Ir para o conteúdo
logo do produto FoccoERP
  • Sobre
    • Quem somos
    • Contato
  • Sistema
    • Sistema de Gestão para Distribuidoras
    • Sistema de Gestão para Indústria
  • Segmentos
    • Metal mecânico
    • Bebidas
    • Alimentos
    • Distribuidoras
    • Diversos
    • Moveleiro
  • Casos de sucesso
    • Clientes
    • Depoimentos
  • Portfólio
  • Blog
    • ERP Indicadores
    • Gestão Comercial
    • Gestão de Compras
    • Gestão de Empresas
    • Gestão de TI
    • Gestão de Vendas
    • Gestão Empresarial
    • Gestão Financeira
    • Gestão Fiscal
    • Gestão Industrial
    • Notícias
  • Materiais educativos
  • Sobre
    • Quem somos
    • Contato
  • Sistema
    • Sistema de Gestão para Distribuidoras
    • Sistema de Gestão para Indústria
  • Segmentos
    • Metal mecânico
    • Bebidas
    • Alimentos
    • Distribuidoras
    • Diversos
    • Moveleiro
  • Casos de sucesso
    • Clientes
    • Depoimentos
  • Portfólio
  • Blog
    • ERP Indicadores
    • Gestão Comercial
    • Gestão de Compras
    • Gestão de Empresas
    • Gestão de TI
    • Gestão de Vendas
    • Gestão Empresarial
    • Gestão Financeira
    • Gestão Fiscal
    • Gestão Industrial
    • Notícias
  • Materiais educativos
Solicite um orçamento
logo do produto FoccoERP

A importância do OTIF para o crescimento de uma empresa

A importância do OTIF para o crescimento de uma empresa

Home » Blog » ERP Indicadores » A importância do OTIF para o crescimento de uma empresa
  • outubro 21, 2022
Atraso na entrega dos produtos é uma das principais queixas dos consumidores. O OTIF é um indicador que pode ajudar a solucionar isso, como veremos neste artigo.

Para se manter competitiva e produtiva e, assim, atender com sucesso às demandas do mercado, indústrias e distribuidores precisam usar métricas de desempenho. Essas ferramentas, além de auxiliar na tomada de decisão, ajudam os gestores a terem uma visão ampla dos processos.

Uma métrica de desempenho que pode contribuir para isso é o OTIF. Você já ouviu falar desse indicador? Ele é fundamental para a rotina de uma empresa, pois ajuda a monitorar a qualidade e a eficiência das operações logísticas.

Neste artigo, você entenderá melhor o que é OTIF, quão importante é para uma empresa e como calculá-lo. Acompanhe!

O que é OTIF?

OTIF é um acrônimo para o termo On-Time In Full. Em português, significa “no tempo e completo”. Trata-se de um indicador logístico que monitora a qualidade da entrega do produto de uma empresa com base na avaliação de duas métricas: 

1. On time (no prazo): refere-se ao cumprimento do prazo de entrega (data e hora) do produto com base no que foi estabelecido pelo cliente no momento em que ele fez a compra.  

2. In full (completo ou na íntegra): vincula-se às expectativas dos consumidores após o recebimento do produto. Assim, relaciona-se à forma como ele avalia aspectos como integridade da embalagem, qualidade do item, funcionalidade do produto, entre outros. 

O OTIF é, portanto, um indicador importante para avaliar se o produto foi entregue ao cliente no prazo certo e para analisar suas expectativas com relação ao item recebido.

Importância e principais benefícios do OTIF para uma empresa

Para manter uma empresa competitiva, é fundamental investir em indicadores capazes de auxiliá-la a implementar ações visando a completa satisfação dos seus consumidores. 

É nesse contexto que o OTIF torna-se um importante aliado para os gestores. Com ele, é possível acompanhar o fluxo logístico e, de modo geral, antecipar problemas, identificar falhas, ajustar operações, aproveitar oportunidades e satisfazer as necessidades do cliente, por exemplo, entregar seu produto no prazo certo. 

Em outras palavras, o OTIF é um indicador que garante a melhoria contínua do processo logístico. Em um mercado tão acirrado, esse é um fator decisivo para manter clientes e conquistar novos consumidores. Abaixo estão as principais vantagens dessa métrica:

Mensuração da qualidade do serviço logístico

Trata-se de um indicador que permite ao gestor de uma empresa mensurar a qualidade do serviço logístico prestado por uma empresa terceirizada do ramo. Com isso, ele pode avaliar o serviço e tomar decisões que estejam alinhadas com o alcance dos objetivos do negócio.

Melhora da performance da empresa

De modo geral, contribui para melhorar a eficiência da empresa no que diz respeito às operações logísticas. Isso porque ela pode enxergar de forma mais clara os gargalos que estão dificultando o alcance dos seus objetivos, como atraso na entrega do produto e a insatisfação do consumidor.  

Aumento da satisfação e conquista da lealdade do cliente

Ao cumprir o prazo de entrega do produto e oferecer uma boa experiência de compra no pós-venda, o consumidor fica satisfeito e pode se tornar leal à sua empresa. 

Melhoria na gestão das transportadoras 

Como mencionamos, trata-se de uma métrica que permite avaliar a qualidade do serviço logístico prestado pelas transportadoras. Com isso, é possível ter melhoria na gestão dessas operações. Por exemplo, chamar a atenção daquela transportadora que não está cumprindo com seu dever e colocando a imagem de sua empresa em risco. 

Redução de despesa com transporte 

Diversos fatores podem contribuir para colocar em risco a entrega de um produto ao cliente no prazo certo, sendo um exemplo as condições do veículo.

O OTIF é uma métrica que também permite clareza nesse sentido, de forma a garantir que sua organização tome as medidas necessárias para assegurar a eficiência dos transportes logísticos. 

