O mercado está exigindo indústrias cada vez mais inteligentes e eficazes para atender a demanda e as necessidades do consumidor. Uma forma de deixar a fábrica inteligente e produtiva envolve a aplicação de tecnologias como realidade virtual e realidade aumentada.
Mas será que as empresas sabem como introduzir essas tendências dentro do parque fabril?
Veja, neste post, qual a diferença entre realidade virtual e aumentada, como essas tecnologias podem beneficiar a indústria e como aplicá-las dentro do seu negócio.
O que é realidade virtual? E a realidade aumentada?
Os termos realidade aumentada e realidade virtual até podem ter a nomenclatura semelhante. No entanto, seus significados estão longe de serem iguais.
A realidade virtual envolve a criação de um ambiente 100% digitalizado que imita o mundo real, e que faz com que os usuários fiquem imersos nessa experiência. Já a realidade aumentada, por outro lado, busca trazer conteúdos digitais para o mundo físico.
Ou seja, enquanto a realidade virtual tenta “levar” o mundo real para o mundo digitalizado, a realidade aumentada procura transportar elementos do mundo digital para o mundo real.
Confuso? Vamos explicar…
O Pokémon GO é um jogo eletrônico que alcançou grande popularidade por usar a realidade aumentada. Nele, o jogador precisa acessar o aplicativo, abrir a câmera do smartphone e apontar para o local indicado para visualizar a criatura “materializada” na tela do celular. E, assim, realizar a captura.
No caso desse jogo, a realidade aumentada foi responsável por “trazer” os pokémons (elementos do mundo digital) para dentro do smartphone dos usuários.
Já no caso da realidade virtual, a situação é um pouco diferente. Em vez de um jogador acessar um elemento do mundo digital, ele é praticamente inserido dentro do cenário digitalizado por meio de tecnologias que possibilitam essa “passagem”. É o caso, por exemplo, de um óculos VR (virtual reality). Ou seja, com esse dispositivo, é como se o player “fechasse” os olhos e acordasse em outra dimensão.
Embora os dois exemplos acima estejam relacionados ao segmento de jogos, ambas as tecnologias (realidade virtual e realidade aumentada) foram desenvolvidas para beneficiar diferentes setores. E isso inclui, claro, a indústria.
Como as realidades virtual e aumentada podem ajudar a indústria
Agora que já explicamos qual é a diferença entre a realidade virtual e a realidade aumentada, deixe-nos mostrar como essas tecnologias podem ajudar a indústria:
1- Aumento de produtividade
Já pensou se conseguir visualizar todo o chão de fábrica e acompanhar cada uma das etapas do processo produtivo na tela do smartphone?
Pois bem, com a integração da realidade virtual e aumentada, isso é possível! E essa visão pode contribuir para a indústria aumentar a produtividade do parque fabril e até melhorar a tomada de decisão.
2- Suporte à resolução de problemas
Uma vez que se pode realizar reuniões no “mundo virtual” e estreitar a comunicação por meio de dispositivos e aplicativos com Inteligência Artificial (IA), a indústria pode oferecer suporte aos integrantes da equipe em tempo real. Inclusive solucionando problemas do cotidiano.
3- Treinamento e simulação de tarefas
Uma das vantagens da realidade virtual e realidade aumentada é que as tecnologias entregam aos seus usuários conteúdos mais interativos e visuais.
Isso significa que a indústria pode usar desses mecanismos para simular tarefas, aumentar a segurança na execução dos trabalhos e até simplificar treinamentos.
4- Redução de custos
Ao contar com a possibilidade de aplicar treinamentos, acompanhar os processos na tela de um smartphone e otimizar a execução das tarefas com a aplicação dessas tecnologias, a indústria pode, consequentemente, reduzir os custos logísticos e de produção. Diminuindo, assim, o tempo de serviço e até mesmo eliminando o índice de acidentes.
5- Transformação digital
Outro benefício de aplicar a realidade virtual e a realidade aumentada dentro da indústria é que as tecnologias ajudam a manter a empresa atualizada e mais moderna.
Nesse sentido, hoje, investir na transformação digital é importante para manter os negócios competitivos, além de atenuar e solucionar problemas tradicionais com mais facilidade.
6- Maior competitividade
Com o mercado cada vez mais competitivo, a indústria não pode correr o risco de perder desempenho e clientes.
Assim sendo, precisa apostar em soluções que ajudam a manter a sua competitividade alta, e as realidades aumentada e virtual auxiliam nesse propósito.
Realidade virtual e realidade aumentada: como aplicar na empresa?
A aplicação da realidade aumentada e virtual na indústria pode ser realizada por meio de ferramentas que utilizam Inteligência Artificial, funcionam em ambientes 3D ou podem ser integrados a outras tecnologias.
No caso da qualificação de profissionais, por exemplo, a empresa pode usar as tecnologias para realizar treinamentos interativos e imersivos, usando óculos que introduzem os integrantes da equipe a um ambiente 3D realístico.
Já para otimizar a comunicação interna entre os colaboradores, utilizar videochats (transmissão bidirecional de voz e imagem por meio de dispositivos móveis) ajudam a diminuir o tempo de resposta e a melhorar a experiência na hora de executar tarefas.
A indústria também pode usar as tecnologias para que os técnicos consultem históricos, tutoriais e manuais, a fim de identificarem os problemas em máquinas e equipamentos em tempo real. Também para fazerem os reparos a distância por meio de óculos especiais de RA (Realidade Aumentada).
Para melhorar a produtividade e expandir a gestão da empresa, você pode recorrer a um software de gestão como o FoccoERP que, além de integrar departamentos, funciona em nuvem e está alinhado a outras tecnologias como Machine Learning, IoT (Internet das Coisas) e Big Data.
Como a realidade aumentada e a realidade virtual ainda são novidades, a indústria pode ficar insegura na hora de aplicar essas tecnologias. Assim, investir em uma ferramenta como o ERP pode ser a solução mais prática para acompanhar a transformação digital, modernizar processos e seguir essas tendências.
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