Analisar somente o volume de vendas não é o suficiente para avaliar o andamento da sua empresa, pois há negócios que faturam, mas não lucram. E é por isso que o acompanhamento de indicadores deve fazer parte do seu planejamento de gestão. Nesse contexto, entre os KPIs mais importantes estão o CPV, o CMV e o CSV.
Para uma boa gestão financeira e de processos, é preciso ter informações que vão além do faturamento. O CPV abrange os custos dos bens fabricados internamente pela sua empresa. O CMV, por sua vez, representa o custo envolvido na aquisição de mercadorias para revenda. Já o CSV tem como objetivo mensurar os custos da sua prestação de serviços.
Como esse é um tema importante e que ainda gera dúvidas, resolvemos elaborar este artigo para explicar tudo que envolve o CPV, CMV e CSV, desde o uso desses indicadores até o seu monitoramento. Boa leitura!
O que é CPV?
O CPV, ou Custo dos Produtos Vendidos, é um indicador que mensura se as despesas que a empresa tem com uma mercadoria ainda dão lucro nas vendas. Esse é um dado primário que permite fazer a gestão dos preços e de lucro da maneira correta.
Além disso, as informações do CPV também podem ajudar a identificar se as despesas ou custos associados a um produto estão muito elevados, revelando a necessidade de rever processos para reduzir esses valores.
Quais itens integram o CPV?
O CPV é composto pelos custos (diretos e indiretos) de todas as etapas associadas à produção ou aquisição dos produtos que uma empresa comercializa. Ele é composto por:
- Matéria-prima para fabricação dos produtos;
- Mão de obra para linha de produção;
- Energia elétrica, água, aluguel, internet e outras contas mensais;
- Manutenção das máquinas;
- Embalagens dos produtos;
- Transporte e logística;
- Armazenagem.
Como calcular o CPV?
A fórmula do CPV é:
CPV = EI + (In + MO + GGF) – EF.
Para o cálculo, consideramos:
EI: o estoque inicial;
In: os insumos necessários para produção, como embalagem e matéria-prima;
MO: a mão de obra diretamente associada à produção das mercadorias;
GGF: os gastos gerais, como energia e aluguel.
EF: o estoque final.
Exemplo de cálculo do CPV
Para exemplificar, imagine o seguinte cenário:
EI: R$120.000,00;
In: R$60.000,00;
MO: R$20.000,00;
GGF: 30.000,00;
EF: 12.000,00.
O cálculo seria:
CPV = 120.000 + (60.000 + 20.000 + 30.000) – 12.000.
No exemplo, o Custo dos Produtos Vendidos no período avaliado é de R$218.000,00.
Para que serve o Custo de Produtos Vendidos?
O CPV serve para calcular o valor total dos gastos envolvidos na produção ou aquisição dos itens vendidos por uma empresa durante um determinado período de tempo. Todos os custos são considerados, desde a produção até entrega para o cliente final.
Trata-se de uma métrica fundamental para avaliar as finanças de um negócio, principalmente para analisar a relação entre o custo direto das operações e a receita gerada pelas vendas. Isso pode auxiliar na precificação correta e no desenvolvimento de promoções e estratégias de marketing.
O que é CMV?
O Custo da Mercadoria Vendida serve para mensurar os valores envolvidos na comercialização de produtos.
E então, não é a mesma coisa que o CPV?
Na verdade, não. O CMV avalia as mercadorias adquiridas para revenda e não aquelas produzidas na sua empresa — em distribuidoras isso é muito comum.
Ou seja, ele é usado em casos onde a empresa adquire produtos diretamente da fábrica, somente para comercializá-los.
Como calcular o CMV?
O cálculo desse indicador é feito da seguinte maneira:
CMV = estoque inicial + compras feitas – estoque final.
Imagine que, no período avaliado, você tenha um estoque inicial de R$ 40 mil e na segunda quinzena fez uma compra de mais mercadorias, que somaram R$12 mil. Com as vendas, restaram R$8 mil de estoque final.
Ou seja: CMV = R$40 mil + R$12 mil – R$8 mil.
Nesse caso, o seu CMV seria de R$44 mil.
O que é CSV?
Outro indicador importante é o Custo dos Serviços Vendidos (CSV), que mensura o quanto sua empresa gasta com a venda de um determinado serviço. Em uma marcenaria, por exemplo, pode ser um serviço de montagem ou de planejamento de móveis sob medida.
Para calcular o CSV, utilizamos a seguinte fórmula:
CSV= Sin + (MO + GDS + GIS) – Sfi.
Para o cálculo, considere:
Sin: saldo inicial dos serviços em andamento — R$10 mil;
MO: mão de obra direta para o serviço — R$22 mil;
GDS: gastos diretos com o serviço — R$6 mil;
GIS: gastos indiretos — R$4 mil
Sfi: saldo final dos serviços em andamento — R$30 mil.
CVS = R$10 mil + (R$22 mil + R$6mil + R$4 mil) – R$30 mil
No período em questão, o seu Custo dos Serviços Vendidos seria de R$12 mil.
Qual a importância desses cálculos?
Fazer os cálculos desses indicadores é importante para garantir que os gestores tenham dados atualizados sobre as reais despesas da operação. Com posse dessas informações, é possível criar um plano sólido para cortes e contenção de gastos, favorecendo o crescimento financeiro do negócio.
Além dessa que é a principal vantagem, os cálculos possuem diversas outras utilidades, como analisar a real rentabilidade dos produtos, auxiliar na precificação, avaliar o desempenho, entre outros.


Qual a diferença entre CPV, CMV e CSV?
