O fim de ano é um período de grandes movimentações quanto às obrigatoriedades contábeis e fiscais que devem ser transmitidas aos órgãos fiscalizadores. Um dos processos que mais gera preocupação entre contabilistas e empreendedores é o fechamento contábil anual e das contas da empresa.
O Código Civil Brasileiro versa, em seu Art. 1.179, que as organizações são obrigadas a contar com um sistema de contabilidade uniforme e a realizar o fechamento contábil anual, a fim de levantar seu balanço patrimonial e apurar o resultado econômico da empresa.
Neste artigo, você confere como realizar essa tarefa importante para definir os próximos passos do negócio e para estar em dia com a legislação. Vamos lá?
O que é o fechamento contábil?
O fechamento contábil é uma rotina periódica em que o departamento de contabilidade. Isso porque assegura que todos os registros necessários foram realizados de forma correta. Além disso, confere se nenhuma operação da empresa passou despercebida pelo contador.
Por vezes, muitas pessoas acabam confundindo os fechamentos mensais com os fechamentos anuais, o que é um grande equívoco. Apesar de serem processos semelhantes, a forma como são realizados é bastante diferente.
Os fechamentos mensais nada mais são do que relatórios que demonstram os resultados da organização em cada mês. Dessa forma, são utilizados como base para a realização do fechamento contábil anual. Este, via de regra, representa o registro das movimentações da empresa baseado nos balancetes mensais.
Em síntese, o fechamento contábil anual é o balanço de todas as transações e movimentações realizadas pela empresa durante o ano, mês a mês, retratando a situação e a saúde financeira e econômica da organização.
Qual a importância dessa tarefa?
O fechamento contábil é uma ferramenta estratégia e que contribui de forma efetiva na tomada de decisões, já que permite:
- reestruturar as projeções do negócio para os próximos meses;
- identificar de forma ágil gargalos financeiros, além de criar soluções para resolvê-los antes do acometimento de problemas mais graves;
- encontrar informações para atender às obrigações fiscais;
- adaptar o planejamento estratégico de acordo com os resultados, objetivos e expectativas para os próximos períodos;
- compreender como cada setor da empresa se comportou em cada mês;
- estabelecer novas estratégias para aprimorar os resultados do negócio.
Como realizar o fechamento contábil?
A Lei 6.404/76 determina, em seu Art. 177, a obediência aos preceitos da legislação e aos princípios de contabilidade geralmente aceitos. Afinal, no processo de elaboração do fechamento contábil anual, é fundamental dispor de tempo, atenção e conhecimento para sua correta confecção.
Para não entrar em desacordo com a legislação, as dicas abaixo vão orientá-lo na realização de um fechamento contábil primoroso!
Realize ajustes para a exatidão da escrituração contábil
Durante o fechamento do exercício, é necessário redobrar a atenção e conferir se algum ajuste na escrituração é necessário. Dessa forma, as ações abaixo são os primeiros passos para garantir a exatidão das informações contábeis:
- levantar o balancete de verificação e conferir se a soma dos valores debitados é igual à soma dos valores creditados;
- conferir possíveis contas com saldos “virados” — por natureza, as contas de Ativos e Despesas devem ter saldos devedores e, as contas de Passivos e Receitas, saldos credores;
- observar o prazo de realização dos saldos e checar se eles estão devidamente classificados entre contas de curto e longo prazo;
- observar as disposições da lei tributária, ou da legislação especial, e analisar se não há impacto a ser refletido nos registros já realizados.
Muitos contabilistas e empreendedores consideram que os lançamentos contábeis são apenas uma obrigatoriedade de informar os resultados da companhia. No entanto, sua função é muito maior e importante, sendo uma base para o fechamento contábil anual e para a segurança no processo de tomada de decisão.
Por isso, é fundamental fazer um bom acompanhamento mensal, de modo que o fechamento anual utilize de informações confiáveis para sua elaboração. Dessa forma, o sucesso de uma empresa está diretamente relacionado ao cuidado da sua parte contábil.
Concilie os saldos relevantes
A contabilidade deve refletir fielmente a posição patrimonial da empresa. Para isso, é necessário realizar conciliações entre os saldos contábeis e os relatórios externos que os suportam. Portanto, lançar informações imprecisas ou fazer estimativas de lucros sem qualquer tipo de base segura é correr o risco de ter problemas futuros no desenvolvimento da empresa.
É fundamental realizar registros corretos, acompanhar os relatórios e ter muita cautela ao realizar o fechamento contábil anual. Para evitar qualquer tipo de dor de cabeça, já é possível contar com o auxílio de softwares de automação, que organizam todas as movimentações financeiras e contábeis da empresa de forma muito mais rápida e segura.
Por meio de um bom sistema de gestão, é possível manter relatórios separados. Ainda mais analisar de forma conjunta todas as contas a pagar e a receber, datas de vencimentos, notas fiscais, informações de estoque e muito mais.
A tabela abaixo mostra as principais contas e seus respectivos relatórios suporte:
Conta Contábil | Relatório Suporte |
Caixa | Contagem de caixa |
Bancos e Aplicações Financeiras | Extratos bancários |
Contas a Receber | Carteira de cobrança |
Estoques | Relatório de inventário físico |
Ativo Imobilizado | Controle patrimonial |
Fornecedores | Circularização de fornecedores |
Empréstimos e Financiamentos | Circularização de bancos |
Salários a Pagar | Folha de Pagamento |
Impostos a Recolher | Livros Fiscais |
Analise a necessidade de registrar provisões contábeis
Essa é uma parte ignorada por muitos, por isso, não cometa esse erro! Provisões contábeis, sejam elas estimadas ou não, representam despesas da empresa. que, mesmo que ainda não tenham sido pagas, configuram-se como ocorridas. Ou seja, são amparadas pelo princípio da competência contábil.
