Há uma realidade que a indústria de refrigerantes não pode negar: tão grande quanto a demanda, é a competição no setor. Embora a bebida esteja presente em muitas mesas e lares, existe também uma quantidade enorme de concorrentes, o que faz com que essas empresas tenham que buscar alternativas para superá-los e ganhar o mercado.
Diante de tanta competitividade, como a indústria de refrigerantes pode crescer? Procuramos as soluções praticadas pelos negócios do setor que estão inovando e conquistando públicos.
Quer saber quais são essas soluções? Acompanhe o post!
Fique atento: as gigantes observam o consumidor
As empresas que querem conquistar o consumidor já descobriram que não adianta insistir nas suas próprias grandes ideias. Elas precisam olhar para o cliente, descobrir o que ele quer e atendê-lo.
Um exemplo é a Coca-Cola. O maior nome do setor, conhecido ao redor do mundo, teve que se dobrar às mudanças da sociedade. Diante da preocupação com a saúde, muitos consumidores reduziram a compra de refrigerantes, e a empresa precisou se adaptar para salvar o negócio.
O novo plano da companhia inclui o desenvolvimento de novas receitas, com o foco em bebidas saudáveis. Eles estão dispostos a utilizar ingredientes naturais, menos açúcar e calorias. Portanto, ela vai se adaptar às tendências fit e ao interesse dos consumidores.
Ficar antenado e buscar atender esses desejos garante uma enorme vantagem competitiva — e isso é fundamental para se destacar em um mercado com tantas opções.
Aposte em oportunidades de crescimento
Além de ficar de olho no consumidor, essas empresas não deixam de analisar as tendências do mercado. Um exemplo disso é o crescimento de certos nichos.
Enquanto o consumo de bebidas carbonatadas está em declínio, elas perceberam que a demanda por chás, café, água, bebidas energéticas e esportivas prontas para beber está em franco crescimento.
Por isso, empresas que desejam expandir seus negócios precisam apostar nessas oportunidades e sair à frente da concorrência. Projeta-se um crescimento de até 15% no consumo de bebidas energéticas no Brasil para os próximos anos. É o segmento que mais cresce no setor de bebidas e alavancou marcas como Red Bull e TNT.
Com o segmento fitness também em expansão, o consumo de bebidas isotônicas explodiu no mercado brasileiro. Ambev e Coca-Cola estão entre as gigantes que exploram esse setor. Portanto, mais importante que tentar engrenar velhas fórmulas, é aproveitar essas chances para conquistar o mercado.
Diferencie-se por meio do marketing
A força de uma marca é muito importante para o sucesso de uma companhia. Por isso, é fundamental investir nas ações mais efetivas para captar o público-alvo desejado — de acordo com o produto que a empresa deseja vender.
As empresas que trabalham com isotônicos e energéticos, por exemplo, desenvolvem algumas ações diferenciadas junto ao seu público-alvo. Eles estão presentes em eventos esportivos, academias, fazem parcerias com meios de comunicação que atingem esses consumidores e, desta forma, conquistam seu espaço.
Recorra à tecnologia para a indústria de refrigerantes
Um dos aspectos fundamentais para a conquista de mercados é a redução de custos. Ela é importante para viabilizar a sobrevivência das empresas e para compor o preço final do produto e conseguir competir no mercado.
Há algum tempo, a tecnologia tem mostrado seu potencial para reduzir custos. Na indústria de refrigerantes, ela já faz parte de toda a linha de produção, logística e distribuição.
Tão importante quanto isso é cuidar da automação do setor administrativo. A utilização de sistemas para planejamento de recursos empresariais diminui custos, otimiza processos, reduz erros e a necessidade de manter uma quantidade grande de funcionários alocados em funções burocráticas e repetitivas.
Porém, essa ainda não é a principal vantagem. Ferramentas de Business Intelligence (BI) transformam os dados disponíveis no sistema de gestão utilizado em informações imprescindíveis para a tomada de decisões. Elas projetam cenários e tendências, tornando o direcionamento da empresa mais seguro.
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