Para sobressair ao mercado competitivo, as empresas precisam oferecer diferenciais como qualidade no atendimento, preços atrativos, entregas dentro do prazo e segurança. Todavia, a questão é que para garantir a segurança de dados e otimizar todos os processos formadores da supply chain, as empresas necessitam investir em tecnologia. Mais precisamente, em blockchain.
Não sabe o que é blockchain, nem como aplicar a tecnologia dentro de indústrias e distribuidoras? O post de hoje foi escrito para esclarecer todas as dúvidas sobre esse assunto, então aproveite a leitura!
Entenda o conceito de blockchain
Blockchain, que na tradução literal do inglês significa “cadeia de blocos”, é uma tecnologia de criptografia que armazena dados no formato público. Ou seja, não existe uma pessoa específica, nem um sistema central para gerenciar as informações.
A principal função do blockchain é aumentar a segurança e confiabilidade dos dados, armazenando informações de diferentes pontos em blocos criptografados. Isso significa que, caso ocorra alguma alteração em algum registro, todos os arquivos subsequentes serão invalidados.
Como funciona o armazenamento de dados no blockchain
O blockchain é formado por uma sequência de blocos. Os dados que estão dentro destes registros são armazenados digitalmente e carimbados com um código com data e hora.
A cada 10 minutos, um novo bloco de transações é formado automaticamente e este se conecta ao anterior. Isso faz com que, ao longo do dia, uma cadeia de blocos seja criada e todos os dados salvos passam a depender uns dos outros. Por isso, o blockchain é uma tecnologia perfeita para armazenar informações.
O blockchain é seguro?
Apesar de o blockchain ser bastante conhecido por conta das transações envolvendo bitcoins (criptomoeda), algumas pessoas ainda ficam receosas quanto à seguridade da tecnologia. Afinal trata-se de uma ferramenta digital e não existe um poder único para controlar as informações.
Mas é justamente essa autonomia que torna o blockchain seguro. Imagine que uma indústria ou distribuidora use a tecnologia blockchain para armazenar os dados dos clientes em transações comerciais.Todas as informações relacionadas à compra e venda ficam salvos nos blocos, então sempre que um registro novo for criado, ele receberá uma numeração diferente do anterior.
Essa numeração funciona como a impressão digital do bloco e ela não poderá ser alternada por absolutamente ninguém dentro da empresa. Então, se qualquer hacker tentar capturar e alterar os dados transacionados, um novo código será gerado sem prejudicar a identificação do bloco original.
Ou seja, a tecnologia é segura, pois assegura que nenhum dos dados seja adulterado ou hackeado.
Benefícios da blockchain para indústrias e distribuidoras
1- Segurança da informação
A segurança de dados é um dos benefícios que mais merece destaque neste tópico. Nos dias atuais, onde praticamente todas as pessoas realizam transações financeiras, impedir que roubo de dados ocorra é fundamental para manter a reputação positiva de qualquer negócio.
Nesse contexto, vazar os dados de clientes e permitir que as informações caiam nas mãos de criminosos, não só pode afetar a credibilidade da empresa, como prejudicar financeiramente centenas de usuários.
2- Aumento da transparência
Outra vantagem da tecnologia blockchain é que indústrias e distribuidoras conseguem garantir mais transparência sobre as informações.
Essa transparência pode auxiliar gestores na tomada de decisão, bem como simplificar a elaboração de contratos internacionais, processos administrativos e logísticos, gestão financeira e até reduzir custos.
3- Automatização de processos
O mercado está cada vez mais concorrido e as empresas não podem depender de processos manuais para atender a demanda.
Por isso, como o blockchain é uma tecnologia, os gestores podem usar dela para modernizar os negócios, otimizando entregas e reduzindo fraudes nos processos. E não só isso, tornando o atendimento mais rápido e aumentando a satisfação dos clientes.
4- Registro dos dados em ordem cronológica
Além da segurança da informação, do aumento de transparência e da automatização de processos, o blockchain também beneficia as indústrias e distribuidoras quanto ao registro de dados.
No blockchain, todas as informações são armazenadas em ordem cronológica. Isso contribui na hora de fazer análises e identificar alterações nos dados, por exemplo.
Como as indústrias e distribuidoras podem aplicar o blockchain dentro dos negócios
Nos tópicos anteriores vimos que o blockchain é seguro e que a tecnologia oferece uma série de benefícios. A questão, agora, consiste em descobrir como aplicar o blockchain dentro do seu negócio.
Sistemas de pagamentos
Se até então os pagamentos eram burocráticos, agora as transações de compra e venda podem acontecer em segundos.
Ao aplicar a tecnologia blockchain dentro de um sistema de pagamento, a empresa pode aumentar a velocidade das movimentações financeiras. Além disso, pode otimizar processos administrativos burocráticos que demandam tempo e esforço.
Armazenamento em nuvem
Uma das aplicações mais interessantes está relacionada ao armazenamento de dados.
Como a tecnologia blockchain é descentralizada, a indústria ou distribuidora pode reduzir custos com arquivo físico e, mais ainda, aumentar a segurança e disponibilidade das informações armazenadas na nuvem.
Cadeia de suprimentos atualizada
O avanço da internet simplificou a comercialização de produtos de diversas partes do mundo. É claro que, por envolver sistemas e pessoas de diversos locais, manter o controle dos processos formadores da supply chain pode ser um desafio.
Entretanto, com a aplicação do blockchain, hoje você pode usar a tecnologia para monitorar todos os componentes em poucos cliques e em tempo real.
Viu só como o blockchain pode ajudar as indústrias e distribuidoras? Além de aumentar a segurança das informações, é possível ainda simplificar transações financeiras, reforçar o armazenamento de dados e otimizar processos formadores da cadeia de suprimentos.
Gostou do tema? Então continue em nosso blog e leia o post sobre a importância de fazer backup dos dados da empresa.