No mundo corporativo, a empresa que se destaca é aquela que reconhece seus pontos fortes e fracos, e sabe como usar o movimento do mercado e outros fatores externos ao seu favor.
A análise de SWOT é uma ferramenta de gestão estratégica que pode ajudar as empresas nesse cenário. Você já ouviu falar nela? Veja neste artigo como a análise SWOT funciona, qual é a sua importância e como aplicar em poucos passos!
O que é análise SWOT?
A análise SWOT é uma ferramenta de gestão criada na década de 1960 em Stanford, nos Estados Unidos, para avaliar a situação atual de uma empresa.
Nesta análise são examinados Pontos Fortes (Strengths), Fracos (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats).
Para que serve a análise SWOT?
A análise SWOT serve para identificar os diferenciais positivos e negativos que a empresa possui e, em seguida, quais eventos externos podem beneficiar ou prejudicar suas operações de negócio.
Ao fazer a análise SWOT, as empresas são capazes de elaborar estratégias que as beneficiem, ou então, adotar medidas que as ajudem a erradicar pontos negativos e evitar riscos desnecessários.
Quais fatores compõem a matriz SWOT?
A matriz SWOT é a representação gráfica da análise SWOT, e sua estrutura é composta por dois fatores: “ambiente interno” e “ambiente externo”.
Ambiente interno
O ambiente interno considera os pontos fortes e as fraquezas da empresa. Por estarem relacionados ao círculo empresarial, esses pontos estão sob o controle da liderança, podendo ser ajustados conforme a situação exigir ou ser julgado necessário.
Por exemplo: fazer o cálculo de precificação, selecionar os colaboradores mais bem preparados para executar tarefas, adotar políticas mais conscientes para reduzir custos e impactos ambientais.
Ambiente externo
Já o ambiente externo leva em consideração as oportunidades e ameaças que a empresa está sujeita a enfrentar. Por estarem relacionados a questões macro ambientais e ocorrerem fora do círculo empresarial, esses pontos não estão sob o controle da liderança, mas podem ser estudados previamente para evitar ou tirar o melhor proveito deles.
Exemplos: tendências de mercado, estratégias utilizadas pelos concorrentes, mudanças no comportamento do consumidor, catástrofes climáticas.
Quem deve fazer a análise SWOT?
A análise SWOT pode ser realizada tanto pela equipe executiva e de gerenciamento, como pela equipe de planejamento estratégico e colaboradores.
Em certos casos, as empresas também podem optar por contratar consultores externos especializados para realizar a análise SWOT e sugerir medidas estratégicas.
Quais são as principais vantagens da matriz SWOT?
A matriz SWOT proporciona uma série de vantagens para a empresa, como veremos a seguir:
Posicionamento estratégico
Uma das principais vantagens de realizar uma matriz SWOT é que sua análise pode ajudar a marca a se posicionar melhor no mercado, valorizando todos seus pontos fortes e minimizando os pontos fracos.
Melhora dos serviços e produtos
Ajuda a identificar os gargalos e pontos fracos das operações e agir proativamente para melhorá-los.
Insights para solucionar problemas
Uma vez que é possível ter uma visão mais abrangente sobre os eventos internos que estão prejudicando ou podem prejudicar o negócio, a análise SWOT permite ter ideias acerca de soluções para problemas da empresa.
Oportunidade para desenvolver novos produtos
Ao observar os resultados de uma matriz SWOT, é possível identificar oportunidades para a criação de novos produtos. Ou seja, pode-se avaliar os eventos externos e descobrir o que o mercado e o cliente precisam para então investir em novidades.
Tomada de decisão estratégica
Já que a liderança conquista uma visão holística sobre tudo que está ocorrendo dentro e fora do ambiente corporativo, pode usar desse conhecimento para evitar ameaças e aproveitar oportunidades.
Priorização de ações
É possível identificar ameaças urgentes, que não podem ser negligenciadas, e oportunidades que serão perdidas se deixadas para depois.
Fortalecimento de parcerias
Uma vez que a análise SWOT avalia eventos e pessoas externas, é possível reconhecer aqueles que só têm a agregar para as operações.
