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CPV, CMV e CSV: quais as diferenças entre esses indicadores?

CPV, CMV e CSV: quais as diferenças entre esses indicadores?

Home » Blog » Gestão Financeira » CPV, CMV e CSV: quais as diferenças entre esses indicadores?

  • agosto 4, 2023
Neste conteúdo, você vai aprender como calcular o Custo dos Produtos Vendidos (CPV) e como ele se diferencia do CMV e CSV. Confira!

Analisar somente o volume de vendas não é o suficiente para avaliar o andamento da sua empresa, pois há negócios que faturam, mas não lucram. E é por isso que o acompanhamento de indicadores deve fazer parte do seu planejamento de gestão. Nesse contexto, entre os KPIs mais importantes estão o CPV, o CMV e o CSV.

Para uma boa gestão financeira e de processos, é preciso ter informações que vão além do faturamento. O CPV abrange os custos dos bens fabricados internamente pela sua empresa. O CMV, por sua vez, representa o custo envolvido na aquisição de mercadorias para revenda. Já o CSV tem como objetivo mensurar os custos da sua prestação de serviços.

Como esse é um tema importante e que ainda gera dúvidas, resolvemos elaborar este artigo para explicar tudo que envolve o CPV, CMV e CSV, desde o uso desses indicadores até o seu monitoramento. Boa leitura!

O que é CPV?

O CPV, ou Custo dos Produtos Vendidos, é um indicador que mensura se as despesas que a empresa tem com uma mercadoria ainda dão lucro nas vendas. Esse é um dado primário que permite fazer a gestão dos preços e de lucro da maneira correta.

Além disso, as informações do CPV também podem ajudar a identificar se as despesas ou custos associados a um produto estão muito elevados, revelando a necessidade de rever processos para reduzir esses valores.

Quais itens integram o CPV?

O CPV é composto pelos custos (diretos e indiretos) de todas as etapas associadas à produção ou aquisição dos produtos que uma empresa comercializa. Ele é composto por:

  • Matéria-prima para fabricação dos produtos;
  • Mão de obra para linha de produção;
  • Energia elétrica, água, aluguel, internet e outras contas mensais;
  • Manutenção das máquinas;
  • Embalagens dos produtos;
  • Transporte e logística;
  • Armazenagem.

Como calcular o CPV?

A fórmula do CPV é:

CPV = EI + (In + MO + GGF) – EF.

Para o cálculo, consideramos:

EI: o estoque inicial;

In: os insumos necessários para produção, como embalagem e matéria-prima;

MO: a mão de obra diretamente associada à produção das mercadorias;

GGF: os gastos gerais, como energia e aluguel.

EF: o estoque final.

Exemplo de cálculo do CPV

Para exemplificar, imagine o seguinte cenário:

EI: R$120.000,00;

In: R$60.000,00;

MO: R$20.000,00;

GGF: 30.000,00;

EF: 12.000,00.

O cálculo seria:

CPV = 120.000 + (60.000 + 20.000 + 30.000) – 12.000.

No exemplo, o Custo dos Produtos Vendidos no período avaliado é de R$218.000,00.

Para que serve o Custo de Produtos Vendidos? 

O CPV serve para calcular o valor total dos gastos envolvidos na produção ou aquisição dos itens vendidos por uma empresa durante um determinado período de tempo. Todos os custos são considerados, desde a produção até entrega para o cliente final. 

Trata-se de uma métrica fundamental para avaliar as finanças de um negócio, principalmente para analisar a relação entre o custo direto das operações e a receita gerada pelas vendas. Isso pode auxiliar na precificação correta e no desenvolvimento de promoções e estratégias de marketing.

O que é CMV?

O Custo da Mercadoria Vendida serve para mensurar os valores envolvidos na comercialização de produtos.

E então, não é a mesma coisa que o CPV?

Na verdade, não. O CMV avalia as mercadorias adquiridas para revenda e não aquelas produzidas na sua empresa — em distribuidoras isso é muito comum.

