Já parou para pensar no quanto a inteligência artificial impactou o nosso modo de viver? A verdade é que a IA provocou mudanças e trouxe a inovação até mesmo para situações simples do dia a dia.
Considere exemplos dessa forma de tecnologia em nosso cotidiano:
- Google: é o principal meio de pesquisas da atualidade, transformou o modo de ensinar, aprender e até mesmo de vender.
- Alexa: um dos mais famosos assistentes virtuais que é até mesmo capaz de compreender a fala humana;
- Chatbots: atendem a solicitações simples de consumidores sem a necessidade de ter um atendente humano.
E a tendência é que o uso de inteligência artificial continue a crescer, inclusive no meio empresarial. A necessidade de utilizar meios de tecnologia inteligentes para as operações está cada vez mais frequente. Isso faz com que as empresas recrutem cada vez mais pessoas que auxiliem na implementação da IA nos negócios.
De acordo com dados da Statista, o número de contratações no Brasil em 2020 para cargos relacionados a IA foi 3,4 vezes maior em comparação a 2016.
Por isso, considerando que a inteligência artificial já é uma realidade no mercado, neste post, vamos explicar quais as transformações que ela provoca nas indústrias e quais as vantagens disso.
Boa leitura!
Qual a relação entre Inteligência Artificial e Indústria?
A inteligência artificial na indústria é um segmento da ciência da computação que visa a criação de recursos (máquinas e equipamentos) inteligentes. Por meio dela, se desenvolvem mecanismos com a capacidade de raciocinar e agir como pessoas.
Hoje, a finalidade da tecnologia é simplificar obrigações do dia a dia e modernizar as atividades industriais.
Inteligência artificial na indústria: desenvolvimento para o mercado
Já podemos falar que a inteligência artificial está cada vez mais comum no mundo dos negócios. Mas isso nem sempre foi realidade.
O tema, na verdade, criava muitas incertezas. Pela sua promessa como gerador de grandes resultados, essa tecnologia presumia investimentos de valor muito elevado para um retorno aplicável às atividades dos interessados.
Esses podiam ser aspectos reais antigamente, mas o crescimento do setor de tecnologia já desmistificou isso. A acessibilidade e praticidade da cognição computadorizada está ao alcance de qualquer gestor interessado em desenvolver um empreendimento nos dias atuais.
Antes, a inteligência artificial estava presente apenas em áreas específicas, como saúde e análise de dados. Agora, porém, ela já pode ser aplicada em diversos ramos.
Assim, a automatização de funções integradas à IoT — Internet das Coisas —, as redes sociais e o processamento dos dados da organização, vinculadas a um sistema de IA capaz de aprender, possibilitam uma interação muito mais eficiente.


Inteligência Artificial e Indústria 4.0
O objetivo da inteligência artificial na indústria é ajudar na tomada de decisões e automatizar os processos, tornando a cadeia de produção mais veloz e eficaz. Assim, é possível implementar o sistema de Indústria 4.0 na fábrica.
A Indústria 4.0, também conhecida como Quarta Revolução Industrial, refere-se à utilização em conjunto de diferentes tipos de tecnologias, como a computação em nuvem, robótica e IA, mesclando suas funcionalidades com o objetivo de aumentar a capacidade industrial.
Sem a inteligência artificial, essa revolução industrial não seria possível, já que é por meio de recursos tecnológicos inteligentes que software e máquinas aprendem a executar o serviço sem a necessidade do auxílio humano.
Além disso, a IA também é a responsável por ensinar as aplicações a reconhecerem erros, analisarem estatísticas, fazerem avaliações e tomarem decisões por conta própria.
Por isso, vale a pena conhecer as vantagens de implementar a inteligência artificial em sua fábrica e migrar para a indústria 4.0. Confira no próximo tópico!
Os benefícios da Inteligência Artificial na indústria
Conheça 4 benefícios que a inteligência artificial proporciona para o bom andamento e crescimento do seu negócio.
1- Aumento da produtividade
A primeira vantagem da IA é garantir a finalização de procedimentos de modo mais rápido e ágil.