Análise das estratégias realizadas
Também é possível fazer um comparativo entre as matrizes SWOT de diferentes períodos ou estratégias, o que permite identificar o que deu certo ou errado em cada abordagem.
Qual é a importância da análise SWOT e por que usá-la?
A importância da análise SWOT se dá pelo fato de que a empresa pode agir de forma mais inteligente quanto às suas ações e estratégias.
Ela sabe exatamente:
- qual é a sua força, o que a torna um diferencial no mercado;
- quais são suas qualidades e como se aproveitar disso;
- quais são as fraquezas, ou seja, as áreas potenciais de melhoria;
- quais ameaças podem vir a prejudicá-la.
Todas essas informações podem ser usadas no planejamento estratégico para que a empresa mitigue bloqueios futuros e colha apenas resultados positivos no médio e longo prazos.
Como se faz uma análise de SWOT?
Entendido o que é e qual é a importância da análise SWOT? Então agora vamos ver as etapas que a sua empresa pode seguir para aplicar a ferramenta.
1- Identifique seu objeto de estudo
O que a sua empresa pretende alcançar ao fazer a análise: identificar novas oportunidades de negócio? Avaliar pontos fortes que podem ser potencializados? Minimizar os gargalos de operação que afetam a qualidade de produtos, entregas e satisfação do cliente?
Identificar o objetivo da análise SWOT é o primeiro passo para direcionar a atenção e o foco do time para o mesmo objetivo.
2- Faça um levantamento dos pontos fortes e fracos
Após identificar o objeto do estudo, será preciso também fazer um levantamento de todos os pontos fortes e fracos que a empresa possui.
O produto entrega uma qualidade premium? O atendimento ao cliente é um diferencial? Cumprir prazos é uma fraqueza? As operações não são padronizadas?
A compreensão sobre o que está bom e o que pode ser melhorado é importante para construir ações estratégicas voltadas para esses pontos.
3- Realize um brainstorming com a equipe para falar sobre o ambiente externo
Além de avaliar o ambiente interno, é importante analisar os eventos externos que podem se apresentar como riscos e oportunidades no futuro.
O concorrente lançou um novo produto ou serviço? A economia está estagnada, podendo impactar nas vendas? Greves podem afetar a entrega de matéria-prima para produção?
Uma forma de obter uma visão macro sobre esse ambiente é a partir de um brainstorming com a equipe para coletar informações. Desde sobre o que eles enxergam além das instalações da empresa, onde eles veem potencial de ganho, até quais são as ameaças que podem, em um futuro próximo, prejudicar a empresa.
4- Liste todas as oportunidades e ameaças avaliadas no brainstorming
Durante o brainstorm, registre todos os detalhes que estão sendo discutidos pelo time. Essas informações serão necessárias para construir o planejamento estratégico e indicar exatamente quais ações deverão ser realizadas para aproveitar oportunidades de negócio e reduzir riscos externos.
5- Faça um planejamento estratégico
Por último, deve-se estruturar um planejamento estratégico sinalizando todas as ações para alavancar os pontos fortes, eliminar as fraquezas, mitigar os riscos e aproveitar as oportunidades.
Exemplo de análise SWOT
Ao fazer a análise SWOT, considere colocar as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças como no exemplo abaixo:
Forças – Processo produtivo padronizado – Atendimento rápido ao cliente | Fraquezas – Pouca disponibilidade de mão de obra – Dependência de fornecedores |
Oportunidades – Aumento das vendas on-line – Investir em novas tecnologias, como IA, para melhorar ainda mais os processos de produção | Ameaças – Variações nas taxas de câmbio que afetam os custos de produção – Alterações nas regulamentações ambientais que exigem investimentos em tecnologias mais limpas. |
Realizar a análise SWOT pode fazer a sua empresa aumentar o desempenho e a competitividade, mas você não precisa depender apenas dessa ferramenta. Aqui mostramos outras ferramentas de gestão que toda empresa deve usar e que contribuem para o mesmo objetivo da análise SWOT!