Você sabe como vender móveis pela internet? A negociação on-line de mercadorias é uma estratégia que tem se disseminado por todos os setores da economia. Além de mais econômica, ela atinge um público-alvo muito maior.
Porém, para que qualquer abordagem que envolva o comércio eletrônico dê certo, alguns cuidados devem ser tomados. Afinal, essa é uma estratégia de vendas como qualquer outra, ou seja, exige planejamento e uma boa gestão.
Portanto, cada passo deve ser pensado para atender às demandas do seu público-alvo e evitar que prejuízos ocorram. Quer saber mais sobre como vender móveis pela internet? Então, confira o post a seguir!
Por que vender móveis pela internet é uma boa ideia?
A venda de produtos on-line passou a ser uma realidade para negócios de vários setores nos últimos anos. A internet não é apenas uma forma de se comunicar com o seu cliente, mas um importante ambiente para criar ofertas e entender as demandas do seu público-alvo.
O apoio da web nas suas estratégias comerciais amplia o número de dados que o negócio terá para estruturar as abordagens. Essa forma de vender também é mais abrangente: pela internet, você pode fazer anúncios diretamente para sua persona mesmo que ela esteja em outras cidades.
Em outras palavras, é possível gerar mais vendas gastando menos. O investimento em publicidade é mais preciso, o que reduz prejuízos. Utilizando dados, você consegue direcionar anúncios para os seus clientes com campanhas de marketing personalizadas para as suas demandas.
Como uma venda on-line bem-preparada afeta os seus resultados?
Vender pela internet não é algo que pode dar bons resultados se a empresa não se planejar. Pelo contrário: o que faz essa abordagem dar certo é ter uma estratégia robusta, com foco em resultados e adotando boas práticas.
Todo negócio com expertise em vender móveis pela internet faz isso com cuidado, pois sabe que é fundamental ter uma abordagem voltada para o seu perfil de mercado. Da linguagem adota até os meios utilizados para ofertar o produto ao consumidor, tudo é feito para manter uma ótima experiência de vendas. Dessa forma, você converte visitantes em clientes fidelizados.
Como fazer uma estratégia de vendas robusta?
Para estruturar uma boa estratégia de vendas on-line, há algumas medidas que podem ser adotadas pela sua empresa. Confira as principais a seguir!
1. Identifique o seu público-alvo
Esse é um dos passos mais importantes. Saber quem é o seu público-alvo auxilia cada etapa do processo de venda. A empresa utilizará uma linguagem mais adequada, assim como um posicionamento de marca mais alinhado com o perfil do consumidor.
2. Capriche nas fotos
As fotos do produto devem ter alta resolução, e destacar os pontos fortes do móvel, assim como seu design. Não se esqueça, aliás, de montar imagens nos ambientes em que ele será utilizado. Isso facilita a tomada de decisão do cliente.
3. Aposte em novas tecnologias
A tecnologia deve fazer parte do seu processo de vendas on-line. Uma alternativa é utilizar modelos 3D dos seus móveis. Isso facilita a avaliação das características de cada item, assim como aumenta a satisfação do cliente ao ter o seu produto entregue.
4. Tenha descrições detalhadas do móvel
Para evitar trocas e devoluções, e não deixar o cliente decepcionado, é importante deixar claro as características e informações sobre cada móvel. Assim, vá além da descrição com fins publicitários e mostre para o consumidor detalhes técnicos que influenciarão o uso do produto, como tamanho e materiais de fabricação.
5. Adote múltiplos canais de contato
Seu empreendimento deve ter alta disponibilidade para tratar das vendas on-line. Portanto, tenha mais de um meio de contato, como e-mail, chats on-line e redes sociais. Assim, os seus clientes sempre terão como tirar dúvidas e resolver problemas rapidamente.
6. Invista em algum diferencial
O que a sua marca tem de único? Seja qual for o diferencial, ele deve ser destacado diante da concorrência. Afinal, muitas vezes o cliente acessará o seu site pela primeira vez e, nesse cenário, os elementos de destaque podem fazer a diferença na hora de comprar algo.
7. Não se esqueça do pós-venda
Trata-se de uma das etapas mais importantes do processo de vendas. Nela, o cliente é fidelizado e pode solucionar problemas rapidamente. Por isso, não deixe de tomar cuidado ao estruturar essa etapa do seu relacionamento com o consumidor.
Quais são os meios para vender on-line?
Além dos passos apontados, deve-se definir o ambiente em que os seus produtos serão ofertados. A escolha deve ser feita considerando o perfil da empresa, bem como seu posicionamento e orçamento. Assim, você garante que os clientes terão sempre a melhor experiência de vendas possível. Confira a seguir três modos para negociar produtos on-line!
E-commerce próprio
Nessa abordagem, a empresa monta o seu próprio site de vendas. Ela deve ter um time especializado, capaz de desenvolver a página web e integrá-la com ferramentas internas, como softwares de gestão que lidem com estoque e emissão de documentos fiscais. Assim, a loja virtual pode ser moldada conforme cada demanda da companhia.
Essa escolha dá total controle para cada característica do site. Afinal, o empreendimento poderá personalizar cada detalhe dos serviços de venda.
Marketplaces
Os marketplaces são serviços voltados para a venda de produtos. Nesse ambiente, o usuário tem acesso a todos os recursos necessários para criar o seu serviço de vendas. Ou seja, meios de processar pagamentos, analisar indicadores e demais detalhes que fazem parte do processo de vendas on-line.
Essa escolha funciona como uma plataforma de cloud computing, sendo que a empresa tem acesso a uma solução que já vem pronta para uso. Isso reduz custos de manutenção e melhora os resultados a médio e longo prazo.
Dropshipping
Nesse modelo, seu negócio trabalha ao lado de um parceiro que fica responsável por toda a gestão da parte de vendas online. Se você já utilizou páginas como o Ebay e o AliExpress, certamente já entrou em contato com esse meio de vendas: ele permite que o fabricante atinga o seu público-alvo sem grandes custos ou complicações técnicas.
Toda empresa tem um objetivo central, que é a venda das suas mercadorias. Nesse contexto, gestores devem estar sempre preparados para avaliar o que deve ser feito para atingir os melhores resultados possíveis e aumentar as vendas. Isso inclui o contato com clientes em mais canais.
Por isso, todo empreendimento do setor deve saber como vender móveis pela internet. Seguindo boas práticas e apostando em novas tecnologias, os times podem otimizar o posicionamento da marca e garantir boas receitas. Por isso, não deixe de seguir nossas dicas para conquistar mais lucratividade.
O que você faz para encantar o seu cliente? Conta pra gente nos comentários!