Nesse caso, isso acontece por causa da automatização de processos, ou seja, existe a possibilidade de que certas atividades rotineiras sejam executadas automaticamente, diminuindo o período mínimo de produção.
Em resultado disso, a produtividade dos funcionários aumenta, visto que não será necessário desperdiçar tempo em tarefas que podem ser executadas automaticamente.
2- Redução de erros
Como citado anteriormente, o uso da inteligência artificial permite que os colaboradores tenham mais disponibilidade para se concentrar no que é mais importante. Consequentemente, é menos provável que cometam erros.
Além disso, os programas e máquinas de IA, diferente dos humanos, não sofrem alterações no desempenho por causa de problemas na família, estresse, desequilíbrios emocionais, entre outros.
Por isso, ao executarem uma tarefa prática, não haverá erros por distração mental e o serviço é entregue com a melhor qualidade possível.
3- Maior segurança
Atualmente, a preservação de dados é uma grande preocupação para as empresas. Porém, uma boa solução é investir em inteligência artificial, já que existem inúmeros recursos que permitem controle de acesso a informações e podem ser adaptados ao modelo e necessidades de cada negócio.
Ademais, a IA também possibilita a oferta de maior segurança para os funcionários que precisam lidar com substâncias perigosas, já que uma máquina inteligente pode trabalhar diretamente com esses produtos, preservando a saúde e vida humana.
4-Decisões estratégicas
Os softwares baseados em inteligência artificial possibilitam que o gestor tenha uma visão ampla do negócio e, dessa forma, compreenda quais são as necessidades e oportunidades.
Assim, a tomada de decisões é estratégica, visando os melhores lucros para a empresa.
No entanto, como as funções da IA são aplicadas no dia a dia da indústria? Veja a resposta no tópico seguinte.

Como funciona IA industrial na prática
Na rotina industrial, a IA desempenha diversas funções de apoio, por exemplo:
- Análise preditiva: investigação de dados e estatísticas para prever comportamentos futuros;
- Manutenção preditiva: descoberta prévia de falhas no processo;
- Adaptação ao mercado e cadeia de suprimentos: gestão técnica de produtos e insumos;
- Robótica industrial: uso de máquinas inteligentes para manufatura.
Confira em detalhes a aplicação de cada um desses pontos na rotina da prática industrial.
Prevenção antecipada contra erros
Imagine um sistema de gestão que é capaz de controlar toda a fabricação de produtos. Em determinada etapa, ele constata uma alteração mínima nas máquinas. Ou ainda uma pequena falha de montagem em algumas mercadorias. E alerta o responsável em seguida.
Sem o apoio do programa, anomalias na qualidade de um lote ou perdas mínimas de produção são identificadas de forma tardia. Horas ou dias após o ocorrido, o que gera retrabalho e mais despesas ao processo.
Com as soluções de manutenção preditiva realizadas pela inteligência artificial, é possível prever problemas imediatamente. Isso porque esse método detecta antecipadamente qualquer desgaste que as máquinas podem apresentar.
Além disso, os dispositivos inteligentes conseguem analisar um grande volume de dados para otimizar a atividade fabril. Dessa forma, o gestor consegue avaliar os resultados coletados da produção e agir remotamente, ou ainda contar com configurações de software capazes de tomar decisões em seu lugar.
Integração entre setores
Outro benefício da IA é a integração de todos os departamentos em um único programa, que gera, coleta, controla, lê e filtra os dados relacionados à administração, logística, produção, vendas, contabilidade, recursos humanos (gestão de colaboradores), entre outros.
Dessa forma, a comunicação interna entre as diferentes áreas da empresa fica melhor e unificada, ocorrendo sem falhas e interrupções. Isso é muito importante, visto que todos os setores são informados sobre qualquer mudança de status de um produto ou serviço.
Só para exemplificar, se a transmissão de informações na empresa for lenta, uma venda pode ser executada, mas o produto esgotou em estoque.
