Pular para o conteúdo
  • Sistema
    • Sistema de Gestão para Distribuidoras
    • Sistema de Gestão para Indústria
  • Segmentos
    • Metal mecânico
    • Bebidas
    • Alimentos
    • Distribuidoras
    • Diversos
    • Moveleiro
  • Casos de sucesso
    • Clientes
    • Depoimentos
  • Portfólio
  • Materiais educativos
  • Blog
    • ERP Indicadores
    • Gestão Comercial
    • Gestão de Compras
    • Gestão de Empresas
    • Gestão de TI
    • Gestão de Vendas
    • Gestão Empresarial
    • Gestão Financeira
    • Gestão Fiscal
    • Gestão Industrial
    • Notícias
  • Contato
  • Sistema
    • Sistema de Gestão para Distribuidoras
    • Sistema de Gestão para Indústria
  • Segmentos
    • Metal mecânico
    • Bebidas
    • Alimentos
    • Distribuidoras
    • Diversos
    • Moveleiro
  • Casos de sucesso
    • Clientes
    • Depoimentos
  • Portfólio
  • Materiais educativos
  • Blog
    • ERP Indicadores
    • Gestão Comercial
    • Gestão de Compras
    • Gestão de Empresas
    • Gestão de TI
    • Gestão de Vendas
    • Gestão Empresarial
    • Gestão Financeira
    • Gestão Fiscal
    • Gestão Industrial
    • Notícias
  • Contato
Solicite um orçamento

Aprenda a otimizar a tomada de decisão na empresa em 5 passos

Aprenda a otimizar a tomada de decisão na empresa em 5 passos

Home » Blog » Gestão Empresarial » Aprenda a otimizar a tomada de decisão na empresa em 5 passos

  • fevereiro 12, 2019

Existe uma tendência na gestão financeira de optar pela valorização extrema do planejamento estratégico do capital, deixando a desejar em alguns pontos que são igualmente importantes para o sucesso de uma empresa. Entre eles, destaca-se a tomada de decisão.

Um gestor capacitado é capaz de fazer boas escolhas, visando ao aumento da produtividade, da segurança e dos lucros da empresa. Em situações específicas, o administrador precisa saber quando fechar um contrato e em qual situação investir mais no negócio.

Interessado em saber mais sobre o assunto? O post de hoje apresenta 5 passos sobre como colocar em prática e melhorar o processo de tomada de decisão, além dos benefícios de utilizar Business Intelligence nesse processo. Boa leitura!

Como otimizar as tomadas de decisão?

Durante o dia a dia da atuação no mercado, os gestores precisam fazer muitas escolhas importantes para o rumo do empreendimento. A notícia boa é que atualmente há muitas ferramentas que auxiliam nesse processo, dando uma base sólida para as decisões. Conheça as principais a seguir.

1. Utilizar ERP na gestão

O fluxo de informações dentro de uma organização aumenta constantemente com o passar do tempo. Logo, utilizar ferramentas tecnológicas pode ajudar bastante na hora de fazer a gestão tanto de informações quanto dos perfis dos seus clientes e colaboradores.

O sistema integrado de gestão empresarial, mais conhecido como ERP, é uma ferramenta bastante útil para os gestores, visto que possibilita um gerenciamento integrado, conectando todas as informações e dados de diferentes setores. Isso facilitando a coleta e a interpretação de dados referentes à administração, o que torna a visualização mais ampla.

Ocupar uma posição de liderança (gerência) é de imensa responsabilidade, tanto que as organizações estão à procura de líderes que tenham habilidades suficientes para lidar com seus colaboradores e a capacidade de tomar a melhor decisão nos momentos certos, pois é nessas horas que o futuro das empresas entra em jogo.

Como esse controle fica mais prático, eficaz e ágil, as informações que circulam entre os gestores e gerentes terão menos ruídos, tornando esse processo mais fácil, já que a escolha será realizada com base em dados colhidos na própria empresa.

