Se você está em busca de uma campanha de marketing com efeitos positivos no lançamento de novos produtos, na conquista e fidelização de novos clientes, no aumento das vendas com superação de metas e na melhora da performance e da produtividade, tenha em mente que a melhor opção é o marketing de incentivo.
Apesar de, inicialmente, essa estratégia de estímulo ter sido implementada apenas por organizações de grande porte, hoje é bastante comum ver pequenos empreendimentos em busca de mais incentivo para os seus colaboradores. No entanto, é fundamental que haja um engajamento real por parte do responsável pela campanha.
Por isso, neste post, mostraremos tudo a respeito de marketing de incentivo: seu conceito, como ele funciona na prática, como isso pode impactar positivamente os resultados do negócio, além das principais ações para usar com o seu time de vendedores e obter muito sucesso com essa campanha. Continue a leitura e confira!
O que é e como funciona o marketing de incentivo na prática?
Marketing de incentivo é o conjunto de ações que tem o intuito de motivar tanto os colaboradores quanto os grupos de trabalho por meio de premiações aos que atingem os objetivos e metas propostas pela empresa.
Para que uma campanha desse tipo seja realmente efetiva, ela deve ser apoiada, basicamente, em três pilares: motivação, reconhecimento e recompensa. Porém, obviamente, nada funcionará se a ação não estiver alinhada tanto às expectativas dos colaboradores quanto às da organização. Se qualquer uma dessas partes não estiver por dentro dos reais propósitos, todos os estímulos terão sido em vão.
Por outro lado, quando há uma materialização dos objetivos do empreendimento, isso deve naturalmente promover uma contrapartida a todo o time, a qual pode vir por meio de comissões de vendas, folgas remuneradas, cursos de aperfeiçoamento, premiações em valores, vouchers em hotéis e restaurantes, viagens e todo tipo de ação que estimule e valorize a boa performance.
Como isso pode impactar positivamente os resultados do negócio?
Partindo do princípio e da simples ideia de que o ser humano age com base em sua motivação, ou seja, que tomamos atitudes quando temos motivos para isso, o marketing de incentivo procura criar estratégias a fim de envolver todos os colaboradores.
Dessa forma, proporciona satisfação e realização pessoal e outras carências que os indivíduos buscam suprir. Conforme as pessoas têm todos esses aspectos atendidos, elas se sentem mais motivadas.
Empresas que desenvolvem planos eficazes de marketing de incentivo ingressam em uma espiral, produzindo um contingente de funcionários satisfeitos, altamente produtivos e envolvidos com os propósitos da marca. Estes, por sua vez, constantemente trazem resultados crescentes para o negócio. Essas ações retornam aos colaboradores na forma de recompensas e prêmios e assim sucessivamente, formando um próspero círculo virtuoso.
Nesse cenário, ambientes organizacionais saudáveis são fruto de alguns fatores, como gestores e times de colaboradores comprometidos e engajados com os objetivos da instituição. Contudo, é preciso reforçar que todo esse envolvimento — popularmente conhecido como “vestir a camisa da empresa” — é diretamente dependente de reconhecimento e recompensa.
Quais são os passos para usar o marketing de incentivo com o time de vendedores?
Antes de tudo, é fundamental determinar o principal motivo para implementar esse tipo de campanha. Para tanto, deve-se compreender profundamente a cultura da empresa, conhecer bem o mercado e até analisar a concorrência.
Dessa forma, você terá em mãos um diagnóstico detalhado, algo essencial para executar um plano estratégico completo. Em seguida, apresentaremos as principais passos de uma campanha de marketing de incentivo.
Realize um planejamento prévio
Ao estruturar um bom planejamento, é essencial que as ações sejam baseadas em conquistar a motivação de todos os envolvidos, em demonstrar reconhecimento pela performance atingida e em recompensar pelo alcance das metas.
Defina objetivos claros
Vale destacar que, durante todo o processo, as metas de vendas estipuladas devem ser realistas, ou seja, possíveis de serem alcançadas, visto que, caso contrário, ao perceber que os objetivos são praticamente inatingíveis, o tiro pode sair pela culatra, e os colaboradores acabam se sentindo desmotivadas a participar.
Escolha as premiações
Trata-se de uma etapa muito importante, pois desenvolver uma campanha de incentivo em que os prêmios não são interessantes para os colaboradores será em vão. É claro que cada organização conta com uma realidade financeira distinta para trabalhar esse aspecto. Porém saiba que as consequências desse tipo de ação tendem a ser maiores que os recursos aplicados.
Determine prazos
Além de claras, mensuráveis e alcançáveis, as metas precisam ter em um prazo determinado. Estipular objetivos sem um espaço de tempo definido para alcançá-los deixa a campanha vaga e pode significar que as coisas não vão dar certo.
Divulgue os critérios utilizados
Após a definição de todos os passos do planejamento, a próxima etapa é a divulgação dos critérios utilizados na campanha para toda a empresa. A ideia é promover o marketing de incentivo como algo que reconhecerá o talento, o trabalho e o esforço de cada colaborador que faz parte do processo.
Valorize a campanha
No intuito de manter o engajamento dos colaboradores em alta, não limite a campanha apenas às cerimônias de divulgação e premiação. Enquanto as ações estiverem em vigor, valorize o processo ao estimular os times com feedbacks, críticas construtivas e sugestões. A melhor maneira de fazer isso é demonstrando interesse pelos trabalhos que são executados. Afinal, esse é um meio de injetar ânimo em todos os envolvidos.
Por fim, chega a hora de analisar quais foram os resultados obtidos com a estratégia de marketing de incentivo. Para isso, verifique se as metas e objetivos foram alcançados e o que o empreendimento efetivamente ganhou com essa ação. Não se esqueça também de avaliar as métricas definidas na fase de planejamento e de criar um relatório gerencial final, que servirá como base para os planos e estratégias das próximas ações.
Gostou deste post? Compreendeu como o marketing de incentivo é capaz de melhorar os resultados de sua empresa? Então, veja também como alinhar e integrar os setores de marketing e vendas!