A exportação pode ser uma estratégia comercial muito interessante para alavancar as vendas e conseguir uma maior rentabilidade no seu negócio. Além disso, há o fato de que o dólar está em patamares bastante elevados, o que pode resultar em uma variação cambial favorável ao negócio. Tudo isso revela o quanto o mercado de vendas para fora do Brasil pode ser um excelente nicho comercial.
Pensando nisso, preparamos este material com as 4 dicas mais importantes para ajudá-lo a compreender como vender para fora do Brasil. Você vai perder essa oportunidade de aumentar as vendas e ter mais lucros? Então, leia o artigo a seguir!
Por que vender para fora do Brasil?
Essa é a dúvida de muitos empreendedores. E, para saná-la, é essencial entender que o mercado de exportação é um dos grandes motores da economia nacional. O Brasil é reconhecido pela sua robusta indústria automobilística, pelas fábricas têxteis, além do agronegócio. Todos esses setores são amplamente beneficiados com a possibilidade de revendas das mercadorias para outros países.
Atualmente, até mesmo pequenos negócios já vislumbraram as oportunidades de comercializar com outras nações e ter vendas cada vez maiores. Isso porque o mundo se tornou globalizado, e as empresas precisam atuar e pensar globalmente também.
Uma das grandes vantagens de se atuar com a exportação de produtos é o fato de que novos mercados consumidores podem ser explorados. Isso ajuda a empresa a ganhar \”terreno\” e ampliar os seus negócios com outros parceiros comerciais. Além disso, o empreendimento também ganha muito mais profissionalismo, já que passa a atuar com clientes mais exigentes e com particularidades culturais distintas.
Todos esses fatores são fundamentais para o alcance do sucesso profissional e para a perpetuação da ideia empreendedora por muitos e muitos anos.
Como vender para fora do Brasil?
Agora que você já conheceu um pouco mais sobre as vantagens da exportação, vamos listar 4 dicas de como vender para fora do país. Continue a leitura!
1. Verifique onde os produtos serão disponibilizados
Essa é uma dica vital e é também a base para a construção de qualquer estratégia comercial: é preciso que você saiba exatamente qual vai ser o canal de vendas do seu negócio. Atualmente, há uma grande ascensão dos marketplaces, por exemplo. Você sabe o que é isso? Eles funcionam como uma plataforma online na qual vários fornecedores anunciam e disponibilizam os seus produtos para venda.
O funcionamento é o mesmo de um e-commerce tradicional, porém o que muda é o fato de existirem diferentes fornecedores ofertando produtos. Com isso, há diversas variações de preços e prazos para um mesmo produto.
O uso de plataformas de venda online facilita a conexão entre os clientes finais e o vendedores. Essa é uma vantagem competitiva para quem consegue ter maior agilidade na entrega e margens de negociação do preço. Por isso, analise, pesquise e confira quais são os pontos estratégicos para o seu negócio.
2. Confira as formas de pagamento
Quando se trata de pagamento internacional, a dúvida mais comum é sobre as formas de pagamento e adequações às legislações monetárias de cada país. Pois bem, você sabia que, com apenas um cartão internacional, é possível comprar produtos do exterior no conforto de casa?
Caso você opte por anunciar em um marketplace, já existem os gateways próprios para a compra. O PayPal também é outra ferramenta muito consolidada para a realização de pagamentos internacionais.
Existem também cartões de crédito que são recarregáveis. Ou seja, trata-se de uma forma pré-paga, na qual o cliente deposita um valor e pode usar o seu cartão das mais diversas formas.
Deixar bem claro no anúncio quais são os métodos de pagamento disponíveis ajuda muito na otimização do recebimento dos valores. Além disso, você poupa esforços para sanar dúvidas básicas dos seus clientes. Pense nisso!
3.Saiba como é a negociação
Como já foi dito, existem diversas possibilidades de negociações comerciais com um parceiro no exterior. Você pode vender diretamente para clientes finais ou adotar o B2B como uma forma de alavancar as vendas.
No segundo modelo, você anuncia os seus produtos, mas procura por parceiros que representarão o seu negócio no exterior e prospectarão clientes. Dessa forma, você pode trabalhar com volumes maiores de vendas e ampliar a sua área de atuação.
Afinal, os negócios atuais buscam uma característica em comum: a recorrência. Com essa estratégia, você pode negociar volumes mínimos de embarques mensais ou semanais. Isso gera uma previsibilidade de vendas maior.
4.Procure ampliar o seu mercado
Você deve concordar que vender cada vez mais é sempre interessante. Nesse sentido, a ampliação do mercado de atuação é vital para a sustentabilidade de qualquer negócio. Assim, adotar estratégias de exportação significa pensar em alçar voos cada vez mais altos.
Ao prospectar clientes de determinado país, procure sempre atender da melhor forma possível e com uma aproximação profissional à sua empresa. Assim, ele pode tornar-se um fã da marca e passar a ter um relacionamento comercial contínuo. Esse é um grande trabalho de branding, no qual muitas empresas investem pesado.
Tornar o seu negócio global e o número de vendas cada vez maior pode estar muito mais perto do que você imagina. O mercado mundial é repleto de oportunidades, e sua empresa pode se beneficiar dessa grande quantidade de nichos.
Além disso, contar com colaboradores capacitados e engajados no projeto de expansão faz com que as coisas transponham do papel para a realidade. Invista sempre na formação de bons funcionários e converse com a sua equipe sobre os planejamentos futuros.
Ao longo deste material, você pôde conferir as dicas sobre como vender para fora do Brasil. Dificuldades e dúvidas são muito comuns ao se pensar em vender para o exterior, mas, ao seguir nossas recomendações, sua taxa de sucesso pode ser muito mais alta.
Vender é a força motriz para qualquer negócio custear os seus gastos fixos e variáveis, além de remunerar os sócios muito bem pela sua atividade. Não se esqueça da importância das vendas para qualquer empreendimento!
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