2. Investir em ferramentas para obter dados e relatórios precisos

Um bom gestor deve ter em mãos ferramentas que, além de coletar informações, façam o tratamento adequado para que ele analise a situação de forma mais acertada. Sendo assim, contar com ferramentas que tratam as informações e geram gráficos e relatórios mais precisos fará com que o tempo de tomada de decisão de um gestor seja otimizado.

\"tomada

3. Adotar um planejamento estratégico

Para tomar a melhor decisão possível para seu negócio, é muito importante que o gestor conheça bem:

  • os objetivos da empresa,
  • os perfis de seus clientes,
  • os produtos,
  • os concorrentes.

Então, é preciso traçar um bom plano estratégico que leve em consideração todos os pontos citados. Dessa forma, as chances de tomar uma decisão correta são maiores, pois os objetivos, o mercado e sua decisão estarão alinhados.

Uma dica para novos empreendedores é a realização de uma previsão financeira. Assim, haverá uma integração entre os objetivos e a realidade financeira daquele período.

4. Liderar bem sua equipe

Nem sempre a decisão é tomada por uma única pessoa. Em alguns casos, um grupo é responsável por decidir os caminhos que serão seguidos. Assim, é muito importante saber liderar um processo de decisão para que emoções ou egos não atrapalhem o processo.

Por isso, é fundamental permitir que todos os presentes participem com suas opiniões e que, ao tomar uma decisão, todos estejam de acordo. Apesar de a escolha ser feita em conjunto, é importante que haja uma liderança estabelecida para organizar a condução.

5. Elaborar um plano B quando necessário

Mesmo tendo um bom planejamento estratégico em mãos, ainda é possível que algo não ocorra de acordo com o planejado. Portanto, recomenda-se ter um plano B dentro da carteira para que não seja pego de surpresa.

Uma tomada de decisão não é algo tão simples, sendo necessário estar sempre preparado para contratempos. Liderar grupos é uma tarefa complexa que precisa ser constantemente trabalhada para que os melhores resultados sejam atingidos.

\"tomada

Como melhorar o seu processo de tomada de decisão por meio do Business Intelligence (BI)?

Fazer escolhas é um processo complexo que envolve diversos fatores. A insegurança determina a maior parte dos insucessos diante de questões difíceis. Uma escolha nunca será totalmente correta, por isso uma decisão certeira deve ser favorável para o contexto atual da empresa.

Pensando nessa dificuldade que inúmeros líderes têm, preparamos a seguir dicas de como usar o Business Intelligence nesse processo. Confira!

Saiba o que é BI

Business Intelligence significa inteligência de negócios e é utilizado como base para a tomada de decisão. Os fundamentos do BI estão pautados em três pilares: coleta de dados, interpretação e ação. Por isso, existe um alinhamento entre as informações obtidas e os caminhos que serão seguidos pelo empreendimento.

Mas por que a utilização de Business Intelligence representa um diferencial para a empresa? Decisões errôneas geram custos desnecessários, fazendo com que o negócio reduza seu capital. Tendo dados fidedignos como base, o administrador será capaz de determinar o momento correto para investir em um setor ou outro, por exemplo.

Por isso, o BI é capaz de otimizar a administração da empresa, de ajudar a determinar erros e a reconhecer falhas, além de identificar qual é o perfil do consumidor e quais são os produtos que mais geram engajamento.

Entenda como funciona

O Business Intelligence não é apenas uma ferramenta. Na verdade, é uma visão de mercado baseada em dados. Por isso, é necessário que haja uma integração de diversos fatores, como a atitude dos funcionários e administradores de seguir as informações obtidas e o investimento em um sistema de captação de dados efetivo, como um sistema ERP, em que pode-se fazer um planejamento dos recursos.

