Quando se fala em otimizar o sistema de vendas de uma empresa, o primeiro pensamento de um gestor é que isso implicará em novos investimentos. Mas será que esse tipo de melhoria está necessariamente relacionado ao aumento de custos?
Existem muitas formas de elevar os lucros sem que grandes mudanças sejam realizadas dentro da companhia. O aprimoramento de determinadas práticas já pode servir como peça-chave no processo de qualificação interno, por exemplo.
Ao longo deste artigo, nossa abordagem é justamente essa. Continue conosco por aqui e conheça dicas valiosas para tirar o máximo proveito de cada hábito corporativo. Boa leitura!
O QUE CONSIDERAR NA ESCOLHA DE UM SISTEMA DE VENDAS?
Ao optar por um sistema de vendas, são diversas as considerações que devem ser observadas. Por isso, separamos aqui as principais. Acompanhe.
POSSIBILIDADE DE USO PELA EQUIPE COMPLETA
A quantidade de usuários aptos a mexer na plataforma é uma questão primordial. Por mais óbvio que pareça, pode haver uma limitação nesse sentido, fazendo com que apenas um número reduzido de funcionários possa acessar o sistema.
Esse possível problema, aliás, traria mais prejuízos do que vantagens. De modo geral, as informações seriam totalmente descentralizadas, com alguns membros do time acessando a ferramenta e outros não, causando desencontros frequentes.
COMUNICAÇÃO INTERNA
Além de qualificar a comunicação, um sistema de vendas eficiente conta com características capazes de aumentar o leque de dados compartilhados entre sua equipe. O agendamento de compromissos figura como um belo exemplo, englobando o envio de lembretes para todos os membros, por diversos meios.
Como se não bastasse, a troca de e-mails entre colegas ganha fluidez, tendo a plataforma como centro. Desse modo, evita-se a perda de arquivos ou informações em pastas aleatórias, ganhando tempo e diminuindo o desperdício de tarefas.
VISUALIZAÇÃO DA ANÁLISE DE RESULTADOS
Apostando na centralização do trabalho em equipe, fica bem mais fácil analisar os resultados de forma abrangente ou específica. A partir da estruturação adequada de métricas e processos, performances coletivas e individuais ganham clareza e otimizam a análise para verificar supostas lacunas.
Questões como taxa de conversão de leads, valor médio de transação, custo de aquisição do cliente e número de vendas por vendedor são algumas das mais relevantes dentro do contexto corporativo. Com todas elas inseridas em um mesmo sistema, a compreensão a respeito da relação existente entre cada uma é acelerada.
CONTROLE DE ESTOQUE
Manter um olho sempre aberto com relação ao estoque ocasiona uma quantidade bem menor de preocupações ligadas a excessos ou sobras, por exemplo. Dessa maneira, as perdas tendem a cair e o giro de mercadorias estocadas é bastante otimizado.
Avalia-se, ainda, as comercializações dos produtos, verificando a popularidade de cada um deles de acordo com a situação atual. Da mesma forma, consultar a disponibilidade dos itens vira um procedimento simples.
COMPATIBILIDADE COM DISPOSITIVOS MÓVEIS
Qualquer tarefa que possa ser realizada em dispositivos móveis conta com uma clara vantagem em comparação às demais. É indispensável oferecer ao time a oportunidade de finalizar determinadas práticas se valendo da praticidade de notebooks, tablets ou smartphones.
Mesmo com um sistema de vendas acessível remotamente, a adaptação ao uso dos dispositivos móveis é muito importante. Outros pontos relevantes estão relacionados à experiência do usuário, exigindo uma navegação satisfatória de acordo com a plataforma em questão, em telas grandes ou pequenas.
COMO UM ERP PODE ME AJUDAR A TER MELHORES RESULTADOS NAS VENDAS?