Ou seja, ele é usado em casos onde a empresa adquire produtos diretamente da fábrica, somente para comercializá-los. 

Como calcular o CMV?

O cálculo desse indicador é feito da seguinte maneira: 

CMV = estoque inicial + compras feitas – estoque final.

Imagine que, no período avaliado, você tenha um estoque inicial de R$ 40 mil e na segunda quinzena fez uma compra de mais mercadorias, que somaram R$12 mil. Com as vendas, restaram R$8 mil de estoque final. 

Ou seja: CMV = R$40 mil + R$12 mil – R$8 mil. 

Nesse caso, o seu CMV seria de R$44 mil.

O que é CSV?

Outro indicador importante é o Custo dos Serviços Vendidos (CSV), que mensura o quanto sua empresa gasta com a venda de um determinado serviço. Em uma marcenaria, por exemplo, pode ser um serviço de montagem ou de planejamento de móveis sob medida.

Para calcular o CSV, utilizamos a seguinte fórmula:

CSV= Sin + (MO + GDS + GIS) – Sfi.

Para o cálculo, considere:

Sin: saldo inicial dos serviços em andamento — R$10 mil;

MO: mão de obra direta para o serviço — R$22 mil;

GDS: gastos diretos com o serviço — R$6 mil;

GIS: gastos indiretos — R$4 mil

Sfi: saldo final dos serviços em andamento — R$30 mil.

CVS = R$10 mil + (R$22 mil + R$6mil + R$4 mil) – R$30 mil

No período em questão, o seu Custo dos Serviços Vendidos seria de R$12 mil.

Qual a importância desses cálculos?

Fazer os cálculos desses indicadores é importante para garantir que os gestores tenham dados atualizados sobre as reais despesas da operação. Com posse dessas informações, é possível criar um plano sólido para cortes e contenção de gastos, favorecendo o crescimento financeiro do negócio.

Além dessa que é a principal vantagem, os cálculos possuem diversas outras utilidades, como analisar a real rentabilidade dos produtos, auxiliar na precificação, avaliar o desempenho, entre outros.

cpv - homem utilizando o computador para calcular indicadores de custos

Qual a diferença entre CPV, CMV e CSV?

É comum que gestores confundam ou tratem esses três indicadores como sinônimos. Porém, como pode-se perceber, eles avaliam custos e processos distintos. Para esclarecer melhor, descreveremos a principal utilidade de cada uma deles:

  • O CPV mensura somente os custos dos bens produzidos na empresa;
  • O CMV corresponde ao custo que o negócio tem na compra de mercadorias para revenda;
  • O CSV é utilizado para avaliar quanto custa para uma empresa vender cada um de seus serviços.

Como otimizar os cálculos de CPV e CMV?

Para otimizar e garantir assertividade nos cálculos dessas métricas, é fundamental utilizar indicadores financeiros de forma estratégica. Nesse sentido, o uso de softwares especializados é uma forma eficiente de aprimorar esses cálculos. 

Essas ferramentas tornam o processo mais ágil, confiável e preciso, além de oferecer insights valiosos para a gestão e que favorecem a melhora operacional.

5 Dicas para controlar o CPV   

Manter o controle sobre o Custo do Produto Vendido é essencial para garantir uma margem de lucro satisfatória e favorecer o crescimento da empresa. Veja, a seguir, 5 formas simples e eficientes para controlar esse indicador:  

Mantenha um controle de tarefas

Tenha um registro detalhado das tarefas e custos, pois isso vai permitir que você acompanhe em tempo real todas as atividades relacionadas ao CPV.

Otimize sua gestão de estoque

Busque manter o equilíbrio entre o estoque disponível e a demanda do mercado, visto que isso ajudará a evitar custos extras, como armazenagem e obsolescência.

Otimize a gestão de compras

Pesquise antes de fechar com fornecedores e negocie melhores preços e condições. Isso reduzirá os custos de compra, o que vai aumentar a margem de lucro.

