O comportamento do cliente mudou e com isso houve um crescimento enorme no uso da internet. As pessoas estão cada vez mais habituadas a fazer compras online, interagir com a marca e pesquisar produtos capazes de resolver seus problemas. Ou seja, estar nas redes sociais é praticamente uma obrigação.
Quer saber mais sobre como as redes sociais para indústrias podem ajudar nas estratégias de marketing da sua empresa? Então continue a leitura para aprender a explorar o potencial dessas redes!
Redes sociais: qual é o potencial das ferramentas?
De acordo com o Digital 2022 Global Overview Report, relatório elaborado pela WeAreNow em parceria com a HootSuit, o ambiente digital tem um enorme potencial. A pesquisa revelou que 4,95 bilhões de pessoas usam a internet, e que desse número 4,62 bilhões são usuários ativos das redes sociais.
Em um ano, houve um aumento de mais de 10% no número de usuários ativos e a expectativa é que essa quantidade seja ainda maior nos próximos anos. Dentre o número total de usuários da internet, 92,1% utilizam dispositivos celulares, contra 71,2% que usam computadores ou notebooks.
Foi constatado, ainda, que as pessoas gastam cerca de 6 horas e 58 minutos diários usando a internet. Enquanto que o tempo destinado ao uso das redes sociais corresponde a um total de 2 horas e 27 minutos.
Sem dúvida, o crescimento das redes sociais é inegável. Os gráficos na pesquisa também mostram que o uso desses canais só aumentou desde 2012 até 2022. Para ter ideia, só na América do Sul, 79% da população é usuária ativa das redes.
Com base nesses dados, é perceptível que temos um grande mercado a ser explorado e que o impacto da internet é enorme. Assim, não surpreende que a maior parte das empresas já esteja investindo em presença digital.
Por que a indústria precisa estar nas redes sociais?
Como dissemos, um grande número de empresas está presente nas redes sociais. Marcas reconhecidas como Amazon, Natura e McDonald ‘s, por exemplo, investem muito dinheiro para atrair seguidores e obter bons resultados no ambiente online.
Para as organizações que atuam no meio industrial, a importância de estar nas redes é a mesma. Isso se não quiserem perder a oportunidade de garantir os benefícios que as redes sociais proporcionam.
Abaixo, veja quais são esses benefícios:
1 – Captação de mais clientes
Ao estar presente nas redes sociais, a marca aumenta a chance de ser descoberta por pessoas que ainda não conheciam seu produto. Ou seja, existe a possibilidade da empresa aumentar o seu alcance e captar mais clientes.
2 – Custo baixo
Para uma empresa, o custo de investir nas redes sociais é relativamente baixo. Isso em comparação a outras estratégias de marketing usadas para promover a marca.
É claro que existe o gasto com profissionais para criar conteúdos e fazer anúncios. Entretanto, esse é um custo pequeno que traz grandes resultados.
3 – Maior credibilidade para a imagem da marca
Outro benefício das redes sociais para indústrias é que esses canais ajudam a gerar mais credibilidade para a marca. A empresa consegue alcançar maior visibilidade e, com a estratégia correta, transmitir mais confiança para o cliente.
4 – Acompanhar as tendências do mercado
A empresa que não acompanha as tendências de mercado corre o sério risco de ficar para trás dos concorrentes.
As redes sociais já são tendência e tudo indica que continuará assim por muito tempo. Então, se a indústria quer se manter atualizada, também precisa estar inserida nesse meio.
5 – Segmentação do mercado
Até pouco tempo, era praticamente impossível saber quem realmente tinha acesso a um anúncio. Com as redes sociais, essa realidade mudou drasticamente.
Agora, é possível segmentar o público exato que a empresa quer atingir com a publicidade. E, para certificar que a estratégia está gerando bons resultados, a empresa só precisa acompanhar as métricas fornecidas pelas próprias redes sociais.
Como as indústrias B2B e B2C podem utilizar as redes sociais a seu favor?
Aprofundando um pouco mais no assunto das redes sociais para indústrias, vamos trazer algumas dicas de como sua empresa pode usá-las no dia a dia. Confira nossas sugestões!
1 – Criação de conteúdos autorais
Muitas empresas estão trabalhando com estratégias de marketing de conteúdo para alavancar os resultados nas redes. O objetivo é disponibilizar conteúdos para o público de maneira gratuita, de forma a gerar mais autoridade em uma determinada área.
Você pode, portanto, postar vídeos curtos esclarecendo dúvidas, promover lives e até fazer publicações que sejam úteis para os seguidores. É interessante também produzir materiais ricos como e-books e também textos no blog, e divulgá-los nas redes sociais da indústria.
2 – Anúncios pagos
Além dos conteúdos grátis, as redes sociais também oferecem a opção de anúncios pagos para alcançar pessoas que ainda não seguem o perfil da empresa. Essa ferramenta é interessante porque permite que mais usuários conheçam a marca.
O ideal, nesse caso, é aliar a criação de conteúdos com o tráfego pago para que o investimento não fique tão pesado. Sem falar que, combinando as duas, você terá mais possibilidades de efetuar conversões.
3 – Relacionamento com o público-alvo
As redes sociais são excelentes ferramentas para estreitar o relacionamento com seu público-alvo. Assim sendo, nossa dica é sempre responder às mensagens e comentários recebidos, interagindo com as pessoas que acompanham a sua empresa.
4 – Maior reconhecimento
Se a empresa tem um perfil profissional ativo, que faz publicações constantes, ela consegue garantir visibilidade e gerar maior reconhecimento para a marca.
Quando as pessoas pensarem em adquirir um produto (que é o mesmo que você oferece), elas automaticamente irão lembrar da sua marca.
5 – Confiabilidade
Outro benefício das redes sociais é que elas também aumentam a confiabilidade, pois os usuários percebem que a empresa domina a área em que atua. Uma abordagem legal, nesse caso, é publicar feedbacks de outros clientes para mostrar às pessoas o quanto eles estão satisfeitos com seus produtos e serviços.
6 – Mais vendas
O foco de toda empresa é, obviamente, vender mais. Um perfil que é ativo nas redes sociais e capaz de gerar engajamento tem maior probabilidade de conseguir maiores conversões. E isso reflete, claro, no fechamento de negócios.
Viu só como usar as redes sociais pode ser interessante para os resultados da indústria? Agora que você já aprendeu um pouco sobre as redes e como aplicá-las nas suas estratégias de marketing, aproveite para ler nosso texto sobre canais de vendas!