Inovar no seu modelo de negócio é um desafio constante que muitos empreendedores enfrentam ao longo da sua jornada profissional. Nesse contexto, a tecnologia é um dos grandes expoentes das novidades e evoluções presentes nos mais diversos setores de uma empresa. Diante disso, independentemente do seu nicho de atuação, saiba que é possível realizar mudanças e colocar a inovação como uma pauta de trabalho.
Pensando nesse assunto, preparamos este material completo para te ajudar a dominar esse campo tão fundamental para os negócios do século XXI. Então continue a leitura e amplie seus conhecimentos.
Por que a inovação é um diferencial competitivo?
Muitos empresários e gestores se perguntam por que a inovação é tão importante como um diferencial competitivo. A explicação básica para isso reside no fato de que a inovação é a mola propulsora de qualquer negócio. Esse tipo de transformação pode envolver o produto, a marca, os processos e até mesmo a forma de lidar com os seus clientes.
A recente recessão econômica vigente no mundo demonstra como é preciso estar sempre preparado para flexibilizar o seu negócio e encontrar novas frentes de inovação. Assim, o diferencial competitivo desse processo é a adaptação dos produtos ou serviços aos novos contextos.
Ou seja, para uma empresa crescer os seus negócios e alavancá-los cada vez mais é fundamental atentar às mudanças e oportunidades que surgem.
Como é possível inovar no modelo de negócio?
Não existe uma receita pronta de como é possível colocar em prática o uso da inovação no ambiente empresarial. Todavia, a aplicação efetiva das dicas citadas logo a seguir pode ajudá-lo a chegar a esse objetivo. Veja:
Busque a diferenciação no seu nicho
A inovação possibilita que não seja preciso reinventar a roda para conseguir se destacar em um segmento: você pode ofertar novos formatos de um mesmo produto. Quer um exemplo?
O mercado de hotelaria é um dos mais antigos e tradicionais da economia. Entretanto, realizar a intermediação da locação de imóveis, com o uso de residências particulares, é uma grande oportunidade que poucos vislumbraram. Pois é exatamente nesse ponto que a empresa Airbnb conseguiu implementar uma ideia inovadora e muito rentável para ambas as partes.
As startups são um terreno fértil para entender o poder da inovação no modelo de negócios. Da mesma forma, muitos negócios podem inovar para alcançar o sucesso na empreitada comercial.
Personalize o produto ou serviço
Uma forma prática e simples de já colocar a inovação como plano de trabalho no seu negócio é por meio da personalização. Cada cliente é especial e tem particularidades próprias. Porém, a maioria das empresas atua de forma genérica e coletiva.
Esse comportamento apresentado por diversos empreendimentos não respeita as necessidades e desejos que cada tipo de consumidor pode ter. Assim, a chave para superar esse problema é com a adoção da personalização.
Imagine receber um produto com uma frase especial, uma dedicatória assinada ou ter o seu nome gravado na mercadoria! Isso gera um engajamento muito maior com a marca e faz o que toda estratégia de branding pretende: transformar clientes em fãs.
Essa dica também vale para a personalização de serviços. Por exemplo, com atendimentos mais rápidos, canais de comunicação exclusivos, flexibilização nas formas de pagamentos, entre outros.
Tenha um ecossistema mais colaborativo
Colaboração é a palavra-chave para uma produtividade maior e harmonia no ambiente de trabalho. Então, por que não dizer que um ecossistema colaborativo ajude a inovar? Esse é um outro fato que poucos empresários têm em mente.
É possível encontrar soluções para as suas demandas de inovação ouvindo um dos maiores ativos de qualquer negócio: os colaboradores. Eles têm uma visão 360º de todos os setores da empresa, bem como das potencialidades e fraquezas. Somar forças ajuda a encontrar soluções em um menor tempo e com mais chances de acerto.
Estabeleça um fluxo de trabalho favorável às mudanças
Mudar é algo que costuma gera desconforto e algumas dores de cabeça nos times de uma organização. Porém, é preciso compreender que mudanças e inovações são fatores praticamente conectados. Assim, é fundamental que a empresa promova uma cultura direcionada para a adesão a novos projetos, desenvolvimento de produtos para testes e mudanças organizacionais constantes.
Isso pode ser colocado em prática por meio de um planejamento eficaz, com a adoção de uma política de gerenciamento de mudanças. Esta deve incluir o impacto de novas soluções, as normas legais, além das regras de trabalho e demais fatores que podem influenciar nas práticas estabelecidas.
Alem disso, até a própria disposição física dos funcionários pode impactar na adoção de mudanças. Em alguns casos, alterações básicas na hierarquia organizacional e no ambiente de trabalho já ajudam bastante no alcance dos resultados esperados.
Como a digitalização contribui para esse processo?
O mundo está cada vez mais digital. É possível observar isso nas grandes mudanças provocadas em empresas tradicionais e a cultura de disrupção que as startups colocaram em prática. Por isso, quando se trata de inovar no modelo de negócio, a digitalização não pode ficar de fora do radar de quem pretende ter sucesso.
Não é difícil encontrar o uso de agendas tradicionais e planilhas do Excel em uma grande infinidade de comércios. Isso só revela o quanto algumas empresas ainda estão atrasadas no processo de inovação e crescimento tecnológico. Afinal, a tecnologia exerce um papel preponderante para o crescimento do profissionalismo e da gestão do empreendimento.
Inovar continuamente deixou de ser algo recomendado para se tornar um fator vital na sobrevivência de uma empresa no competitivo mercado brasileiro.
Para isso, existem sistemas de gestão customizáveis e preparados para atender as mais diversas necessidades de cada negócio. Isso tudo através de ferramentas para planejamento de vendas, processamentos de pedidos, expedição de produtos, entre outras funcionalidades.
Com certeza, a sua empresa pode se beneficiar da tecnologia como ferramenta indispensável às melhorias organizacionais. Já pensou diminuir seu prazo de entrega, ter maior controle nas vendas, acompanhar o seu cliente ou melhorar a tomada de decisões? Todas essas possibilidades são totalmente aplicáveis ao seu modelo de negócio com o uso de softwares de gerenciamento, por exemplo o ERP.
O FoccoERP é uma ferramenta líder de mercado, com a garantia e a qualidade de mais de 30 anos de mercado. Ser referência é algo que exige muito comprometimento e capacidade de entregar o que há de melhor. Por isso, converse com um de nossos consultores agora mesmo. Assim poderemos ajudar o seu negócio a inovar e crescer ainda mais!