Aumentar a margem de lucro das vendas é um dos principais objetivos de qualquer empresa. Porém, para que isso seja possível, é preciso investir na melhoria dos processos — bem como dos produtos e serviços —, e aumentar a qualidade do atendimento aos clientes.
No artigo de hoje, explicaremos o conceito e apresentaremos algumas ações que podem ser adotadas para otimizar os lucros do seu negócio. Continue com a leitura e saiba mais sobre o assunto!
O que é margem de lucro?
A margem de lucro consiste em um percentual que é adicionado à soma dos custos dos produtos formando o preço final de venda dos itens — ao mesmo tempo em que define o lucro que será obtido com o faturamento.
Portanto, podemos dizer que ela está ligada à precificação e também à lucratividade da empresa no período, representando o quanto foi ganho em cima das vendas. Para calculá-la, basta utilizar a seguinte fórmula:
MARGEM DE LUCRO = (LUCRO / RECEITA) X 100
Não é possível determinar qual é uma margem ideal para uma empresa, visto que ela é influenciada por diversos fatores como:
- aceitação do público;
- concorrentes;
- condições do mercado;
- ramo de atuação.


Qual é a diferença entre margem de lucro, lucratividade e rentabilidade?
Já sabemos que a margem de lucro é o retorno obtido com as vendas por meio de um percentual embutido no preço dos produtos. Agora, explicaremos a diferença entre esse conceito, a lucratividade e a rentabilidade.
Lucratividade também é uma forma de mensurar os ganhos em relação ao que a empresa faturou. Porém, enquanto o lucro é observado em valor, a lucratividade é representada por um percentual sobre a receita. Sendo assim, ela é calculada usando a fórmula:
LUCRATIVIDADE = (LUCRO LÍQUIDO / RECEITA TOTAL) X 100
Já a rentabilidade é a métrica usada para analisar os ganhos alcançados por meio de algum investimento realizado — que pode ser, por exemplo, a compra de uma máquina nova, a implementação de um novo sistema ou até mesmo aportes financeiros. Para encontrá-la, basta calcular:
RENTABILIDADE = (LUCRO LÍQUIDO / INVESTIMENTO TOTAL) X 100
Quais ações podem ser tomadas para melhorá-la?
Algumas medidas podem — e devem — ser adotadas para aumentar a margem de lucro na sua empresa. Entre elas:
Otimizar o atendimento ao cliente
Os clientes são a razão de toda empresa existir e se estabelecer no mercado. Quanto melhor for a relação com eles e a experiência oferecida no processo de compra, maiores são as chances deles se fidelizarem e comprarem mais — aumentando os lucros com o aumento das vendas.
Além disso, vale lembrar que o custo de reter um cliente é menor que os investimentos realizados para atrair um público novo. Isso não quer dizer que a empresa deva deixar de adotar estratégias para conquistar mais pessoas, mas que também deve haver esforços voltados para a retenção.
Criar uma política de redução de custos inteligente
Quando se fala em reduzir custos, muitos gestores ainda têm o pensamento voltado para a diminuição do quadro de funcionários. No curto prazo, pode ser uma decisão eficaz, porém, no longo prazo, ela aumenta os gastos em decorrência do custo com demissão e, posteriormente, com a contratação de novos colaboradores.
Sendo assim, é preciso pensar em alternativas inteligentes para promover a diminuição sem que a rotina e os resultados sejam prejudicados. Entre algumas delas, podemos citar:
- renegociação com fornecedores sem prejudicar a qualidade dos produtos;
- promoção do consumo consciente, diminuindo gastos com papel, materiais auxiliares e energia elétrica, por exemplo;
- eliminação de desperdícios;
- correção de erros e eliminação da necessidade de retrabalhos.
Investir em um sistema de gestão
A implementação de um ERP permite integrar as diversas áreas do negócio, otimizando o fluxo de informações e garantindo uma série de benefícios como ganho em agilidade, aumento da eficiência e da produtividade e redução de custos.
Como podemos ver, só é possível aumentar a margem de lucro por meio da promoção de mudanças que envolvem, principalmente, a melhoria nas vendas e a redução dos custos — o que aumenta o lucro obtido.
Gostou do post e quer continuar acompanhando outros artigos como este? Então assine a nossa newsletter e receba as novidades em primeira mão!

