Recrutar bons profissionais para integrar o time de uma empresa é uma tarefa altamente valiosa. Com o cargo de representante comercial, não é diferente. Isso porque esse profissional é muito visado no mercado, devido a sua maior autonomia e capacidade de entregar resultados crescentes. Essa demanda por tais profissionais se deve ao fato de que os clientes tendem a ser bastante fiéis a eles.
Nessa perspectiva, identificar uma pessoa com o perfil adequado para esse cargo é um ponto que exige muita análise e alinhamento de interesses entre ambas as partes. Você sabe como funciona esse trabalho e quais as características ideais?
Neste post, vamos mostrar qual é a função de um representante comercial, quais são as características essenciais que esse profissional precisa ter e como acertar na hora de caçar talentos. Então continue a leitura e saiba mais.
Como funciona o cargo de representante comercial?
O representante comercial é um profissional importantíssimo para gerar o elo entre marcas e clientes. Esse cargo exige uma capacidade de saber captar novos parceiros, realizar pesquisas em campo e aumentar a força da marca com os compradores em potencial.
Ele realiza o relacionamento com o público potencial e já prospectados a fim de que haja um posicionamento da empresa. Isso quer dizer que a função dele vai muito além de vender produtos. Ou seja, esse profissional é uma verdadeira extensão de atividades do empreendimento, como posicionamento, atualização de cadastros, análise de crédito, relatórios de pedidos e envio de remessas.
O representante comercial, do ponto de vista legal, pode ter um vínculo empregatício ou ser um profissional autônomo. A grande maioria dos trabalhadores preferem a segunda opção, já que atuam com um mix de fornecedores. Essa profissão exibe uma boa perspectiva de emprego e bons profissionais não param de receber novas propostas de trabalho.
Agora que você já sabe um pouco mais sobre as características gerais desse profissional, vamos listar algumas das características ideias para o desempenho da profissão.
Comunicação
Saber se comunicar é uma habilidade indispensável a qualquer profissional no mercado de trabalho. A prospecção de clientes também é uma tarefa altamente dependente de uma boa comunicação. Assim, apresentar as vantagens competitivas da empresa, realizar demonstrações e construir uma relação de reciprocidade são processos que iniciam por uma boa conversa.
Esses profissionais precisam ser o elo entre a empresa que eles representam e o cliente final, transparecendo todos os valores e princípios da companhia.
Proatividade
Ser proativo é uma característica que só traz benefícios e os representantes comerciais precisam fazer uso dessa prática em seus relacionamentos profissionais. Ter iniciativa, portante, quer dizer que o colaborador procura antecipar situações e se posicionar de forma a solucionar os mais diversos problemas do dia a dia.
Persuasão
Um bom representante comercial tem que ser um grande negociador e a área de vendas demanda a famosa “lábia de vendedor”. Você já ouviu esse termo?
Ele significa que é fundamental a existência de um convencimento para que o cliente entenda como seu produto pode ser vantajoso a ele. Ler livros de copywriting, capacitações e treinamentos de persuasão ajudam muito no desenvolvimento dessa habilidade.
Criatividade
Ser criativo não é algo inato. Ou seja, isso diverge do ideal construído de que toda pessoa criativa já nasce com um dom. Muito pelo contrário: é possível desenvolver essa habilidade em diversos âmbitos da vida, inclusive no trabalho. Um representante comercial pode ter muito mais êxito em sua atuação quando utiliza a criatividade.
Por exemplo, ele pode inovar nas suas apresentações e nas abordagens aos clientes. Uma boa forma de colocar isso em prática é com o uso de campanhas chamativas ou materiais promocionais que despertem a atenção dos parceiros de negócio. Investir em treinamentos e capacitações também são oportunidades de aumentar o networking e desenvolver ainda mais essa habilidade tão importante.
Como uma empresa pode identificar bons profissionais?
Depois de entender como a atuação do representante comercial pode ser uma estratégia vencedora, é preciso que as empresas desenvolvam práticas para atrair esses profissionais. Em primeiro lugar, ter um planejamento é o passo inicial a ser adotado no processo de recrutamento profissional.
Adote fluxos de análise
Um roteiro, em parceria com o departamento de RH, ajuda a adotar técnicas e procedimentos que selecionem os melhores profissionais. Existem inúmeros métodos de seleção: textos escritos, dinâmicas, entrevistas, entre outros. Por isso, é importante mesclar as oportunidades de cada modelo e selecionar o representante de forma que esteja em conformidade com os objetivos da organização.
Descubra os interesses profissionais
A definição de interesses e o que esse profissional pode somar ao empreendimento são outros fatores que merecem atenção. Por isso, os recrutadores devem sempre se pautar no alinhamento de valores e no perfil requisitado. Isso ajuda muito na oferta de treinamentos que melhorem a qualificação desses profissionais. Além disso, informações estratégicas podem ser alinhadas e discutidas com a pessoa que vai, de fato, representar o seu negócio e transmitir os diferenciais de mercado do seu empreendimento.
Utilize a tecnologia a seu favor
A tecnologia revoluciona diferentes setores no mundo contemporâneo, inclusive na hora de buscar por talentos. Nesse sentido, existem softwares e ferramentas que ajudam no processo, otimizando as atividades de recrutamento e gerando uma seleção elaborada dos colaboradores em potencial.
Há programas de gestão que são muito mais dinâmicos e eficientes do que o tradicional site de busca de empregos. Por meio de algoritmos e Inteligência Artificial, são coletadas informações dos candidatos e comparadas com o perfil definido pela recrutadora como o ideal.
Além disso, está muito em alta a contratação de funcionários por meio de perfis em redes sociais, notadamente o LinkedIn. Esses sites permitem a apresentação de portfólios e currículos em um ambiente mais profissional e corporativo. Com isso, as empresas passam a checar os perfis que mais estão em sintonia com o procurado para o cargo.
Ao longo do texto, você conheceu um pouco mais sobre a carreira de representante comercial e como esse profissional é relevante para uma empresa. Recrutar perfis de bons colaboradores é uma tarefa bastante complexa, mas não impossível de ser realizada. Qual é sua experiência com contratações? Deixe uma mensagem no campo de comentários abaixo para nos contar.