Ir para o conteúdo
logo do produto FoccoERP
  • Sobre
    • Quem somos
    • Contato
  • Sistema
    • Sistema de Gestão para Distribuidoras
    • Sistema de Gestão para Indústria
  • Segmentos
    • Metal mecânico
    • Bebidas
    • Alimentos
    • Distribuidoras
    • Diversos
    • Moveleiro
  • Casos de sucesso
    • Clientes
    • Depoimentos
  • Portfólio
  • Blog
    • ERP Indicadores
    • Gestão Comercial
    • Gestão de Compras
    • Gestão de Empresas
    • Gestão de TI
    • Gestão de Vendas
    • Gestão Empresarial
    • Gestão Financeira
    • Gestão Fiscal
    • Gestão Industrial
    • Notícias
  • Materiais educativos
  • Sobre
    • Quem somos
    • Contato
  • Sistema
    • Sistema de Gestão para Distribuidoras
    • Sistema de Gestão para Indústria
  • Segmentos
    • Metal mecânico
    • Bebidas
    • Alimentos
    • Distribuidoras
    • Diversos
    • Moveleiro
  • Casos de sucesso
    • Clientes
    • Depoimentos
  • Portfólio
  • Blog
    • ERP Indicadores
    • Gestão Comercial
    • Gestão de Compras
    • Gestão de Empresas
    • Gestão de TI
    • Gestão de Vendas
    • Gestão Empresarial
    • Gestão Financeira
    • Gestão Fiscal
    • Gestão Industrial
    • Notícias
  • Materiais educativos
Solicite um orçamento
logo do produto FoccoERP

O que é excelência operacional, sua importância e como alcançar

O que é excelência operacional, sua importância e como alcançar

Home » Blog » Gestão de Empresas » O que é excelência operacional, sua importância e como alcançar
  • fevereiro 13, 2024
O que você tem feito para tornar sua empresa uma referência? Alcançar a excelência operacional é uma das ações que precisam estar no topo da sua lista.

Você sabe dizer qual é a semelhança entre as marcas mais valiosas do mundo?

Não é o segmento em que elas atuam, nem o perfil do público-alvo, mas sim a excelência operacional que alcançaram ao longo dos anos.

No artigo de hoje, explicamos o que é excelência operacional, qual é sua importância e, claro, como sua empresa também pode alcançá-la. Acompanhe! 

O que é excelência operacional?

A excelência operacional, como o próprio nome já diz, é um conceito que está atrelado à busca pela excelência em todas as operações de negócio.

Desde o primeiro contato com o cliente até o pós-venda, tudo que a empresa se propõe a fazer é construído para entregar a máxima qualidade.

Como surgiu a excelência operacional?

O termo “excelência operacional” apareceu pela primeira vez em 1982, no livro “In Search of Excellence”, de Tom Peters.

Na obra, o autor mostra que a excelência operacional — embora possua um padrão de etapas — vai se comportar de forma diferente em cada modelo de negócio. Isso porque é natural que empresas trabalhem em segmentos distintos, apresentem objetivos únicos e possuam suas próprias especificidades.  

Quais são as etapas da excelência operacional?

As etapas da excelência operacional são divididas em 4 categorias: Estratégia, Gestão, Processos e Pessoas.

Cada uma dessas etapas deve ser construída pensando nas demais etapas, pois estão intimamente ligadas, sendo impossível desenvolver uma sem considerar as outras.

Estratégia

A estratégia consiste em estabelecer um caminho que a empresa deve seguir e tudo que ela precisa fazer para alcançar esse objetivo. Ou seja, essa etapa é praticamente o que dará norte para os esforços do time interno.

Gestão

A gestão é a etapa em que nasce a excelência operacional. Para que a empresa mantenha a máxima qualidade em seus processos, ela precisa assegurar que tudo está acontecendo exatamente como o planejado. E, para isso, será necessário que a gestão identifique gargalos, aponte melhorias e assim elimine a incidência de erros humanos.

Processos

A etapa de processos engloba princípios, técnicas e ferramentas que a empresa utiliza para que as suas operações de negócio funcionem de forma fluida e contínua.

Qualquer interferência em um dos processos pode prejudicar toda a cadeia operacional em que a empresa está inserida.