Sistemas de Gestão Integrada (ERPs, ou Enterprise Resource Planning), também podem ajudar a empresa a ter melhores resultados financeiros. Mas, se os sistemas de vendas fazem isso com foco na experiência do consumidor, o ERP ajudará a companhia a ter um ambiente interno mais ágil e preciso. Dessa maneira, todos os times poderão se manter focados em rotinas críticas e na criação de valor agregado para os seus clientes.
Essa solução de TI centraliza os dados corporativos da empresa. Desse modo, os times poderão encontrar, em um único lugar, informações sobre pontos, como contas a pagar, o estoque de suprimentos e os produtos que ainda não foram entregues.
Como consequência, todos trabalharão apoiados em dados mais precisos e atualizados, reduzindo erros e riscos de segurança. Por isso, veja a seguir como um bom ERP pode ajudar a ter melhores resultados!
MAIS AGILIDADE EM ROTINAS ADMINISTRATIVAS
O Sistema de Gestão Integrada centraliza todos os dados administrativos da empresa em um único lugar. Isso terá um impacto direto na produtividade geral do negócio. Afinal de contas, o tempo necessário para executar uma verificação de registro será muito menor.
A automação também ajudará na melhoria dos indicadores de produtividade. Como relatórios, boletos e notas fiscais serão gerados automaticamente, os times não terão que se preocupar com essa tarefa. E o melhor: tudo será feito sem erros, evitando retrabalhos.
Tenha em mente que a produtividade é, hoje, um dos maiores ativos que uma empresa pode ter. Saber responder com agilidade às demandas dos clientes evita que a companhia não fique a frente de seus concorrentes. Afinal, todos os seus serviços terão a precisão e a agilidade demandada por clientes e parceiros comerciais.
REDUÇÃO DE ERROS OPERACIONAIS
A tecnologia sempre teve um papel de destaque na redução de erros operacionais. Soluções de TI tornam o ambiente de trabalho mais integrado e automatizado. Desse modo, o fluxo de informações circula com mais flexibilidade e agilidade, evitando falhas causadas por alinhamento ruim entre setores.
O ERP pode ser uma solução que ajuda a eliminar erros comuns no ambiente corporativo. Isso se dará, inicialmente, pela centralização dos dados. Como eles ficarão em um único lugar, todos os times trabalharão com registros atualizados e precisos.
Ao mesmo tempo, mais rotinas poderão ser automatizadas. Esse fator dará a certeza para os gestores de que nenhum documento será emitido com erros. Assim, os times poderão sempre manter a sua atenção voltada para a conquista dos clientes.
POSSIBILIDADE DE UTILIZAR MAIS DADOS PARA IDENTIFICAR OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS
A análise de dados se tornou um grande ativo para empresas. Ver informações internas como algo estratégico permite ao gestor se posicionar sempre a frente dos concorrentes. Afinal, a antecipação de tendências e o planejamento de médio e longo prazo serão muito mais robustos.
Integrando o ERP com o seu sistema de vendas, as possibilidades de agregar valor aos processos de análise de dados serão muito maiores. Afinal de contas, mais fatores serão considerados na hora de definir como posicionar a empresa diante da concorrência. Ou seja, você terá uma visão mais abrangente sobre o que pode ser feito para conquistar um cliente novo.
QUAIS AS PRINCIPAIS DICAS PARA MELHORAR A SUA EMPRESA COM UM SISTEMA DE VENDAS?
Agora que você sabe o que considerar ao escolher um ERP e como ele pode ajudar a ter bons resultados, continue a leitura e confira nossas 5 dicas para melhorar ainda mais suas vendas.
1. INVISTA EM UMA FERRAMENTA DE CRM ATUALIZADA
O uso de ferramentas de CRM ou softwares de gestão como auxílio nos processos empresariais já não é nenhuma novidade, certo? Entretanto, a tecnologia avançou muito nos últimos anos.
Novos recursos foram acrescentados aos CRMs atuais, como a integração do banco de dados, aplicações na nuvem, a automação de tarefas e vários outros benefícios capazes de melhorar um sistema de vendas.
