metas.
7. A Arte da Guerra (Sun Tzu)
“A Arte da Guerra”, de Sun Tzu, é considerado um dos livros sobre negócios mais antigos, uma vez que fala sobre pensamento estratégico e liderança.
O tratado, escrito no reino do Imperador Qianlong, no século XVIII, pelo próprio general Sun Tzu, é composto por treze capítulos e cada um deles trata, de forma racional, de estratégias que podem ser aplicadas para vencer uma guerra.
Embora tenha sido escrito com foco na estratégia militar, as lições presentes na obra são aplicadas até hoje por líderes que querem aprender a direcionar suas equipes e melhorar a tomada de decisão.
E então, quais desses livros sobre negócios você já leu ou pretende incluir na sua leitura?
Se gostou do conteúdo, continue lendo o nosso blog para se manter atualizado sobre tecnologia e gestão de negócios!
