Sabemos que, de acordo com o planejamento estratégico de uma empresa, qualquer equipe de vendas precisa atingir metas. Porém você percebe que as coisas não caminham conforme o esperado em seu negócio. O que fazer? Como agir?
Atualmente, dada a velocidade do mundo, toda vez que o ambiente muda, alterações no caminho que havia sido traçado também são exigidas. Assim, correções de rota são necessárias para assegurar o alcance dos objetivos e a sustentabilidade da organização. Afinal, como atingir metas definidas anteriormente se houve mudança no cenário?
Separamos, neste artigo, as cinco principais estratégias que ajudarão você e seu time a atingir as metas de vendas por meio de ações simples. Confira!
1. Fornecer recursos e estrutura adequada para que o time trabalhe de maneira eficiente
Quando as metas comerciais são para motivar ou para definir o rumo da empresa, elas precisam ser específicas, mensuráveis, alcançáveis e ter prazos estipulados.
Se uma meta declara: “O empreendimento será lucrativo”, ela não é tão específica. Quanto de lucro? Tem clientes o suficiente para conseguir isso? Terá lucratividade até qual data? Uma maneira melhor de estruturar essa meta é: “A marca alcançará uma margem de lucro líquido de 20% até o final do ano, baseado nas vendas de 200 mil unidades”.
Com o fornecimento de recursos e estrutura adequada, é possível planejar ações para atingir metas, e ajustar o progresso durante o prazo definido, se necessário.
2. Promover treinamentos frequentes para alinhar o processo de vendas
Fechar negócios é um trabalho contínuo e requer dedicação e esforço por parte dos profissionais envolvidos. Para tanto, é preciso contar com uma boa equipe de vendas. Isso é o que faz a sua empresa obter sucesso e ser líder.
No entanto, para que isso aconteça efetivamente, existe antes o trabalho com o time. Afinal, ele é a peça-chave da área comercial de qualquer organização.
Nesse sentido, é papel dos gestores treiná-los e motivá-los. Não basta se reunir com a equipe para conversar sobre a definição de metas, é preciso ir além. Troque experiências com os colaboradores no intuito de motivá-los e dar impulso suficiente para que todos se sintam confiantes diante de novos desafios.
Sim, porque quem trabalha com vendas enfrenta um desafio diário. Por isso, os profissionais envolvidos precisam de bons treinamentos que os preparem para esse trabalho árduo.
3. Fazer um diagnóstico para identificar as estratégias que estão funcionando e as que não estão
A ideia é diagnosticar as ações que têm funcionado e as que não. De nada adianta estabelecer metas e tentar cumpri-las, se você não se basear em indicadores de desempenho.
Portanto, ao definir métricas, além da análise das mesmas servir de diagnóstico para os gestores, ajuda a equipe a entender como atingir objetivos, visto que fica explícito quais atividades geram mais vendas e quais são entraves para a concretização de bons negócios.
4. Traçar planos de ação para aumentar as vendas
É preciso compreender que, durante a execução de um plano de ação para atingir metas, o gestor deve estar pronto para enfrentar circunstâncias inesperadas e para trabalhar sob pressão.
Tais ocorrências precisam ser consideradas inerentes ao processo e têm que estar incluídas em um plano paralelo de contingência e gerenciamento de riscos. Isso porque existe diferença entre fatos prováveis e fatos possíveis, contudo, ambos são passíveis de acontecer.
Por fim, qualquer que seja o seu plano de ação, lembre-se de fazer listas. Elas são essenciais e devem acompanhar cada um dos passos da equipe em direção à conquista de uma meta maior. Por isso, enxergue cada passo como um mini plano de ação, como uma “sub-meta” a ser atingida.
5. Utilizar um sistema de inteligência de negócios para auxiliar na tomada de decisões
Não tem como estabelecer e atingir metas com precisão e agilidade sem o auxílio da tecnologia.
Nesse sentido, os sistemas de inteligência de negócios, por exemplo, e de gestão de relacionamento com o cliente (CRM) estão aí para auxiliar os gestores a ter dados específicos sobre seus clientes e, assim, tomar decisões mais acertadas.
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