Nesse caso, a empresa sofreria prejuízos já que poderia ser necessário cancelar a venda ou então fazer o cliente aguardar além do prazo previsto. Em ambas as circunstâncias, a imagem do negócio ficaria prejudicada e dificultaria a fidelização do cliente.
Os sistemas atuais são capazes de captar as demandas do consumidor e, com isso, fazer o controle de estoque, alinhar novos pedidos de compra de insumos e fechar vendas de acordo com as necessidades do cliente.
Vantagens competitivas
As fábricas recebem impactos imensamente favoráveis com a adoção da IA em seus processos. Entretanto, isso não fica limitado aos rendimentos numéricos. Também é possível destacar:
- resposta imediata às novas demandas e exigências do mercado, considerando que os interesses dos clientes mudam constantemente e em grande velocidade;
- mudança de responsabilidades e das relações de trabalho, uma vez que os profissionais serão cada vez mais qualificados para funções de programação, gestão e design de novas tecnologias;
- criação frequente de novos produtos e serviços, visto que a IA consegue analisar as características de cada material, os defeitos que precisam ser melhorados e, inclusive, fazer testes antes de colocar uma nova mercadoria em produção.
Monitoramento total dos processos industriais
O acompanhamento de máquinas industriais é fundamental para o sucesso fabril. Em consequência, a inteligência artificial já está sendo direcionada para esse tipo de melhoria.
Com o apoio de um sistema de gestão ERP, é possível enxergar com precisão o que ocorre durante a produção, além de comparar o desempenho produtivo.
Esse tipo de sistema, aliás, tem evoluído em função de novas tecnologias relacionadas à inteligência artificial, como veremos a seguir.
A evolução do sistema de gestão com a inteligência artificial
Os objetivos de um gestor ao adotar um sistema de gestão empresarial são simples:
- dar mais fluidez ao trabalho, tornando algumas tarefas automatizadas;
- gerir melhor o tempo;
- e melhorar os processos de produção.
Esses sistemas podem gerar dados importantes para você interpretar os resultados das atividades. Então por que não usar a tecnologia para fazer a análise deles, permitindo um acompanhamento estratégico de indicadores e feedbacks? Assim, planejamento de recursos empresariais podem ser muito mais eficientes.
A ideia de mesclar inteligência artificial com a gestão da indústria é, basicamente, conseguir absorver todos esses dados e utilizá-los da melhor forma.
Imagine as possibilidades de criar um modelo de estatísticas em tempo real. Com base nas análises oferecidas pelo próprio ERP, a tomada de decisões se torna uma tarefa mais fácil e muito mais eficaz. Pois garante ótimos resultados para a empresa.
O sucesso da inteligência artificial na indústria
O termo “machine learning” resulta da mescla da inteligência artificial na indústria com os sistemas ERP. O “aprendizado das máquinas” traduz de forma fiel a alta capacidade que esses softwares podem desenvolver com o uso constante.
Assim, é possível que seu sistema de gestão aprenda e desenvolva cada vez mais capacidade de interpretar as informações geradas de acordo com o seu interesse.
Hoje o mercado conta com players que desenvolvem ferramentas de gestão aliadas à inteligência artificial. Escolha quem pode garantir que sua empresa cresça de forma segura e com base em análises profissionais de dados.


Como você pode perceber ao longo do texto, a tecnologia proporciona soluções cada vez mais importantes para o ramo empresarial. Além disso, a presença da inteligência artificial na indústria pode otimizar a rotina de processos e pessoas.
Usar soluções que se baseiam em inteligência artificial é essencial para as empresas que desejam ficar atualizadas e ingressar na indústria 4.0. Desse modo, a organização vai poder colher todos os benefícios que a transformação digital proporciona para o negócio.
Com as possibilidades mencionadas acima, você provavelmente está pensando em investir em soluções de IA, não é mesmo? Cabe a você, gestor, identificar os momentos certos para seu negócio se destacar dos concorrentes e funcionar da melhor forma possível.
E aí, gostou de aprender sobre a importância da inteligência artificial na indústria? Então acesse nosso post sobre as principais tendências para a indústria e saiba as novidades que vêm por aí!

