Estabelecer boas metas de vendas é o primeiro passo para alcançar resultados fora do lugar-comum. Com elas, toda a equipe de trabalho pode ser mais bem direcionada e encorajada, entendendo o que a organização realmente deseja.
No entanto, é comum notar que alguns gestores definem metas pouco desafiadoras. Com isso, a performance provavelmente ficará abaixo do que a empresa precisa. Há também aqueles que estabelecem objetivos irreais e quase impossíveis de serem alcançados. Nos dois casos, equipe e empresa são prejudicadas.
Pensando nisso, reunimos uma série de informações sobre o assunto neste artigo. Vamos mostrar como definir boas metas de vendas e engajar o time. Então, atenção aos próximos tópicos!
Por que é importante ter metas de vendas?
Diversos fatores influenciam o faturamento de uma empresa. Alguns deles, inclusive, fogem ao controle do que pode ser feito internamente, como a situação econômica do país, as variações climáticas e o movimento de concorrentes.
Porém, é preciso estar preparado para os diferentes cenários e, também, estabelecer um bom gerenciamento sobre aqueles aspectos que estão ao seu alcance. Preparar melhor as pessoas e entender quais são as necessidades dos consumidores potenciais são iniciativas essenciais nesse processo.
Uma meta é a transformação de um objetivo em algo mais tangível à medida que se estabelece um prazo e um valor que deve ser buscado. Além disso, a partir dessa definição, as pessoas podem interagir para decidir quais serão as ações que devem ser realizadas no intuito de alcançar os resultados esperados.
Se uma empresa pretende realizar um planejamento e projetar o futuro, é imprescindível que ela tenha metas de vendas. Sem elas, as equipes tendem a trabalhar a esmo, sem foco e descompromissadas. É como diz a famosa frase do Gato, de Alice do País das Maravilhas: “para quem não sabe para onde vai, qualquer caminho serve”.
Os vendedores são cruciais para que o negócio cresça e devem sempre ser estimulados a buscar níveis de atuação cada vez mais altos e de acordo com as diretrizes da empresa.
Por exemplo, não adianta ter excelente desempenho vendendo apenas os produtos de margem mais baixa. É preciso trabalhar bem o mix. Alguns dos papéis do gestor são justamente dar essas orientações e apoiar para que os resultados sejam efetivamente atingidos.
Como implantar metas de vendas?
O processo de vendas de cada empresa é único, pois diz respeito ao que ela precisa fazer para atender às demandas específicas de seus clientes. Ele vai depender muito do mercado de atuação, da região e das condições estabelecidas pela concorrência. Além disso, é natural que cada vendedor tenha um tipo de abordagem própria.
Contudo, algumas características são universais e devem ser observadas, independentemente de qual seja o seu negócio. E, como vimos, implantar as metas de vendas é algo fundamental para garantir que toda a organização vá em direção ao mesmo objetivo e com a quantidade adequada de esforço.
Identifique seus resultados atuais
Nenhuma meta pode ser definida com base no “achismo”. É necessário ter números reais que subsidiem suas decisões. Nesse sentido, é interessante avaliar:
- quais foram os resultados de meses anteriores;
- o volume de produtos comercializados;
- e o tempo médio das vendas.
Quanto mais informações você obtiver, mais fácil será definir uma meta realista e desafiadora. Afinal de contas, ela será criada com base no que é real. Portanto, conte com relatórios de um sistema ERP, gráficos de vendas e o envolvimento dos próprios colaboradores.
Adote o modelo SMART
Algumas pessoas têm dificuldade para saber se as metas que estão propondo são, de fato, aquelas mais indicadas para a empresa. Existe um modelo padrão de avaliação, mundialmente conhecido pela sigla, em inglês, SMART:
- Specific (específica);
- Measurable (mensurável);
- Attainable (alcançável);
- Relevant (relevante);
- Time-based (temporal).
Uma meta específica é bem descrita e clara o suficiente para que todos entendam. Ela conta com as informações necessárias ao entendimento dos talentos, nada além disso. Certifique-se de que sua meta conta com as cinco características. Se não, o que precisa ser mudado? Essa é uma maneira simples de verificar a regularidade dos interesses traçados.
Fragmente os objetivos grandes e desafiadores
Qual é o objetivo do seu negócio ou do seu setor de vendas? É possível que seja aumentar a participação de mercado (market share), o número de clientes ou o volume financeiro das transações comerciais, por exemplo. Então, use esses objetivos como base para a meta.
O intento é fragmentar o objetivo em metas de curto prazo, mais simples e adequadas aos vendedores. O aumento do market share, por exemplo, pode ser fragmentado em metas mensais de volume de vendas, total de visitas e ligações a novos prospects.
Também é importante utilizar indicadores de desempenho para mensurar se as ações que foram colocadas em prática estão dando os resultados esperados.
