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Análise SWOT: o que é, para que serve e como aplicar

Análise SWOT: o que é, para que serve e como aplicar

Home » Blog » Gestão de Empresas » Análise SWOT: o que é, para que serve e como aplicar
  • fevereiro 6, 2024
A análise SWOT é uma ferramenta criada para avaliar pontos fortes e fracos, oportunidades e ameaças em diversas situações de negócio.

No mundo corporativo, a empresa que se destaca é aquela que reconhece seus pontos fortes e fracos, e sabe como usar o movimento do mercado e outros fatores externos ao seu favor.

A análise de SWOT é uma ferramenta de gestão estratégica que pode ajudar as empresas nesse cenário. Você já ouviu falar nela? Veja neste artigo como a análise SWOT funciona, qual é a sua importância e como aplicar em poucos passos!

O que é análise SWOT?          

A análise SWOT é uma ferramenta de gestão criada na década de 1960 em Stanford, nos Estados Unidos, para avaliar a situação atual de uma empresa.

Nesta análise são examinados Pontos Fortes (Strengths), Fracos (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats).

Para que serve a análise SWOT?           

A análise SWOT serve para identificar os diferenciais positivos e negativos que a empresa possui e, em seguida, quais eventos externos podem beneficiar ou prejudicar suas operações de negócio.

Ao fazer a análise SWOT, as empresas são capazes de elaborar estratégias que as beneficiem, ou então, adotar medidas que as ajudem a erradicar pontos negativos e evitar riscos desnecessários.

Quais fatores compõem a matriz SWOT?

A matriz SWOT é a representação gráfica da análise SWOT, e sua estrutura é composta por dois fatores: “ambiente interno” e “ambiente externo”.

Ambiente interno  

O ambiente interno considera os pontos fortes e as fraquezas da empresa. Por estarem relacionados ao círculo empresarial, esses pontos estão sob o controle da liderança, podendo ser ajustados conforme a situação exigir ou ser julgado necessário.

Por exemplo: fazer o cálculo de precificação, selecionar os colaboradores mais bem preparados para executar tarefas, adotar políticas mais conscientes para reduzir custos e impactos ambientais.

Ambiente externo 

Já o ambiente externo leva em consideração as oportunidades e ameaças que a empresa está sujeita a enfrentar. Por estarem relacionados a questões macro ambientais e ocorrerem fora do círculo empresarial, esses pontos não estão sob o controle da liderança, mas podem ser estudados previamente para evitar ou tirar o melhor proveito deles.

Exemplos: tendências de mercado, estratégias utilizadas pelos concorrentes, mudanças no comportamento do consumidor, catástrofes climáticas.

Quem deve fazer a análise SWOT?   

A análise SWOT pode ser realizada tanto pela equipe executiva e de gerenciamento, como pela equipe de planejamento estratégico e colaboradores.

Em certos casos, as empresas também podem optar por contratar consultores externos especializados para realizar a análise SWOT e sugerir medidas estratégicas.   

Quais são as principais vantagens da matriz SWOT?

A matriz SWOT proporciona uma série de vantagens para a empresa, como veremos a seguir:

Posicionamento estratégico

Uma das principais vantagens de realizar uma matriz SWOT é que sua análise pode ajudar a marca a se posicionar melhor no mercado, valorizando todos seus pontos fortes e minimizando os pontos fracos.       

Melhora dos serviços e produtos

Ajuda a identificar os gargalos e pontos fracos das operações e agir proativamente para melhorá-los.

Insights para solucionar problemas

Uma vez que é possível ter uma visão mais abrangente sobre os eventos internos que estão prejudicando ou podem prejudicar o negócio, a análise SWOT permite ter ideias acerca de soluções para problemas da empresa.

Oportunidade para desenvolver novos produtos

Ao observar os resultados de uma matriz SWOT, é possível identificar oportunidades para a criação de novos produtos. Ou seja, pode-se avaliar os eventos externos e descobrir o que o mercado e o cliente precisam para então investir em novidades.

Tomada de decisão estratégica

Já que a liderança conquista uma visão holística sobre tudo que está ocorrendo dentro e fora do ambiente corporativo, pode usar desse conhecimento para evitar ameaças e aproveitar oportunidades.

Priorização de ações

É possível identificar ameaças urgentes, que não podem ser negligenciadas, e oportunidades que serão perdidas se deixadas para depois.