Por isso, considere implementar aplicações mais modernas em seu empreendimento. Afinal de contas, a tecnologia tem uma série de vantagens a oferecer para qualquer equipe comercial.
2. ENVOLVA OS VENDEDORES NA CRIAÇÃO DE ESTRATÉGIAS
A divisão de funções no ambiente organizacional é uma prática muito importante para que a companhia seja mantida, com todos os departamentos desempenhando seus determinados papéis com precisão.
Por outro lado, a elaboração de estratégias ou de ações de atração e prospecção de novos clientes não cabe somente aos gestores. A equipe de vendedores tem conhecimentos e experiências valiosas sobre atendimento e interação com o público, com alto potencial de utilidade no planejamento de um sistema de vendas.
Envolver seus vendedores desde o início do desenvolvimento de práticas, campanhas e planos consiste em uma forma de alcançar melhores resultados. Além disso, também vale a pena engajar cada membro e fazer com que ele se comprometa ao máximo com os objetivos da empresa.
3. IDENTIFIQUE OS GARGALOS DO SEU SISTEMA DE VENDAS
Falhas técnicas, retrabalho, problemas de produtividade… Todo e qualquer imprevisto ou aspecto que afete os resultados da empresa de alguma maneira costuma ser conhecido como gargalo de produção.
Tal identificação é necessária para descobrir as causas, resolvê-las e, assim, otimizar os processos. Nesse quesito, a automação de tarefas por meio de um ERP de gestão pode ser muito útil, já que a padronização reduz exponencialmente o índice de erros nas atividades operacionais.
Assim, quando acontecem, os erros são facilmente encontrados nos relatórios emitidos pelo sistema. Como consequência, há garantia de mais qualidade ao produto, aumentando a satisfação do cliente e reduzindo a demanda de assistência técnica.
4. SIMPLIFIQUE OS FLUXOS DE TRABALHO
Qualquer tarefa repetitiva ou “mecânica” deve ganhar automatização por questões lógicas: não há necessidade de desperdiçar os atributos de um colaborador, capaz de raciocinar, com tarefas que podem ser facilmente cumpridas por um software de gestão.
Portanto, os fluxos de trabalho precisam ter a simplicidade como trunfo. A intenção é que os funcionários possam se dedicar à realização de trabalhos mais complexos e que exijam bom senso, experiência e percepção a respeito do mercado e do comportamento do consumidor.
5. CONSTATE QUEM SÃO OS LÍDERES DE SUCESSO EM SUA EQUIPE
Para melhorar seu sistema de vendas, nada melhor do que começar constatando quais membros da equipe apresentam traços de liderança de sucesso, não é verdade?
Aqueles que não apenas se sobressaem quando o assunto é vender, mas que também têm o dom da comunicação, sabem trabalhar em equipe e respeitam a hierarquia sem que isso afete seu comportamento na empresa, são ótimos candidatos para assumir cargos de relevância.
Os líderes de sucesso podem, por exemplo, compartilhar a experiência com sistemas de vendas. A partir de medidas instrutivas, ajuda-se a consolidar um time muito mais produtivo e unido, gerando resultados reais para o negócio e acrescentando bastante competitividade a ele.
Conforme observamos ao longo do post, um sistema de vendas bem trabalhado assegura um impacto positivo e direto nos resultados de qualquer organização. As rotinas internas ganham agilidade e otimizam todos os processos corporativos, ajudando a equipe a render melhor.
Integrado com um ERP, o sistema de vendas pode ganhar mais dados e abrir novas portas para a empresa. Os times terão uma visão abrangente sobre como as suas medidas impactam nos resultados a médio e longo prazo. Por isso, não deixe de implementar essas soluções lado a lado para garantir o sucesso do empreendimento!
Quer saber como fazer isso? Então entre em contato conosco e descubra! Com certeza, você não vai se arrepender.