Pessoas

Esta é a etapa que foca em contratar e manter as pessoas certas para o desempenho correto das funções. Aqui também entram questões relacionadas a treinamentos e capacitação para que as habilidades técnicas e analíticas do grupo melhorem progressivamente.

Por que a excelência operacional é importante?

Imagine que todas as etapas da excelência operacional — Estratégia, Gestão, Processos e Pessoas — são os elementos que estruturam a base e sustentam o modelo de negócio.

Quando essas etapas estão firmes e alinhadas, tudo funciona perfeitamente no ambiente corporativo, e a empresa pode começar a aplicar mudanças que contribuem para a melhoria contínua, e consequentemente, para o seu crescimento.

Qual a diferença entre excelência operacional e melhoria contínua?

Por estarem ligadas à qualidade de produtos, serviços e processos, pode acontecer dos termos “excelência operacional” e “melhoria contínua” serem confundidos. Mas não se engane. Ambos não são iguais, embora apresentem similaridades.

A excelência operacional é um modelo de administrar um negócio, no qual o intuito é a qualidade máxima. Já a melhoria contínua é, na verdade, um componente que ajuda a empresa a alcançar esse objetivo (máxima qualidade).

Assim, podemos dizer que a melhoria contínua funciona como ferramenta para a empresa alcançar a excelência operacional.

Como alcançar a excelência operacional?

Após entender o que é excelência operacional e quais são as etapas que sustentam esse modelo de administração, vamos analisar o que sua empresa pode fazer para alcançar a excelência operacional.

1- Crie uma cultura de inovação e melhoria contínua

O sucesso da excelência operacional dependerá de muitas mãos. Por isso, o primeiro passo para aplicar esse modelo envolve criar uma cultura de inovação e melhoria contínua para que cada pessoa compreenda a importância de se aprimorar e dar o seu melhor em cada um dos processos.

2- Estruture um planejamento estratégico

Para que a empresa caminhe rumo à excelência, será preciso que ela crie um mapa para orientar seus passos e tomada de decisão. Esse mapa chamamos de planejamento estratégico, e nele deve estar inserido todas as metas que o grupo pretende alcançar, o que será feito para atingir as metas e qual será o papel de cada setor.

3- Instrua o time e invista em qualificação

Além de um mapa para mostrar o caminho, será preciso também instruir os times para que as pessoas envolvidas com as operações do negócio saibam ler esse mapa e entendam como desempenhar seus serviços durante a jornada rumo à excelência operacional.

Assim, a empresa também deve investir em qualificação e treinamentos, de preferência mensalmente ou trimestralmente, para que todos fiquem atualizados.

4- Torne o gerenciamento um hábito

Para garantir que os processos estejam sendo realizados conforme o planejado e que todas as pessoas estão executando suas operações corretamente, será preciso que a empresa torne o gerenciamento um hábito, com o gestor monitorando tudo de perto e sempre buscando formas de aprimorar as atividades.

5- Solucione erros assim que identificá-los

Outro ponto importante para alcançar a excelência operacional envolve a resolução de problemas o mais rápido possível. Essa agilidade impedirá que um procedimento errado prejudique uma etapa posterior do processo ou que o dano ou falha seja postergado e se transforme em algo mais crítico.

6- Implemente tecnologias

Fazer tudo manualmente pode acabar aumentando a incidência de erros humanos. Por isso, outra ação importante para obter excelência em todos os processos é implementar tecnologias que automatizam muitas tarefas repetitivas e proporcionam uma visão mais holística sobre o negócio. Nesse caso, o interessante pode ser investir em um sistema ERP.

7- Analise dados e indicadores

A aplicação de medidas corretivas e melhorias internas só será possível quando o gestor avaliar tudo o que já aconteceu desde o início do projeto. Para isso, será necessário se apoiar em dados e indicadores, porque é a partir dos números que ele conseguirá compreender o que deu errado e o que deu certo na empresa.

Quais são os melhores exemplos de excelência operacional?

Muitos modelos de negócio já alcançaram a excelência operacional ao longo dos anos, mas existem algumas marcas que se destacam porque se tornaram gigantes em seu nicho de atuação e continuam apresentando resultados excelentes, ano após ano.