Fortalecimento de parcerias

Uma vez que a análise SWOT avalia eventos e pessoas externas, é possível reconhecer aqueles que só têm a agregar para as operações.

Análise das estratégias realizadas

Também é possível fazer um comparativo entre as matrizes SWOT de diferentes períodos ou estratégias, o que permite identificar o que deu certo ou errado em cada abordagem.

Qual é a importância da análise SWOT e por que usá-la?      

A importância da análise SWOT se dá pelo fato de que a empresa pode agir de forma mais inteligente quanto às suas ações e estratégias.

Ela sabe exatamente:

  • qual é a sua força, o que a torna um diferencial no mercado;
  • quais são suas qualidades e como se aproveitar disso;
  • quais são as fraquezas, ou seja, as áreas potenciais de melhoria;
  • quais ameaças podem vir a prejudicá-la.

Todas essas informações podem ser usadas no planejamento estratégico para que a empresa mitigue bloqueios futuros e colha apenas resultados positivos no médio e longo prazos.

Como se faz uma análise de SWOT?   

Entendido o que é e qual é a importância da análise SWOT? Então agora vamos ver as etapas que a sua empresa pode seguir para aplicar a ferramenta.

1- Identifique seu objeto de estudo

O que a sua empresa pretende alcançar ao fazer a análise: identificar novas oportunidades de negócio? Avaliar pontos fortes que podem ser potencializados? Minimizar os gargalos de operação que afetam a qualidade de produtos, entregas e satisfação do cliente?

Identificar o objetivo da análise SWOT é o primeiro passo para direcionar a atenção e o foco do time para o mesmo objetivo.     

2- Faça um levantamento dos pontos fortes e fracos  

Após identificar o objeto do estudo, será preciso também fazer um levantamento de todos os pontos fortes e fracos que a empresa possui.

O produto entrega uma qualidade premium? O atendimento ao cliente é um diferencial? Cumprir prazos é uma fraqueza? As operações não são padronizadas?

A compreensão sobre o que está bom e o que pode ser melhorado é importante para construir ações estratégicas voltadas para esses pontos.

3- Realize um brainstorming com a equipe para falar sobre o ambiente externo

Além de avaliar o ambiente interno, é importante analisar os eventos externos que podem se apresentar como riscos e oportunidades no futuro.

O concorrente lançou um novo produto ou serviço? A economia está estagnada, podendo impactar nas vendas? Greves podem afetar a entrega de matéria-prima para produção?

Uma forma de obter uma visão macro sobre esse ambiente é a partir de um brainstorming com a equipe para coletar informações. Desde sobre o que eles enxergam além das instalações da empresa, onde eles veem potencial de ganho, até quais são as ameaças que podem, em um futuro próximo, prejudicar a empresa.

4- Liste todas as oportunidades e ameaças avaliadas no brainstorming

Durante o brainstorm, registre todos os detalhes que estão sendo discutidos pelo time. Essas informações serão necessárias para construir o planejamento estratégico e indicar exatamente quais ações deverão ser realizadas para aproveitar oportunidades de negócio e reduzir riscos externos.

5- Faça um planejamento estratégico

Por último, deve-se estruturar um planejamento estratégico sinalizando todas as ações para alavancar os pontos fortes, eliminar as fraquezas, mitigar os riscos e aproveitar as oportunidades.

Exemplo de análise SWOT

Ao fazer a análise SWOT, considere colocar as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças como no exemplo abaixo:

Forças
– Processo produtivo padronizado
– Atendimento rápido ao cliente
Fraquezas
– Pouca disponibilidade de mão de obra
– Dependência de fornecedores
Oportunidades
– Aumento das vendas on-line
– Investir em novas tecnologias, como IA, para melhorar ainda mais os processos de produção
Ameaças
– Variações nas taxas de câmbio que afetam os custos de produção
– Alterações nas regulamentações ambientais que exigem investimentos em tecnologias mais limpas.  

Realizar a análise SWOT pode fazer a sua empresa aumentar o desempenho e a competitividade, mas você não precisa depender apenas dessa ferramenta. Aqui mostramos outras ferramentas de gestão que toda empresa deve usar e que contribuem para o mesmo objetivo da análise SWOT!

E-book - Gestão de processos: a importância deles para sair da crise

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