Um dos fatores que pode prejudicar o cumprimento das metas estabelecidas por uma empresa é o chargeback. Este é o nome usado para o processo de estornar o valor em um cartão de crédito ou débito quando um cliente contestar a compra de um produto ou serviço diretamente na administradora do seu cartão.
Entender esse conceito, seu impacto financeiro em um negócio e como minimizá-lo é fundamental para a saúde de qualquer empresa.Pensando nisso, preparamos este conteúdo para fornecer informações importantes sobre o chargeback. Acompanhe!
O que é chargeback?
Chargeback, como falamos, pode ser entendido como o processo pelo qual um cliente solicita à administradora do cartão o estorno por uma compra feita em cartão de crédito ou débito. Ou seja, acontece quando o titular do cartão bancário contesta a cobrança e solicita o reembolso do valor.
Este é um procedimento que acontece com frequência em muitas empresas por diversos motivos, não se limitando apenas ao estorno do valor de uma compra feita conscientemente. Por exemplo, outra situação em que um chargeback pode ser configurado é quando um cliente percebe um lançamento indevido em sua fatura de uma compra que ele não realizou.
Neste caso, ele pode entrar em contato com a administradora do seu cartão, relatar a ocorrência e solicitar o estorno, sem que precise conversar com o estabelecimento que fez o lançamento.
Ou seja, é uma operação realizada diretamente com a empresa responsável pela administração do cartão de crédito ou débito.
Por que o chargeback ocorre?
Conhecer os motivos pelos quais uma empresa sofre chargeback é fundamental para que ela tome medidas estratégicas para minimizar o problema. Abaixo, destacamos os principais:
Mudança de ideia do cliente
O cliente compra o produto ou serviço e muda de ideia, solicitando o estorno do valor pago pelo item. Vale lembrar que o consumidor tem o prazo de 7 dias para desistir de uma compra feita pela internet ou telefone, prazo que é contado a partir da data do recebimento do item.
Nesse caso, normalmente o chargeback só é acionado quando a empresa não se compromete a devolver o valor.
Atraso no envio da mercadoria comprada pelo cliente
O consumidor compra um produto para resolver uma situação pela qual está passando. Assim, espera que o item chegue ao destino estabelecido por ele no prazo correto.
Quando isso não ocorre, é comum que ele cancele a compra e solicite o estorno do valor, pois a empresa não cumpriu com sua obrigação.
Produto extraviado
Pela mesma razão mencionada anteriormente, o cliente pode solicitar o estorno da compra, já que não recebeu o produto em sua residência ou empresa.
Produto com defeito
O consumidor tem um prazo de 90 dias garantido pelo Código de Defesa do Consumidor para desistir de uma compra e solicitar seu valor, caso o produto apresente defeito aparente.
Erro na cobrança do valor do produto
Ocorre quando a empresa lança um valor indevido na fatura do cartão do cliente ou quando cobra um valor indevido pela compra de um produto. Por exemplo, o produto custa R$ 100,00 e a instituição cobra equivocadamente R$ 150,00, lançando esse valor em cartão de crédito ou débito.
Fraude
Acontece especialmente em vendas na internet, já que é comum que as operações ocorridas nesse ambiente não solicitem senha ou outra medida de segurança para efetivar uma compra.
Impactos negativos do chargeback para os negócios
O chargeback pode causar danos irreversíveis a uma empresa, principalmente grandes perdas financeiras. Embora seja um direito do consumidor, a prática pode colocar em risco a própria existência das organizações e fazer com que elas fechem suas portas.
Por exemplo, em uma transação de compra que se revele fraudulenta, a empresa é obrigada a reembolsar o valor ao consumidor do cartão clonado. No entanto, isso não significa que ela receberá sua mercadoria de volta.
As organizações podem sofrer perdas financeiras irreparáveis no longo prazo, principalmente se esse problema ocorrer com frequência.
Com isso, por não ter capacidade financeira suficiente para executar seus processos com eficiência e qualidade, as empresas podem colocar em risco sua competitividade no mercado, podendo perder clientes e vendas.
Como minimizar o chargeback?
Existem algumas medidas estratégicas que as empresas podem adotar para minimizar o índice de chargeback e, assim, garantir a saúde financeira do seu negócio. Saiba quais são elas a seguir:
Ser transparente
Outra dica valiosa para reduzir as perdas financeiras com chargeback é ser totalmente transparente com relação a todo o processo de venda de sua empresa. Isso deve ser feito ao fornecer informações sobre o prazo de entrega, regras para solicitar a troca do produto, etc.
Garantir segurança nas formas de pagamento disponibilizadas
Forneça meios de pagamento seguros. Nesse sentido, ter um bom sistema antifraude em sua empresa pode tornar o processo de pagamento seguro e minimizar o chargeback.
Investir em automação financeira
Essa é uma tecnologia que evita, por exemplo, lançamentos indevidos no cartão de crédito ou débito do cliente e, consequentemente, reduz problemas relacionados ao chargeback.
Oferecer atendimento multicanal
Disponibilize mais de uma opção de contato para seu cliente. Assim, caso ele queira tirar alguma dúvida ou resolver algum problema, saberá como encontrar sua empresa.
Por exemplo, imagine que ele comprou um produto com defeito e deseja trocá-lo. Disponibilizar um atendimento multicanal garante a resolução dessa situação e evita a solicitação de estorno.
Como vimos, o chargeback pode causar sérios danos financeiros a uma empresa e até mesmo prejudicar sua imagem junto aos clientes. Sem contar ainda que pode comprometer sua competitividade no mercado.
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