Veja alguns exemplos:

  • Toyota: conhecida pela produção de veículos de alta qualidade e sua eficiência operacional.
  • Amazon: gigante do comércio eletrônico que começou como uma livraria online e expandiu suas operações de negócio para oferecer uma variedade impressionante de produtos e serviços ao consumidor.
  • McDonald’s: uma das redes de restaurantes de fast food mais amadas e valiosas do mundo.
  • Disney: lembrada por todos por suas produções cinematográficas incríveis, parques temáticos, além de comércio de produtos e serviços baseados em seus personagens.

Empresas que querem alcançar a excelência operacional e se tornar uma referência precisam manter o equilíbrio entre esses quatro elementos: Estratégia, Gestão, Processos e Pessoas.

Cada modelo de negócio possui suas particularidades, sabemos disso. Mas com as dicas acima, não importa qual seja o seu nicho de atuação, você certamente vai elevar a qualidade dos seus produtos e serviços, e tornar seus processos internos cada vez mais excelentes.

E então, gostou deste conteúdo? Aproveite para continuar lendo outros posts do nosso blog para se manter atualizado!

E-book - Gestão de processos: a importância deles para sair da crise

Categorias

Segmentos
Notícias
Gestão Industrial
Gestão Fiscal
Gestão Financeira
Gestão Empresarial
Gestão de Vendas
Gestão de TI
Gestão de Empresas
Gestão de Compras
Gestão Comercial
ERP Indicadores

Posts recentes

  • inteligência comercial - equipe de vendas conversando ao redor de uma mesa de escritório
    Saiba o que é e como aplicar a inteligência comercial no processo de vendas
  • vantagem competitiva
    Vantagem competitiva: saiba o que é e quais os passos para se destacar
  • Katia Ortiz na Cyncly - Imagem frontal da Katia e ao fundo formas coloridas que representam a marca Cyncly
    Cyncly anuncia Katia Ortiz como General Manager da Cyncly na América Latina
AnteriorSaiba o que é inventário de estoque, sua importância e como fazer
PróximoOn premise: você sabe o que é e qual a diferença para o modelo cloud?

Agende uma demonstração e descubra quais são os gargalos da sua empresa

Nossos especialistas vão mostrar para você como a organização dos processos e a centralização de informações podem resolver problemas do seu negócio que você nem conhecia.

Peça uma demonstração
logo do produto FoccoERP
Sistema de gestão ideal para indústrias e distribuidoras
Uma empresa Cyncly
Endereço: Rua dos Cinamomos, 517 – Cinquentenário, Caxias do Sul – RS, 95012-140.
Acesso rápido
  • Home
  • Sistema
  • Segmentos
  • Portfólio
  • Materiais educativos
  • Blog
  • Contato
Outros links
  • Portal do cliente
  • Canais parceiros
  • Aviso de privacidade
  • Termos de uso
  • Avisos legais
  • Vagas
Newsletter
Receba novidades sobre gestão e tecnologia mensalmente.
© Copyright FoccoERP - Todos os direitos reservados
plugins premium WordPress
logo do produto FoccoERP
  • Sobre
    • Quem somos
    • Contato
  • Sistema
    • Sistema de Gestão para Distribuidoras
    • Sistema de Gestão para Indústria
  • Segmentos
    • Metal mecânico
    • Bebidas
    • Alimentos
    • Distribuidoras
    • Diversos
    • Moveleiro
  • Casos de sucesso
    • Clientes
    • Depoimentos
  • Portfólio
  • Blog
    • ERP Indicadores
    • Gestão Comercial
    • Gestão de Compras
    • Gestão de Empresas
    • Gestão de TI
    • Gestão de Vendas
    • Gestão Empresarial
    • Gestão Financeira
    • Gestão Fiscal
    • Gestão Industrial
    • Notícias
  • Materiais educativos
  • Sobre
    • Quem somos
    • Contato
  • Sistema
    • Sistema de Gestão para Distribuidoras
    • Sistema de Gestão para Indústria
  • Segmentos
    • Metal mecânico
    • Bebidas
    • Alimentos
    • Distribuidoras
    • Diversos
    • Moveleiro
  • Casos de sucesso
    • Clientes
    • Depoimentos
  • Portfólio
  • Blog
    • ERP Indicadores
    • Gestão Comercial
    • Gestão de Compras
    • Gestão de Empresas
    • Gestão de TI
    • Gestão de Vendas
    • Gestão Empresarial
    • Gestão Financeira
    • Gestão Fiscal
    • Gestão Industrial
    • Notícias
  • Materiais educativos
Solicite um orçamento