É comum que gestores confundam ou tratem esses três indicadores como sinônimos. Porém, como pode-se perceber, eles avaliam custos e processos distintos. Para esclarecer melhor, descreveremos a principal utilidade de cada uma deles:
- O CPV mensura somente os custos dos bens produzidos na empresa;
- O CMV corresponde ao custo que o negócio tem na compra de mercadorias para revenda;
- O CSV é utilizado para avaliar quanto custa para uma empresa vender cada um de seus serviços.
Como otimizar os cálculos de CPV e CMV?
Para otimizar e garantir assertividade nos cálculos dessas métricas, é fundamental utilizar indicadores financeiros de forma estratégica. Nesse sentido, o uso de softwares especializados é uma forma eficiente de aprimorar esses cálculos.
Essas ferramentas tornam o processo mais ágil, confiável e preciso, além de oferecer insights valiosos para a gestão e que favorecem a melhora operacional.
5 Dicas para controlar o CPV
Manter o controle sobre o Custo do Produto Vendido é essencial para garantir uma margem de lucro satisfatória e favorecer o crescimento da empresa. Veja, a seguir, 5 formas simples e eficientes para controlar esse indicador:
Mantenha um controle de tarefas
Tenha um registro detalhado das tarefas e custos, pois isso vai permitir que você acompanhe em tempo real todas as atividades relacionadas ao CPV.
Otimize sua gestão de estoque
Busque manter o equilíbrio entre o estoque disponível e a demanda do mercado, visto que isso ajudará a evitar custos extras, como armazenagem e obsolescência.
Otimize a gestão de compras
Pesquise antes de fechar com fornecedores e negocie melhores preços e condições. Isso reduzirá os custos de compra, o que vai aumentar a margem de lucro.
Treine suas equipes
Certifique-se de que os colaboradores envolvidos na produção compreendam a importância de minimizar os desperdícios e utilizar os recursos de forma eficiente. Assegure, também, que os mesmos sigam os processos estabelecidos para a redução de custos.
Utilize um sistema de gestão integrada
Invista em um sistema capaz de monitorar e otimizar os processos contidos no CPV (como compras, estoque e finanças), fornecendo dados atualizados para uma tomada de decisões mais embasada.
Como um software ERP pode ajudar a acompanhar esses indicadores?
Por serem complementares uns aos outros, combinar esses três indicadores é uma atitude inteligente para otimizar a gestão de negócios. Afinal, é importante lembrar que o gerenciamento ineficaz é uma das principais causas de falência das empresas brasileiras, segundo o Sebrae.
Para ter processos alinhados e um negócio saudável, é essencial que esses e outros indicadores sejam avaliados em conjunto, e não isoladamente. Além disso, os dados obtidos a partir do CPV, CMV e CSV devem ser cruzados com outros dados financeiros, como o seu faturamento e capital de giro.
Para acompanhar esses números é necessário ter um fluxo de caixa atualizado e acesso às informações, em tempo real. Esse é um ponto de atenção, pois utilizar dados errados nos cálculos de indicadores podem resultar em custos e despesas incorretas ou desatualizadas. E é exatamente aí que um ERP faz toda a diferença.
Por que usar um sistema de gestão?
O CPV, CMV e CSV são indicadores que revelam se você tem tido lucro ou prejuízo com as suas atividades. Para acompanhá-los, é importante contar com tecnologias que forneçam informações atualizadas, que permitam fazer o cruzamento com outros setores e dados, como o faturamento e inventários do seu estoque.
Com softwares ERP, além de integrar todas as informações dos setores, a empresa automatiza processos e tem informações atualizadas em tempo real. Mas para que isso dê certo, é necessário contar com sistemas alinhados ao seu tipo de negócio, que ofereçam uma boa gama de módulos de gerenciamento e que incluam serviço em nuvem.
O FoccoERP permite o controle e planejamento de todo o ciclo da empresa, desde as atividades operacionais e de produção até setores administrativos e comerciais. Assim, é possível alcançar melhorias significativas não somente na gestão financeira, mas também na apuração de informações e qualidade das matérias-primas.
Em outras palavras, optar por um sistema de gestão como o FoccoERP é uma maneira eficiente de acompanhar todas as informações que circulam dentro dos negócios, garantindo que nada passe despercebido pela gestão.
Perguntas frequentes
Qual é a diferença entre CPV e CMV?
O CPV (Custo dos Produtos Vendidos) refere-se aos custos diretos da produção da empresa, enquanto o CMV (Custo da Mercadoria Vendida) abrange os custos de mercadorias adquiridas para revenda.
Como calcular o CPV ou CMV para um determinado período?
Para calcular o CPV, utilizamos a fórmula: CPV = EI + (In + MO + GGF) – EF. Para o CMV, recorremos à fórmula: CMV = estoque inicial + compras feitas – estoque final.
Quais são os principais fatores que influenciam o CPV ou CMV de uma empresa?
Os principais fatores incluem custo da matéria-prima, mão de obra, gastos gerais, estoque e compras de mercadorias para revenda.
Como reduzir o CPV ou CMV e aumentar a lucratividade?
Reduza desperdícios, negocie melhores preços com fornecedores, invista em um sistema de gestão, controle estoques e treine as equipes.
Como o CPV ou CMV é registrado e relatado nas demonstrações financeiras?
O CPV e CMV são registrados nos custos das vendas em demonstrações financeiras, como o Demonstrativo de Resultados ou a Demonstração do Resultado do Exercício (DRE).
Precisa melhorar o seu acompanhamento de indicadores? Fale com nossos consultores e veja como o FoccoERP pode resolver os seus problemas!

