Na indústria, existe uma variedade de procedimentos que precisam ser seguidos para que o produto seja entregue em perfeitas condições ao cliente ou consumidor final. Um deles — e talvez um dos mais importantes — é o packing, responsável pela embalagem adequada dos itens para transporte e entrega.
Neste post, vamos entender o que é packing, como fazer, qual sua importância para o sucesso da empresa e muito mais. Acompanhe!
O que é packing?
Packing, que em português significa “embalagem”, é um procedimento logístico que consiste no empacotamento dos produtos que serão enviados para os clientes.
Por ser uma das últimas etapas do processo de venda e por estar diretamente ligado à experiência do cliente, o packing é considerado uma das atividades mais importantes para o sucesso da indústria.
Qual é a importância do processo de packing?
Além de contribuir para a experiência do cliente, que receberá a mercadoria em boas condições de uso, o processo de packing é considerado relevante por garantir que a empresa não terá que lidar com danos aos produtos e reclamações posteriores.
Nesse sentido, se um cliente recebe um item danificado devido a uma embalagem inadequada, por exemplo, o que vai acontecer? Provavelmente, a empresa terá que arcar com custos adicionais de substituição do produto ou até mesmo ressarcimentos. Isso pode ser evitado caso o processo de packing seja realizado corretamente.
Quais os tipos de packing?
Existem diferentes tipos de packing que podem ser aplicados para embalar um produto. Vamos apresentar os principais!
Embalagem primária
A embalagem primária é a camada mais próxima do produto, muitas vezes, a primeira e única embalagem que o consumidor verá.
Esta embalagem deve proteger o produto, mas atenção, porque essa não deve ser sua única finalidade. Ela precisa, ao mesmo tempo, ser atrativa aos olhos do consumidor.
Nesse sentido, temos os seguintes exemplos:
- Garrafas de refrigerante;
- Caixas de cereais;
- Frascos de medicamentos.
Embalagem secundária
A embalagem secundária, por sua vez, é a camada que agrupa várias unidades de embalagem primária. Seu objetivo é facilitar a manipulação, o transporte e o armazenamento dos produtos.
Alguns exemplos desse tipo de packing incluem:
- Pacotes de blister que seguram vários frascos de medicamentos;
- Embalagens de papel ou plástico com diversas garrafas.
Embalagem terciária
Já a embalagem terciária é onde os produtos são agrupados em grandes quantidades para facilitar o transporte e o armazenamento em grandes volumes. Este tipo de embalagem é utilizado, geralmente, na logística, e inclui paletes, contêineres e grandes caixas de transporte (que consolidam várias unidades de embalagem secundária).
Embalagem de transporte
A embalagem de transporte, por outro lado, é focada especificamente na proteção dos produtos durante o processo de transporte e logística. Este tipo de embalagem pode incluir caixas, engradados e outros recipientes robustos que foram projetados para suportar as condições inusitadas e adversas do transporte.
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Qual é a diferença entre o picking e o packing?
Os nomes podem ser semelhantes e ambos os conceitos estarem atrelados à logística, mas picking e packing estão longe de ser a mesma coisa.
O picking é o processo de seleção e coleta dos produtos no estoque para atender a um pedido específico. Isso significa que o seu foco é encontrar e separar os itens corretos, de acordo com a lista de pedidos do cliente.
Já o packing é um procedimento que envolve o empacotamento desses produtos para envio. Logo, é responsável por embalar as mercadorias de modo que cheguem em boas condições ao consumidor.
Ambos se complementam, mas cada um possui etapas e finalidades distintas. O picking, por exemplo, garante que os produtos certos sejam selecionados do estoque, enquanto o packing assegura que esses itens sejam protegidos para “suportar” o transporte.
Como packing e picking se complementam?
Embora sejam diferentes, o packing e picking se complementam, sendo essenciais para o sucesso da indústria e logística moderna. Veja a seguir algumas das vantagens da integração dessas etapas.
Otimização do processo logístico
A agilidade de separação de produtos, somada à embalagem adequada das mercadorias, garante um processo de entrega rápido e um envio eficiente para o destinatário.
Garantia de integridade dos produtos
No picking, os operadores também tomam cuidado para manusear as mercadorias que estão no estoque. Essa atenção, seja na separação dos pedidos, como no packing, faz com que os produtos se mantenham íntegros até chegar às mãos do consumidor.
Isso resulta não só na redução de perdas e prejuízos financeiros, como também garante um prazo adequado de entrega dos pedidos.
Melhora na satisfação do cliente
Rapidez e qualidade se combinam e contribuem para melhorar a experiência do cliente, que passa a se sentir mais satisfeito com os serviços e produtos da empresa. Além disso, o consumidor fica motivado para indicar a marca para amigos, familiares e conhecidos próximos.
Como fazer packing?
Fazer packing não é difícil, mas é importante que os profissionais encarregados de embalar os produtos se mantenham atentos durante todo o processo para evitar erros ou danos.
A seguir, confira algumas das etapas que precisam ser realizadas.
Selecionar a embalagem
Cada tipo de produto possui características próprias e cuidados específicos. Nesse sentido, alguns itens podem ser mais robustos do que outros, exigindo que a seleção da embalagem seja apropriada para cada tipo de mercadoria.
Para produtos eletrônicos, por exemplo, pode ser interessante usar embalagens com proteção de espuma ou bolhas, pois elas ajudam a absorver impactos. Já para produtos mais delicados e frágeis, como vidros ou cerâmicas, o recomendado pode ser embalagens reforçadas e acolchoadas para evitar quebras durante o transporte.
Fazer a verificação dos itens
Depois que for selecionada a embalagem e realizado o empacotamento, será preciso verificar cada um dos itens para certificar que eles estão corretamente embalados e protegidos contra danos.
Nessa etapa, é importante que o colaborador responsável use alguma forma de controle, seja com um sistema de gestão ou então uma lista de checagem. Assim, poderá conferir se os itens estão corretos, além de manter um histórico sobre o estado do pacote antes dele ser enviado para transporte.
Realizar o etiquetamento para envio
Foi feita a verificação? Então é o momento de realizarmos o etiquetamento do item para envio. Essa etiqueta precisa conter todos os dados do destinatário, além de avisos importantes sobre os cuidados com o produto.
Caso a empresa esteja enviando alguma mercadoria que corre o risco de danos, por exemplo, é importante informar sobre a condição “FRÁGIL” do produto para que os carregadores e transportadores redobrem a atenção ao movimentar, alocar e transportar o item.
Como vimos, o mundo da logística é vasto e possui vários pontos importantes que requerem atenção para garantir o sucesso industrial, como é o caso do processo de packing.
E você, gostou deste conteúdo? Então continue explorando temas relacionados à logística, e leia também nosso artigo sobre Supply Chain.