Há uma realidade que a indústria de refrigerantes não pode negar: tão grande quanto a demanda, é a competição no setor. Embora a bebida esteja presente em muitas mesas e lares, existe também uma quantidade enorme de concorrentes, o que faz com que essas empresas tenham que buscar alternativas para superá-los e ganhar o mercado.
Diante de tanta competitividade, como a indústria de refrigerantes pode crescer? Procuramos as soluções praticadas pelos negócios do setor que estão inovando e conquistando públicos.
Quer saber quais são essas soluções? Acompanhe o post!
Fique atento: as gigantes observam o consumidor
As empresas que querem conquistar o consumidor já descobriram que não adianta insistir nas suas próprias grandes ideias. Elas precisam olhar para o cliente, descobrir o que ele quer e atendê-lo.
Um exemplo é a Coca-Cola. O maior nome do setor, conhecido ao redor do mundo, teve que se dobrar às mudanças da sociedade. Diante da preocupação com a saúde, muitos consumidores reduziram a compra de refrigerantes, e a empresa precisou se adaptar para salvar o negócio.
O novo plano da companhia inclui o desenvolvimento de novas receitas, com o foco em bebidas saudáveis. Eles estão dispostos a utilizar ingredientes naturais, menos açúcar e calorias. Portanto, ela vai se adaptar às tendências fit e ao interesse dos consumidores.
Ficar antenado e buscar atender esses desejos garante uma enorme vantagem competitiva — e isso é fundamental para se destacar em um mercado com tantas opções.
![\"indústria indústria de refrigerantes](https://foccoerp.com.br/wp-content/uploads/2017/06/indstria-de-refrigerantes2.jpg)
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Aposte em oportunidades de crescimento
Além de ficar de olho no consumidor, essas empresas não deixam de analisar as tendências do mercado. Um exemplo disso é o crescimento de certos nichos.
Enquanto o consumo de bebidas carbonatadas está em declínio, elas perceberam que a demanda por chás, café, água, bebidas energéticas e esportivas prontas para beber está em franco crescimento.
Por isso, empresas que desejam expandir seus negócios precisam apostar nessas oportunidades e sair à frente da concorrência. Projeta-se um crescimento de até 15% no consumo de bebidas energéticas no Brasil para os próximos anos. É o segmento que mais cresce no setor de bebidas e alavancou marcas como Red Bull e TNT.
Com o segmento fitness também em expansão, o consumo de bebidas isotônicas explodiu no mercado brasileiro. Ambev e Coca-Cola estão entre as gigantes que exploram esse setor. Portanto, mais importante que tentar engrenar velhas fórmulas, é aproveitar essas chances para conquistar o mercado.
Diferencie-se por meio do marketing
A força de uma marca é muito importante para o sucesso de uma companhia. Por isso, é fundamental investir nas ações mais efetivas para captar o público-alvo desejado — de acordo com o produto que a empresa deseja vender.
As empresas que trabalham com isotônicos e energéticos, por exemplo, desenvolvem algumas ações diferenciadas junto ao seu público-alvo. Eles estão presentes em eventos esportivos, academias, fazem parcerias com meios de comunicação que atingem esses consumidores e, desta forma, conquistam seu espaço.
Recorra à tecnologia para a indústria de refrigerantes
Um dos aspectos fundamentais para a conquista de mercados é a redução de custos. Ela é importante para viabilizar a sobrevivência das empresas e para compor o preço final do produto e conseguir competir no mercado.
Há algum tempo, a tecnologia tem mostrado seu potencial para reduzir custos. Na indústria de refrigerantes, ela já faz parte de toda a linha de produção, logística e distribuição.
Tão importante quanto isso é cuidar da automação do setor administrativo. A utilização de sistemas para planejamento de recursos empresariais diminui custos, otimiza processos, reduz erros e a necessidade de manter uma quantidade grande de funcionários alocados em funções burocráticas e repetitivas.
Porém, essa ainda não é a principal vantagem. Ferramentas de Business Intelligence (BI) transformam os dados disponíveis no sistema de gestão utilizado em informações imprescindíveis para a tomada de decisões. Elas projetam cenários e tendências, tornando o direcionamento da empresa mais seguro.
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