Em segundo plano, a empresa deve investir em capacitação para os administradores e funcionários. Essa atitude é essencial para que haja uma cooperação na hora de aplicar os dados colhidos pelo sistema durante um determinado período do ano.

Após a tomada de decisão, você precisa determinar a aplicabilidade da alternativa escolhida. Pensando nisso, uma das técnicas mais utilizadas para resolver problemas de gestão é a de 5W2H. Por meio dela, pode-se elaborar um roteiro bastante específico das ações que serão colocadas em prática, determinando quanto será investido, como e quando será executado, entre outros pontos relevantes.

Este artigo ajudou a entender como a tomada de decisão influencia na gestão empresarial? Você gostaria de saber ainda mais sobre a importância de uma liderança forte e do controle empresarial? Então, aproveite para baixar nosso e-book e saiba ainda mais sobre o como o Business Intelligence está revolucionando empresas na atualidade.

Indústria 4.0 - Baixe o guia completo

Categorias

Segmentos
Notícias
Gestão Industrial
Gestão Fiscal
Gestão Financeira
Gestão Empresarial
Gestão de Vendas
Gestão de TI
Gestão de Empresas
Gestão de Compras
Gestão Comercial
ERP Indicadores

Posts recentes

  • pronta-entrega - funcionários verificando estoque em uma distribuidora
    Entenda como funciona o modelo de pronta-entrega nas distribuidoras
  • melhoria contínua - imagem de uma mão segurando uma caneta com uma flecha subindo
    O que é a melhoria contínua, quais as vantagens e como aplicar
  • Comissão de vendas: o que é e como pode ajudar na motivação da equipe
AnteriorAnteriorComo escolher um ERP? Comece evitando estes 5 erros!
PróximoComo encontrar mais oportunidades de vendas para a empresa?Próximo

Agende uma demonstração e descubra quais são os gargalos da sua empresa

Nossos especialistas vão mostrar para você como a organização dos processos e a centralização de informações podem resolver problemas do seu negócio que você nem conhecia.

Peça uma demonstração

Sistema de gestão ideal para indústrias e distribuidoras

Uma empresa Cyncly

Acesso rápido

  • Home
  • Sistema
  • Segmentos
  • Portfólio
  • Materiais educativos
  • Blog
  • Contato

Outros links

  • Portal do cliente
  • Canais parceiros
  • Política de privacidade
  • Vagas

Newsletter

Receba novidades sobre gestão e tecnologia mensalmente.

© Copyright FoccoERP – Todos os direitos reservados

plugins premium WordPress
  • Sistema
    • Sistema de Gestão para Distribuidoras
    • Sistema de Gestão para Indústria
  • Segmentos
    • Metal mecânico
    • Bebidas
    • Alimentos
    • Distribuidoras
    • Diversos
    • Moveleiro
  • Casos de sucesso
    • Clientes
    • Depoimentos
  • Portfólio
  • Materiais educativos
  • Blog
    • ERP Indicadores
    • Gestão Comercial
    • Gestão de Compras
    • Gestão de Empresas
    • Gestão de TI
    • Gestão de Vendas
    • Gestão Empresarial
    • Gestão Financeira
    • Gestão Fiscal
    • Gestão Industrial
    • Notícias
  • Contato
  • Sistema
    • Sistema de Gestão para Distribuidoras
    • Sistema de Gestão para Indústria
  • Segmentos
    • Metal mecânico
    • Bebidas
    • Alimentos
    • Distribuidoras
    • Diversos
    • Moveleiro
  • Casos de sucesso
    • Clientes
    • Depoimentos
  • Portfólio
  • Materiais educativos
  • Blog
    • ERP Indicadores
    • Gestão Comercial
    • Gestão de Compras
    • Gestão de Empresas
    • Gestão de TI
    • Gestão de Vendas
    • Gestão Empresarial
    • Gestão Financeira
    • Gestão Fiscal
    • Gestão Industrial
    • Notícias
  • Contato
Peça uma demonstração