Saber qual é a margem de lucro ideal da sua empresa é crucial para o negócio. Afinal, a partir dessas informações é possível promover mudanças pontuais e garantir a sustentabilidade da empresa.
Nos dias atuais, em que 6 em cada 10 empresas fecham as portas antes de 5 anos, o assunto é importantíssimo e precisa ser constantemente avaliado para que as consequências não avancem e prejudiquem os lucros e a sustentabilidade da empresa.
Nesse sentido, é essencial entender a margem de lucro ideal. Ou seja, aquela que, além de garantir a sobrevivência da empresa, gera retorno financeiro suficiente para recompensar sócios, investidores e sociedade, e reinvestir no empreendimento. Logo, todos podem ser beneficiados.
Há, no entanto, muitas dúvidas sobre como definir e chegar à margem desejada. Pensando nisso, reunimos uma série de informações para você conseguir atingir esse resultado.
Quer saber mais sobre qual é a margem de lucro ideal? Então, continue a leitura!
O que é margem de lucro?
A margem de lucro é a receita que o gestor obtém após efetuar o pagamento de todas as contas da empresa, bem como de salários, investimentos e projetos. Ou seja, é o quanto a companhia consegue faturar após o pagamento dos gastos recorrentes e imprevistos.
Por isso, ela deve sempre ser pensada como algo estratégico e que impacta diretamente as metas em médio e longo prazo, visando também novos investimentos em produtos e serviços para o cliente.
Sem uma margem adequada, o custo para adquirir empréstimos, por exemplo, pode crescer, e o mesmo vale para a busca de novos investidores. Isso minimiza a competitividade da companhia e sua habilidade de se manter à frente da concorrência.
Como definir a margem de lucro ideal da empresa?
A definição da margem de lucro passa por uma série de passos. Eles auxiliam o gestor a identificar melhor como a companhia está estruturada e o que pode ser feito para maximizar sua lucratividade. Veja a seguir alguns passos que podem ser dados.
Identifique os custos e as despesas
Em primeiro lugar, é preciso entender o conceito de duas palavras:
- custo — todo gasto envolvido na produção ou na venda;
- despesa — gastos de administração e manutenção da empresa.
O custo está relacionado ao produto (isto é, bem ou serviço) comercializado, como mão de obra ou a aquisição de insumos. Por outro lado, as despesas são necessárias à manutenção e à existência do negócio, como impostos ou conta de água.
Levante absolutamente todos os custos, coloque-os em uma tabela e avalie qual é o valor mensal necessário para manter o negócio ativo. Faça o mesmo para as despesas e verifique possibilidades de redução ou remanejamento desse gasto.
Calcule o percentual de lucratividade
Se você ainda não conhece o percentual de lucro do seu negócio, é hora de conhecer. Somente assim saberá se a margem obtida nas transações é suficiente para mantê-lo ou se é preciso fazer ajustes. Para isso, use a seguinte fórmula:
lucratividade (%) = lucro líquido / receita total x 100.
De acordo com o resultado, você saberá se a margem atual é suficiente para cobrir custos e despesas e gerar lucro, ou se é preciso fazer ajustes. Nesse sentido, organizar as despesas e avaliar periodicamente as alterações é um passo fundamental para diagnosticar uma tendência.
De qualquer maneira, é possível maximizar o lucro por meio da prevenção de erros, da redução de custos e do investimento na eficiência dos processos, por meio de softwares modernos e da capacitação contínua de colaboradores e gestores.
Calcule a margem de contribuição
Um dos parâmetros mais importantes para saber qual é a margem de lucro ideal é o cálculo da margem de contribuição, indicador que considera se a receita será positiva mesmo após o pagamento de todos os gastos.
Um das formas de visualizá-la é mediante o relatório denominado demonstrativo de resultados de exercício (DRE), que conclui sobre a viabilidade econômica do negócio antes da falência completa.
Grosso modo, pode-se dizer que a margem é o intervalo entre o que se espera (padrão) com o que realmente acontece (resultado). Isso significa que a diferença entre esses dois parâmetros precisa ser positiva para o negócio ter bons frutos.
Já a contribuição é a porcentagem de influência de cada produto ou serviço que está gerando lucro e será destinado ao pagamento das despesas e gastos, e de certa forma direcionará os esforços dos gestores.
Conheça o mark-up dos produtos vendidos
O cálculo do mark-up consiste na definição de um índice para chegar ao valor final do produto, considerando todos os gastos e o lucro líquido desejado. Conhecer esse índice é crucial não só para precificar os produtos, mas também para chegar à margem de lucro ideal.
Ao entender a formação dos preços de cada produto, é possível descobrir quais são os gastos envolvidos na venda e a margem de lucro ideal e, consequentemente, administrar adequadamente os preços.
Dessa maneira, você garante a saúde financeira e a estabilidade da organização além de ter um controle panorâmico de todos os processos que geram lucro e gastos dentro do estabelecimento.
Use a tecnologia a seu favor
Outra ótima dica é contar com a ajuda da tecnologia. Os softwares de análise de dados estão cada vez mais modernos, flexíveis e autônomos, permitindo a geração de uma série de relatórios financeiros.
