O avanço da tecnologia e da gestão permitiu a modernização de empresas de todos os segmentos do mercado. As indústrias também aderiram às inovações tecnológicas nessa nova era de revoluções, que inclui a transformação digital como um componente de grande destaque. As informações se tornaram valiosas para aumentar a produtividade, elevar a lucratividade e minimizar os prejuízos.
Neste post, vamos falar sobre a importância de apostar em novas tecnologias para que a indústria possa se desenvolver e se destacar diante da concorrência. Aqui você vai descobrir por que a integração de softwares de Business Intelligence (BI) e de Enterprise Resource Planning (ERP) é uma saída inteligente para as indústrias e quais são as vantagens obtidas com ela.
Deseja obter mais informações sobre o assunto? Leia este artigo e saiba tudo a respeito dele!
Qual é a importância de apostar em novas tecnologias?
O uso de ferramentas isoladas na gestão é uma estratégia que não traz os resultados necessários ao bom andamento dos negócios. Isso pode gerar desencontros dos dados que são coletados e analisados por sistemas diferentes, que não trabalham em conjunto. Para obter informações efetivas e capazes de propiciar avaliações profundas, úteis na criação de planos de ações, a integração das soluções é fundamental.
Isso pode ser feito com uma ferramenta de BI integrada com as soluções de Customer Relationship Management (CRM) e softwares de gestão. A conexão de diversos sistemas, que anteriormente funcionavam de forma separada, permite a comunicação entre todas as áreas. Com isso, a performance da empresa melhora, pois os dados passam a ser analisados em larga escala, facilitando a tomada de decisão mais precisa.
Por que a integração de softwares de BI e de ERP é uma saída inteligente?
A integração dos softwares possibilita a associação de recursos analíticos de Business Intelligence ao ERP, facilitando, para os gestores, a localização de respostas rápidas para a prevenção ou solução de problemas.
Além disso, as informações são apresentadas aos profissionais nos painéis de controle em tempo real, com a criação de cenários comparativos, os quais geram insights aos líderes.
Quais são as vantagens trazidas ao processo por meio dessa integração?
São inúmeros os benefícios advindos do uso integrado dos softwares de BI e ERP. Entre eles, estão a otimização dos fluxos de trabalho, a definição ágil de ações específicas, o acompanhamento do desempenho de cada setor por meio de dashboards, a análise de gaps da operação etc.
A seguir, veja as principais vantagens advindas da integração de sistemas!
O fato de um complementar o outro
Os softwares se complementam perfeitamente, sendo que o ERP faz o abastecimento dos dados cadastrados para o BI. Isso ocasiona o fornecimento de estratégias detalhadas e de informações táticas sobre determinado segmento da indústria. Atuando em conjunto em um único lugar, eles elevam a produtividade de todos os setores, tornando-se uma ferramenta poderosa.
Maior controle de cada setor da indústria
As soluções integradas facilitam o acompanhamento de cada setor da indústria, para que o líder tenha mais controle sobre a produção, os indicadores e as métricas. Você consegue acompanhar tudo, desde os procedimentos iniciais aplicados para a criação de um determinado produto até a sua venda, de modo detalhado. Assim, a evolução dos processos é vista com precisão e a identificação de gargalos é facilitada.
Os pontos que necessitam de melhoria são visualizados e as mudanças pontuais ou estruturais podem ser imediatamente realizadas para o aprimoramento dos procedimentos. Desse modo, os custos caem e os retornos sobre os investimentos se tornam mais nítidos.
Por isso, faça a análise dos dados apurados pelas ferramentas integradas e utilize-os de forma estratégica para a alavancagem dos negócios.
Praticidade na gestão
O BI faz uma varredura completa dos processos, o que propicia ao gestor a oportunidade de identificar as razões que causaram o rompimento de contratos, por exemplo. O sistema também auxilia na circulação das informações, que se tornam acessíveis para as equipes internas. Dessa maneira, elas acompanham as ocorrências e conseguem embasar suas decisões.
Com os dados do ERP sempre atualizados, os setores administrativo, comercial e de suporte obtêm conhecimento do que ocorre nos demais departamentos. Diante disso, cada um pode fazer a definição das próprias prioridades, sem ter que consultar outros documentos para saber o que deve ser feito primeiro.
Contar com uma base sólida de informações
A visualização organizada dos dados é o ponto forte da integração ERP e BI. O ERP gera um volume enorme de informações dos mais variados setores da empresa, mas não faz o cruzamento e a classificação delas por grau de relevância. Contudo, se for integrado ao BI, essa realidade é modificada, visto que os dados são inseridos em dashboards dinâmicos e com gráficos para facilitar a compreensão dos gestores.
Geração de relatórios completos
A administração da indústria é realizada com mais precisão, porque os sistemas integrados oferecem inteligência de negócio. Os diagnósticos e relatórios gerados são instantâneos e completos, e os gestores gerenciam as informações de acordo com as necessidades. O acesso a esses documentos é permitido a qualquer momento, sem que seja preciso esperar durante horas pela sua elaboração.
Além disso, os dados não precisam ser adicionados em planilhas ou passar pela impressão para chegarem até os gerentes. Todos aqueles que tiverem autorização para visualizar as informações podem averiguar o painel de controle, que apresenta informações intuitivas, relações de custos, indicadores de desempenho, entre outros dados.
Aliás, as soluções integradas fazem o alinhamento dos dados para evitar falhas. Os colaboradores manuseiam e editam as informações em conjunto.
Redução de custos
A implantação do sistema ERP integrado ao Business Intelligence é um investimento que eleva a lucratividade e aumenta a competitividade, além de eliminar diversas despesas. Uma análise preditiva pode preparar a indústria para possíveis mudanças, erradicar erros, eliminar imprevistos e evitar desperdícios. No momento em que os processos da organização são entendidos, uma visão mais abrangente propicia a redução de custos.
Utilize o BI e o ERP para fazer análises e melhorias nos processos, elevando a eficiência das equipes. A eliminação de atrasos ou erros nos procedimentos oportuniza a economia de tempo. Além disso, as falhas que antes custavam caro são evitadas com a ampliação da qualidade nos trabalhos. Sem falar que os líderes podem pensar em estratégias mais efetivas para reduzir gastos, pois conseguem ver todo o cenário com clareza.
Enfim, essas são as considerações mais relevantes sobre a integração de Business Intelligence e ERP como uma saída inteligente para a indústria. A Focco é uma empresa especializada que há mais de 30 anos oferece aos seus clientes as melhores práticas de gestão. Conheça agora mesmo os produtos dessa parceira que figura como referência em sistemas ERP.
Ficou com dúvidas ou gostaria de saber mais sobre a solução? Então deixe o seu comentário aqui!