Gere feedbacks continuamente ao time
Ao seguir as dicas citadas, poderá criar boas metas, mas também é preciso ter atenção à gestão. Na verdade, o gestor deve acompanhar seu time no alcance dos resultados, gerando feedbacks para indicar o que está certo e o que precisa de ajustes.
Entretanto, é preciso ter atenção para não confundir o feedback com o microgerenciamento. O primeiro se refere à orientação, conversa e liderança. Já o segundo está relacionado ao modelo de chefia pouco liberal, que não dá espaço à iniciativa do time. Então, tenha os devidos cuidados.
Cuidados ao definir metas de vendas
É muito importante que as metas de vendas estejam alinhadas ao planejamento estratégico. Se sua empresa precisa aumentar a participação em determinado estado, necessita ser mais agressivo. E, claro, os vendedores devem ser motivados a buscar esses resultados, por meio de comissionamentos diferenciados.
As metas também precisam ser inteligentes. Ou seja, não adianta nada canibalizar suas próprias equipes, fazendo com que concorram em vez de cooperar. Lembre-se de que as pessoas que trabalham para sua empresa devem ajudá-la a crescer.
Também devemos levar em consideração as políticas que foram definidas. Os seus representantes precisam ser estimulados a priorizar aqueles produtos que são mais interessantes para o negócio como um todo, e não os que eles têm mais facilidade em vender. Tudo vai depender de aonde você quer chegar.
Definir e gerenciar metas de vendas que sejam realistas não é difícil, mas é crucial ter atenção aos pontos mencionados. Conheça profundamente os resultados atuais, aposte no modelo SMART, fragmente os objetivos genéricos e gere retornos contínuos ao time. Contar com um bom sistema de gestão faz toda a diferença, afinal, facilita o trabalho diário.
O que precisa ser levado em conta para alcançar metas de vendas?
Muitos empresários têm dúvidas sobre o que é preciso ser feito para conseguir transpor os objetivos planejados para a realidade comercial do negócio. Ou seja, de que forma, de fato, pode fazer com que seu time se engaje e trace objetivos para atingir as metas.
Pois bem, não existe uma resposta única para essa pergunta. Entretanto, há processos a serem aplicados e que podem aumentar consideravelmente suas chances de sucesso nessa empreitada.
Em primeiro lugar, é necessária uma clareza nas metas. Os vendedores precisam saber exatamente quais são os seus objetivos comerciais. Para facilitar esse processo, as metas devem ser alinhadas com a realidade da empresa.
Imagine uma pequena indústria com 6 vendedores. Em certo mês, é proposto que exista uma meta de venda de 9000 itens. Entretanto, o parque fabril só consegue atender a uma demanda de 6000 produtos. Percebeu como é fundamental ter uma clareza nas metas? Mais do que isso, é importantíssimo que exista um planejamento realista.
Além dessa dica, existem alguns outros pontos que não podem ficar de fora do radar de quem almeja ter sucesso nas suas metas de vendas. Veja, a seguir!
Faça um cronograma adequado
O ano é um período muito longo e com diversos contratempos que podem surgir — por exemplo, feriados, recessos escolares, mudanças de mercado entre outros. Tudo isso pode prejudicar a produtividade da sua equipe e fazer com que, em algumas épocas, as metas de vendas não sejam alcançadas.
Por isso, é vital que seja feito um cronograma que respeite essas particularidades e esteja alinhado com as diversas sazonalidades que ocorrem no período.
Outro ponto que não pode ser esquecido é sempre ouvir os seus vendedores e demais colaboradores. Eles podem ter análises e visões que são fundamentais para que o cronograma alcance o sucesso pretendido.
Seja realista
Lembra-se do exemplo da venda dos 9000 itens? Isso se aplica também à nossa próxima dica: seja realista. Não dá para traçar planejamentos e metas de vendas trabalhando com números inflacionados ou realidades não aplicáveis ao seu negócio.
É preciso, portanto, que haja transparência e o famoso \”pé no chão\” ao definir como atingir metas com a sua equipe. Procure agir dentro das potencialidades do seu negócio e, aos poucos, comece a escalar e aumentar seus objetivos comerciais. Essa é a dica de ouro para quem almeja ter sucesso: comece pequeno, mas sonhe grande.
Ofereça feedbacks constantes para sua equipe
Quem tem um bom time, tem tudo. É importante que exista uma comunicação direta e flexível com suas equipes de vendas. Por isso, colha informações e ofereça feedbacks constantes. Isso repassa a ideia de engajamento com os vendedores e dá uma voz ativa para os seus colaboradores.
A tecnologia é a grande aliada de quem almeja traçar estratégias efetivas para atingir metas de vendas. Informatização, relatórios personalizados e atendimentos a distância são algumas das ferramentas utilizadas pelos vendedores que buscam ter sucesso nas suas estratégias comerciais.
Gostou do conteúdo? Então continue aprofundando seus estudos e confira o post que preparamos sobre os principais KPIs de vendas a serem analisados.