A partir do momento em que essas provisões contábeis são totalmente definidas, elas deixam de ser provisões. Assim, é fundamental fazer um bom levantamento dessas informações, de modo a realizar os efetivos ajustes conforme a realidade patrimonial.
Durante o fechamento contábil, informe ao seu contador quais despesas são prováveis para o futuro. Dessa forma, ele saberá orientar quais, entre elas, deverão ser provisionadas. Não se esqueça das provisões para férias, participação nos lucros, processos judiciais, perdas por inadimplência e outras obrigações.
Elabore as demonstrações financeiras
O Art. 176. da Lei 6.404/76 prevê a elaboração das seguintes demonstrações financeiras, que devem ser um retrato claro da situação do patrimônio da empresa e das mutações ocorridas no exercício:
- balanço patrimonial;
- lucros ou prejuízos acumulados;
- resultado do exercício (DRE);
- fluxos de caixa.
As demonstrações financeiras são importantes instrumentos utilizados para um correto fechamento contábil anual, pois por meio delas é possível tomar decisões sobre investimentos futuros e outras atividades financeiras da organização.
Acompanhar e analisar corretamente as demonstrações financeiras é a melhor forma de conhecer a realidade e a situação econômica da empresa. Relatórios com poucas informações ou com dados incorretos tornam-se verdadeiras ruínas para qualquer companhia.
Utilize o fechamento contábil em sua tomada de decisões
Assim que o fechamento do exercício estiver finalizado, utilize as informações no seu processo de tomada de decisões. Tais levantamentos ajudam a ter conhecimento de tudo o que se passa em um negócio e, por isso, há otimização de processos internos e externos.
Embora muitos empreendedores façam a contabilidade apenas para estar em dia com o cumprimento das suas obrigações, as informações de fechamento contábil colaboram não apenas para uma boa administração do negócio, como também para um processo de tomada de decisão preciso e seguro.
Então, acompanhe os indicadores de desempenho. Reavalie qual é o melhor regime tributário para sua empresa:
- Simples
- Lucro
- Presumido
- Lucro Real Trimestral
- Lucro Real Anual
Após isso, comece a preparar os dados para o SPED fiscal e compare o orçamento anual com aquilo que foi realizado.
Quais erros devem ser evitados ao realizar o fechamento contábil?
Existem alguns erros que devem ser evitados para garantir a precisão do fechamento contábil. Veja quais são!
Deixar de acompanhar com frequência os lançamentos
A finalidade dos lançamentos contábeis não é somente informar os resultados do mês, mas, também, direcionar as práticas futuras e levar a segurança para qualquer decisão.
Dessa forma, é necessário realizar um monitoramento diário para entender exatamente como a organização está caminhando, se novos investimentos podem ser realizados naquele período ou, ainda, se é preciso cortar despesas por motivos de incapacidade de cumprir com as responsabilidades financeiras.
Não fazer esse acompanhamento pode prejudicar a elaboração de planos e ações preventivas, então, é preciso estar atento quanto a isso.
Desconsiderar possíveis atrasos nos pagamentos
Outra falha que pode acontecer no momento de fazer o fechamento contábil é levar em conta quantias que ainda não entraram no caixa do negócio. Por isso, é fundamental contar com a possibilidade de atrasos no pagamento.
Afinal, imprevistos podem acontecer! Por isso, criar despesas sem o valor no caixa pode impactar negativamente o fechamento e causar atrasos, multas, juros, entre outros.
Não fazer projeções realistas
Registrar dados imprecisos no sistema e fazer uma projeção de lucros por meio delas também vai gerar complicações para o desenvolvimento da companhia.
Por esse motivo, evite replicar os montantes de meses anteriores e não crie expectativas irreais. Insira as informações corretas, acompanhe os relatórios e tenha em mente que o mercado e a economia sofrem alterações frequentes.
Deixar de contar com um time qualificado
Não contar com uma equipe capacitada e engajada é outro problema que deve ser evitado. Afinal, as leis mudam com frequência e é preciso que eles estejam sempre motivados a se atualizarem quanto a isso.
É necessário ressaltar que os lançamentos e fechamentos contábeis exigem capacitação técnica, conhecimento, atenção e experiência. Por isso, profissionais habilidosos e competentes podem fazer toda a diferença no desempenho dessa atividade.
Não fazer um controle de estoque eficaz
Deixar de identificar com exatidão os itens do estoque da empresa também atrapalha o fechamento. Isso porque você pode ter a impressão de ter feito gastos em excesso com produtos em um certo mês, sem levar em consideração que a compra vai durar por mais meses.
Esse erro também pode levar à precificação incorreta das mercadorias, o que pode causar transtornos e prejuízos bastante relevantes. Então, esse é outro ponto que requer cuidado.
Agora que você conheceu nossas dicas, saiba que um sistema ERP que tenha foco gerencial e fiscal pode ser o aliado que você precisa no momento do fechamento contábil. A partir dele, é possível manter todos os setores integrados e centralizar as informações em apenas um só lugar, sem a necessidade de analisar planilhas e relatórios isolados.
Além disso, um bom sistema de gestão oferece maior segurança no processo de reter as informações para o fechamento contábil anual, bem como agiliza as operações diárias e torna a rotina mais ágil e prática.
Outro benefício de contar com um ERP é a disponibilidade de dados que vão auxiliar nas tomadas decisões, permitindo que sua empresa aumente o foco na superação dos resultados anteriores.
E então, achou este conteúdo interessante? Pois aproveite sua visita no blog para entender a importância de ter um bom controle financeiro na empresa!