Também garantem uma análise mais sistêmica e a apuração da margem de lucro ideal para o empreendimento. Assim, será possível tomar decisões mais embasadas e condizentes com a realidade financeira da empresa.
Ao usar a tecnologia, fica muito mais fácil identificar e estabelecer a margem de lucro adequada. Da mesma forma, é mais simples gerenciar as finanças, mitigar o número de erros e gerar receitas maiores.
Como obter a margem de lucro ideal?
Para chegar a margem de lucro ideal é fundamental que o gestor analise tanto a produtividade interna quanto os fatores externos que contribuem para alterações nesse segmento. No entanto, sempre que o resultado for insatisfatório, é preciso rever algumas medidas, tais como:
Segmente seus serviços
Trabalhar com segmentação de serviços é uma maneira de obter mais lucratividade no negócio, pois expande os horizontes e consequentemente o perfil de clientes interessados no produto ou serviço.
No entanto, é preciso muito cautela e fazer a segmentação de forma gradativa e consciente para não investir demasiadamente em processos que podem não garantir o retorno esperado para o negócio ou assumir riscos desnecessários.
Pesquise os preços dos concorrentes
Saber qual é a margem de lucro ideal envolve também fazer uma pesquisa prévia dos preços praticados pelo concorrente. A partir dessa análise, o gestor elaborará atividades com o objetivo de reduzir os preços ou facilitar a comercialização de seus produtos e serviço.
Para tanto é fundamental apurar também sobre o poder de compra no momento, considerando as variações econômicas que surgem ao longo do tempo e podem impactar na implantação de novas medidas comerciais.
Por que um ERP pode ajudar a melhorar a margem de lucro?
Na busca por uma lucratividade mais alta, a tecnologia pode ser útil de diferentes maneiras. A transformação digital mudou o papel que a TI tem no ambiente corporativo. Graças a ela, negócios podem otimizar processos, reduzir falhas e inovar com facilidade.
Nesse contexto, a utilização de um sistema de gestão integrada pode causar um grande impacto na margem de lucro que a companhia obtém com os seus investimentos. Isso porque essa aplicação centraliza as informações corporativas e melhora o fluxo operacional.
Tudo passa a ser mais integrado, voltado às demandas externas e com foco no que o consumidor precisa, garantindo a mensuração de indicadores econômicos para o processo gerencial.
Veja a seguir como o sistema de gestão integrada pode auxiliar sua empresa a ter o sucesso esperado.
Otimização do planejamento
O planejamento é fundamental para orientar as equipes e permitir que o negócio seja focado em resultados. Nesse processo, o ERP tem um papel-chave. Com ele, todos podem obter dados relevantes a fim de direcionar o negócio para uma prática de mercado mais competitiva e dinâmica.
Por isso, sempre use o ERP para planejar os projetos futuros da companhia. Com o apoio dessa ferramenta, é mais fácil encontrar insights que podem ser úteis para o seu fluxo de trabalho.
Assim, a empresa conseguirá otimizar o planejamento, sempre considerando um número maior de fatores. Isso é especialmente importante tanto para os pequenos gestores quanto para os líderes das grandes corporações.
Relatórios mais abrangentes
Nos processos de decisão e avaliação de resultados, os relatórios são uma parte básica. Com o seu apoio, a equipe tem, com menos dificuldade, uma visão completa do impacto dos projetos. Além disso, pode avaliar tendências e otimizar rotinas.
Nesse sentido, o ERP é uma solução que facilita a estruturação de relatórios inteligentes e de alto impacto. A partir da centralização das informações, os dados inseridos em cada documento têm maior integridade.
Isso facilita a formulação de uma rotina de trabalho mais alinhada às demandas externas e às tendências do setor. Assim, é possível traçar metas em curto, médio e longo prazo no intuito de melhorar o perfil da empresa.
Possibilidade de otimizar a tomada de decisão
Nas tomadas de decisão, o ERP tem um papel de destaque. Ele permite ao gestor visualizar todo o estado da companhia com facilidade. Desse modo, é possível encontrar fatores que facilitem a busca de novos investimentos e garantir que cada escolha tenha um grande impacto no sucesso da companhia.
Como podemos observar, é relativamente fácil identificar a margem de lucro ideal para o empreendimento. Além disso, o gestor deve estabelecer medidas para reduzir custos e gargalos financeiros e aumentar o lucro nas operações. Dessa maneira, além de garantir a sobrevivência da empresa e benefícios para todos os envolvidos no negócio, será possível mantê-lo competitivo.
Por fim, podemos entender que a implantação do sistema ERP promoverá:
- redução dos custos operacionais, devido à automatização dos processos;
- mais segurança nas informações geradas, em decorrência da centralização e confiabilidade dos dados;
- mais controle dos indicadores como previsão de vendas, entre outros.
Entender qual é a margem de lucro ideal da empresa e quais são os fatores influenciadores nesse processo requer aprendizado constante por parte dos gestores e colaboradores. Além disso, é preciso ter recursos que otimizem o diagnóstico, facilitem a interpretação de dados e direcionem a tomada de decisões. Assim, será possível analisar as mudanças ao longo do tempo.
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