Já pensou em aumentar a produtividade empresarial com um sistema de gestão para distribuidoras de autopeças?
Nós diríamos a você que essa é uma excelente oportunidade e o cenário no Brasil é dos mais animadores. Uma pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), referente ao ano de 2019, apontou que metade das casas brasileiras tinham pelo menos um carro na garagem para uso pessoal.
Outra pesquisa revelou que, em 2020, a frota brasileira quase chegou ao número de 47 milhões de veículos, dentre eles comerciais leves, caminhões e ônibus. Esse aumento do número de automóveis no país proporcionou mais oportunidade de crescimento para o setor de autopeças.
As distribuidoras, que recebem as peças dos fornecedores e redirecionam para o mercado, também terão um aumento significativo segundo o blog da AutoData. Isso se deve à mudança de comportamento do público brasileiro, que hoje prefere comprar peças de reposição para manter o carro em bom estado.
Antes de desenvolvermos o tema principal deste artigo, iremos alguns tópicos que também são importantes para a compreensão geral do assunto. Continue conosco!
Gestão de distribuição
Este conceito se refere a toda estratégia necessária para garantir sincronia entre estoques e canais de distribuição e, ainda, potencializar o ganho financeiro do negócio.
Resumidamente, a gestão de distribuição abarca todos os processos necessários para fazer com que uma mercadoria saia da fábrica e chegue até o consumidor final.
Para que isso aconteça de maneira efetiva, esses produtos precisam de um pouco mais que apenas passar por toda cadeia de distribuição. É preciso que esse fluxo respeite prazos, mantenha a qualidade da entrega e, o mais importante, que ele gere rentabilidade para a empresa.
Sistema de gestão
O sistema integrado de gestão empresarial, conhecido também como ERP (Enterprise Resource Planning), é um programa de computador desenvolvido para auxiliar na gestão dos negócios.
Em outras palavras, trata-se de uma ferramenta de automação que prevê a melhoria de processos internos, por meio da simplificação e otimização dos processos.
Interligado a toda operação da empresa, esse sistema possui inúmeros benefícios, que vão desde a melhoria no controle, até a maximização de lucros do negócio.
Produtividade empresarial
O termo “produção” pode ser facilmente confundido com o conceito de produtividade empresarial. Enquanto o primeiro se refere mais à ideia de volume de produção (produzir mais), o segundo está atrelado à qualidade dessa produção. Ou seja, a produtividade leva em conta fatores mais estratégicos do negócio, como processos e operações.
Apesar desse conceito possuir características mais subjetivas, é possível medir a produtividade empresarial por meio de KPIs (Key Performance Indicators). Esses indicadores-chave de desempenho são capazes de avaliar a eficiência das atividades a partir dos recursos disponíveis.
Agora que terminamos de expor aqui todos os conceitos relevantes ao assunto, vamos começar a juntar os pontos e ampliar o nosso entendimento.
Por que a produtividade empresarial é importante para a gestão de distribuidoras de autopeças?
Ter e manter processos alinhados é fundamental para todo tipo de empresa que almeja o sucesso. Em uma distribuidora de autopeças, essa sincronização se torna ainda mais relevante, uma vez que é necessário garantir que esses produtos cheguem com qualidade no varejo.
Por levar em consideração aspectos mais qualitativos, a produtividade empresarial é um indicador de equilíbrio da empresa. Por meio dela, é possível identificar se o negócio é suficientemente sustentável ou, ainda, se possui potencial de crescimento.
A produtividade empresarial também pode garantir a diminuição de problemas relacionados à gestão de distribuição, como falhas logísticas, falta de controle do estoque e desalinhamento no atendimento ao cliente. Assim, permite propor melhorias com inteligência, entendendo o mercado e propondo entregas relevantes para o momento.
Qual é o objetivo da produtividade empresarial?
O principal objetivo da produtividade empresarial é proporcionar melhorias sem perder a qualidade. Ou seja, garantir resultados mais expressivos investindo recursos de forma mais consciente.
Por meio do desdobramento de metas, é possível que esse objetivo seja efetivamente alcançado. Tais metas podem envolver diversos tipos de ações, como melhoria contínua na gestão, motivação da equipe e implementação de um sistema integrado de gestão.
Quais fatores prejudicam a produtividade empresarial?
A falta de metas claras, a dificuldade na comunicação entre gestores e equipe e a desmotivação dos funcionários são apenas alguns dos fatores que prejudicam a produtividade empresarial.
Também podemos destacar que a utilização de tecnologias ultrapassadas ou inadequadas atrasa e impede que melhorias contínuas aconteçam. Fique sempre atento ao que acontece na sua distribuidora para não correr o risco de perder em produtividade.
Como aumentar a produtividade com sistema de gestão para distribuidora de autopeças?
Da mesma forma que existem fatores que contribuem para uma baixa produtividade, outros aspectos evidenciam sua melhoria. O sistema de gestão que a sua distribuidora de autopeças utiliza é um deles. Sua principal função é automatizar o negócio por meio da centralização de processos.
A utilização de tecnologias atualizadas, como um sistema de gestão ERP, já faz com que seu negócio responda com um aumento significativo na produtividade.
Quais os benefícios de um sistema de gestão para distribuidora de autopeças?
São inúmeros os benefícios que um sistema de gestão para distribuidora de autopeças pode apresentar para uma distribuidora de autopeças, e todos eles estão relacionados à automação.
O primeiro e mais relevante de todos eles é a centralização de processos, que permite que a gestão tenha um olhar mais sistêmico e menos fragmentado do negócio.
Outra vantagem que também é bastante relevante do ponto de vista da natureza do negócio é a gestão de distribuição. É ela que garante o alinhamento dos processos necessários para fazer com que o produto siga o fluxo da cadeia de distribuição sem perder sua qualidade e rentabilidade.
Por último, mas não menos importante, é o benefício que diz respeito à melhora da comunicação com os clientes, promovendo qualidade e novas vendas. Juntos, todos esses fatores se somam para um aumento na produtividade empresarial
O FoccoERP é o sistema de gestão para distribuidoras de autopeças
Ele permite integrar todas as áreas da distribuidora de autopeças gerando fluidez nos processos internos. Aliado à tecnologia de gestão de estoques, o sistema disponibiliza a informação em tempo real, o que eleva o padrão competitivo e gera rentabilidade.
Gostou do artigo? Então entre em contato conosco e entenda de que forma nosso sistema de gestão está preparado para atender à realidade do seu negócio de autopeças.