Aumento da sincronia dos processos logísticos

A empresa passa a atuar de forma harmoniosa, pois sabe o que fazer para garantir isso. Ao investir na manutenção preventiva dos veículos, por exemplo, as entregas podem ser feitas de acordo com o prazo estabelecido e, assim, garantir a satisfação do cliente. 

Como calcular o OTIF?

Considerando a importância do OTIF para o crescimento de seus negócios e para a melhoria da eficiência de suas operações logísticas, você pode estar se perguntando como calculá-lo. É simples fazer isso. Abaixo, veja como é fácil realizar essa equação.

Primeiro, é preciso reunir informações sobre as entregas já realizadas por sua empresa. Isso permite ter um percentual leal à realidade do seu negócio. Recomenda-se levar em conta os dados de entrega de pelo menos seis meses. 

Feito isso, é necessário separar as informações tendo como base as duas métricas que formam o OTIF: entrega no prazo certo (de acordo com o esperado pelo cliente no momento da compra) e entrega sem erro (qualidade da embalagem, quantidade de itens correta, extravio, entre outros). 

Agora vamos supor que o desempenho das entregas realizadas pela sua empresa nesses seis meses tiveram os seguintes resultados:

Prazo certo: 89% das entregas foram feitas dentro do prazo, gerando assim um on time de 0,89.

Entrega correta dos produtos: 91% das entregas foram realizadas corretamente, resultando em um in full de 0,90. 

Basta aplicar esses resultados à fórmula do OTIF: On time X In full. Ou seja, 0,89 X 0,91 = 0,8099. O percentual de 80,99% é o resultado do setor logístico de sua empresa. 

Vale ressaltar que o ideal é que o OTIF esteja acima de 90%, sendo esta uma realidade que pode caracterizar a satisfação dos seus clientes e representar o crescimento do seu negócio. 

Conclusão

Como vimos, o OTIF é um indicador muito importante para empresas de diversos segmentos. Isso porque ajuda os gestores a terem uma visão clara do desempenho de seu departamento de logística, principalmente com relação à entrega dos produtos no prazo e corretamente.

Agora que você sabe disso, acompanhe essa métrica em seu negócio. Aproveite também para ler nosso artigo sobre como cuidar da logística de distribuição e garanta que sua empresa cresça rapidamente e se destaque no mercado!

Business Intelligence Revolucionando as Indústrias

Categorias

Segmentos
Notícias
Gestão Industrial
Gestão Fiscal
Gestão Financeira
Gestão Empresarial
Gestão de Vendas
Gestão de TI
Gestão de Empresas
Gestão de Compras
Gestão Comercial
ERP Indicadores

Posts recentes

  • inteligência comercial - equipe de vendas conversando ao redor de uma mesa de escritório
    Saiba o que é e como aplicar a inteligência comercial no processo de vendas
  • vantagem competitiva
    Vantagem competitiva: saiba o que é e quais os passos para se destacar
  • Katia Ortiz na Cyncly - Imagem frontal da Katia e ao fundo formas coloridas que representam a marca Cyncly
    Cyncly anuncia Katia Ortiz como General Manager da Cyncly na América Latina
AnteriorA importância da rastreabilidade para indústrias e distribuidoras
PróximoChargeback: saiba o que é e como minimizar esse problema em sua empresa

Agende uma demonstração e descubra quais são os gargalos da sua empresa

Nossos especialistas vão mostrar para você como a organização dos processos e a centralização de informações podem resolver problemas do seu negócio que você nem conhecia.

Peça uma demonstração
logo do produto FoccoERP
Sistema de gestão ideal para indústrias e distribuidoras
Uma empresa Cyncly
Endereço: Rua dos Cinamomos, 517 – Cinquentenário, Caxias do Sul – RS, 95012-140.
Acesso rápido
  • Home
  • Sistema
  • Segmentos
  • Portfólio
  • Materiais educativos
  • Blog
  • Contato
Outros links
  • Portal do cliente
  • Canais parceiros
  • Aviso de privacidade
  • Termos de uso
  • Avisos legais
  • Vagas
Newsletter
Receba novidades sobre gestão e tecnologia mensalmente.
© Copyright FoccoERP - Todos os direitos reservados
plugins premium WordPress
logo do produto FoccoERP
  • Sobre
    • Quem somos
    • Contato
  • Sistema
    • Sistema de Gestão para Distribuidoras
    • Sistema de Gestão para Indústria
  • Segmentos
    • Metal mecânico
    • Bebidas
    • Alimentos
    • Distribuidoras
    • Diversos
    • Moveleiro
  • Casos de sucesso
    • Clientes
    • Depoimentos
  • Portfólio
  • Blog
    • ERP Indicadores
    • Gestão Comercial
    • Gestão de Compras
    • Gestão de Empresas
    • Gestão de TI
    • Gestão de Vendas
    • Gestão Empresarial
    • Gestão Financeira
    • Gestão Fiscal
    • Gestão Industrial
    • Notícias
  • Materiais educativos
  • Sobre
    • Quem somos
    • Contato
  • Sistema
    • Sistema de Gestão para Distribuidoras
    • Sistema de Gestão para Indústria
  • Segmentos
    • Metal mecânico
    • Bebidas
    • Alimentos
    • Distribuidoras
    • Diversos
    • Moveleiro
  • Casos de sucesso
    • Clientes
    • Depoimentos
  • Portfólio
  • Blog
    • ERP Indicadores
    • Gestão Comercial
    • Gestão de Compras
    • Gestão de Empresas
    • Gestão de TI
    • Gestão de Vendas
    • Gestão Empresarial
    • Gestão Financeira
    • Gestão Fiscal
    • Gestão Industrial
    • Notícias
  • Materiais educativos
Solicite um orçamento