Treine suas equipes

Certifique-se de que os colaboradores envolvidos na produção compreendam a importância de minimizar os desperdícios e utilizar os recursos de forma eficiente. Assegure, também, que os mesmos sigam os processos estabelecidos para a redução de custos.

Utilize um sistema de gestão integrada

Invista em um sistema capaz de monitorar e otimizar os processos contidos no CPV (como compras, estoque e finanças), fornecendo dados atualizados para uma tomada de decisões mais embasada.

Como um software ERP pode ajudar a acompanhar esses indicadores?

Por serem complementares uns aos outros, combinar esses três indicadores é uma atitude inteligente para otimizar a gestão de negócios. Afinal, é importante lembrar que o gerenciamento ineficaz é uma das principais causas de falência das empresas brasileiras, segundo o Sebrae.

Para ter processos alinhados e um negócio saudável, é essencial que esses e outros indicadores sejam avaliados em conjunto, e não isoladamente. Além disso, os dados obtidos a partir do CPV, CMV e CSV devem ser cruzados com outros dados financeiros, como o seu faturamento e capital de giro.

Para acompanhar esses números é necessário ter um fluxo de caixa atualizado e acesso às informações, em tempo real. Esse é um ponto de atenção, pois utilizar dados errados nos cálculos de indicadores podem resultar em custos e despesas incorretas ou desatualizadas. E é exatamente aí que um ERP faz toda a diferença.

Por que usar um sistema de gestão?

O CPV, CMV e CSV são indicadores que revelam se você tem tido lucro ou prejuízo com as suas atividades. Para acompanhá-los, é importante contar com tecnologias que forneçam informações atualizadas, que permitam fazer o cruzamento com outros setores e dados, como o faturamento e inventários do seu estoque.

Com softwares ERP, além de integrar todas as informações dos setores, a empresa automatiza processos e tem informações atualizadas em tempo real. Mas para que isso dê certo, é necessário contar com sistemas alinhados ao seu tipo de negócio, que ofereçam uma boa gama de módulos de gerenciamento e que incluam serviço em nuvem. 

O FoccoERP permite o controle e planejamento de todo o ciclo da empresa, desde as atividades operacionais e de produção até setores administrativos e comerciais. Assim, é possível alcançar melhorias significativas não somente na gestão financeira, mas também na apuração de informações e qualidade das matérias-primas.

Em outras palavras, optar por um sistema de gestão como o FoccoERP é uma maneira eficiente de acompanhar todas as informações que circulam dentro dos negócios, garantindo que nada passe despercebido pela gestão.

Perguntas frequentes 

Qual é a diferença entre CPV e CMV?    

O CPV (Custo dos Produtos Vendidos) refere-se aos custos diretos da produção da empresa, enquanto o CMV (Custo da Mercadoria Vendida) abrange os custos de mercadorias adquiridas para revenda.

Como calcular o CPV ou CMV para um determinado período?  

Para calcular o CPV, utilizamos a fórmula: CPV = EI + (In + MO + GGF) – EF. Para o CMV, recorremos à fórmula: CMV = estoque inicial + compras feitas – estoque final.  

Quais são os principais fatores que influenciam o CPV ou CMV de uma empresa?    

Os principais fatores incluem custo da matéria-prima, mão de obra, gastos gerais, estoque e compras de mercadorias para revenda.

Como reduzir o CPV ou CMV e aumentar a lucratividade?

Reduza desperdícios, negocie melhores preços com fornecedores, invista em um sistema de gestão, controle estoques e treine as equipes.    

Como o CPV ou CMV é registrado e relatado nas demonstrações financeiras?   

O CPV e CMV são registrados nos custos das vendas em demonstrações financeiras, como o Demonstrativo de Resultados ou a Demonstração do Resultado do Exercício (DRE).

Precisa melhorar o seu acompanhamento de indicadores? Fale com nossos consultores e veja como o FoccoERP pode resolver os seus problemas!

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