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Exportação no Brasil: por que é uma oportunidade para a empresa?

Exportação no Brasil: por que é uma oportunidade para a empresa?

Home » Blog » Gestão Comercial » Exportação no Brasil: por que é uma oportunidade para a empresa?
  • setembro 18, 2020

Você sabia que trabalhar com exportação no Brasil pode ser uma boa ideia? A indústria nacional oferece uma série de mecanismos para ganhar competitividade. E a partir da abertura da economia promovida nos últimos anos, líderes do setor conseguem atuar em novos mercados de forma bem mais fácil.

Mas isso demanda planejamento e visão estratégica. Afinal de contas, fornecer os seus produtos em outro país não é algo simples. Portanto, vários cuidados devem ser tomados para evitar a perda de eficiência e maximizar os lucros no processo.

Quer se aprofundar no tema e entender como atuar com exportação no país? Confira o post a seguir!

Qual é a situação do mercado de exportação nacional?

A pandemia da Covid-19 reduziu a atividade econômica de diversos setores. Porém, esse não é um caso geral. Muito pelo contrário: quem trabalha com exportação no Brasil conseguiu, em inúmeros casos, aumentar as receitas e atingir novos mercados.

Entre janeiro e abril, o país registrou um fluxo de vendas internacionais de US$ 123,4 bilhões. Ainda que a economia mundial esteja abalada, dados do ministério da economia mostram que conseguimos comercializar mais do que em 2019 no primeiro quadrimestre do ano. Além disso, apenas em abril, os ganhos foram 2,9% superiores ao ano anterior.

O que isso significa? Que inclusive em contextos de crise global, o Brasil é capaz de continuar competitivo. Todo gestor, então, precisa ficar atento às oportunidades de vender para outros países.

Por que a sua empresa deve investir nessa área?

Investir em exportação no Brasil pode ser uma ótima estratégia, especialmente quando o mercado interno está em descompasso com outras economias.

Em geral, isso garante ao negócio o acesso a um número maior de consumidores em potencial e, como consequência, mais lucros. Entre os motivos para adotar essa metodologia, figuram:

  • o aumento de market share — com boas estratégias de vendas, a empresa pode ampliar a dominância até mesmo em outros países;
  • a diversificação de mercados — esse fator reduz a exposição do negócio a flutuações econômicas locais, mantendo um lucro contínuo em momentos desafiadores;
  • a possibilidade de modernizar rotinas e infraestruturas — ingressar em diferentes mercados também ajuda a empresa a encontrar novos fornecedores, que entreguem produtos modernos e inovadores com facilidade;
  • o acesso a incentivos fiscais — alguns setores da economia conseguem incentivos fiscais quando exportam, o que aumenta a lucratividade da empresa;
  • mais facilidade para otimizar o fluxo de trabalho — trabalhar com concorrentes de outros países ajuda o negócio a identificar e incorporar boas práticas ao dia a dia por meio do benchmarking;
  • o melhor reconhecimento da marca — a empresa que vende em vários mercados tem mais reconhecimento do seu público-alvo.

Como se preparar para exportar para outros países?

Para trabalhar com exportação, a empresa deve tomar determinados cuidados. Eles permitem ao negócio ter uma postura mais alinhada às demandas dos clientes. Além disso, cada medida reduz os riscos operacionais e as chances de algum prejuízo ocorrer.

Confira a seguir os principais passos que podem ser seguidos pela empresa para trilhar o caminho do sucesso no processo de exportação!

Trace metas claras

Saber os próprios pontos de partida e chegada é crucial para a eficiência da empresa a médio e longo prazo. Por isso, sempre estruture metas claras.

No caso da atuação com exportação no Brasil, os objetivos precisam envolver pontos como público-alvo, mercados de atuação e medidas para ganhar competitividade. Tudo isso exige documentação e revisão regulares, visando a manutenção da empresa na linha das tendências econômicas.

Conheça o público-alvo

A identificação do público-alvo é fundamental para ter sucesso em qualquer área. Essa prática otimiza as decisões tomadas pela empresa em pontos como marketing e política de relacionamento. Justamente por isso, o ideal é que a marca desenvolva uma análise completa de quem será atingido pelas campanhas de venda no exterior.

A definição do público-alvo deve acontecer de modo semelhante ao que é feito no Brasil. Porém, a companhia precisa estar atenta a dores regionais, dando maior abrangência e eficácia à visão de marca.

Identifique oportunidades com maior potencial

Para começar a trabalhar com exportação no Brasil, é importante ter foco e reduzir custos. Isso passa por identificar as oportunidades com melhor potencial. Assim, o negócio começa a atuar em outros países buscando os mercados em que existem as maiores chances de lucro.

Sempre promova uma avaliação do mercado e dos pontos fortes da concorrência nas economias em que a empresa pode se inserir. Analise aspectos positivos e negativos da sua corporação e de outros negócios, além dos ajustes que possam ser feitos. Desse modo, todas as decisões tendem a resultar em um lucro superior.

Fique atento a taxas e tributos

Vendas no exterior muitas vezes estão sujeitas a encargos que a empresa não precisa lidar quando vende para o mercado interno. Saber quais são eles consiste em um ponto fundamental para evitar prejuízos. Uma política tributária adequada ainda elimina gastos desnecessários e otimiza a competitividade.

Por isso, deve-se procurar apoio especializado para avaliar a melhor estratégia tributária disponível. Tenha uma visão abrangente sobre os tributos que o negócio deve pagar e como reduzir o impacto deles. Também fique atento a taxas adicionais capazes de influenciar em custos como os de logística.

Cuide da logística

A logística é vital para tornar o processo de exportação no Brasil mais eficiente. A empresa precisa estruturar uma política robusta e alinhada às demandas do consumidor. Isso envolve cuidados na hora de planejar rotas, definir modais e até mesmo selecionar as tecnologias utilizadas.

Os indicadores, nesse cenário, podem entrar em cena ajudando na mensuração da qualidade das medidas tomadas. Com eles, a empresa ganha a capacidade de rastrear a eficiência de todos os processos corporativos. Assim, ajustes são aplicados em tempo real e o nível de performance segue nas alturas.

Apoie-se na tecnologia

A tecnologia deve figurar como investimento constante no ambiente organizacional. Ferramentas de TI como Internet das Coisas e sistemas de gestão e análise de dados tornam o fluxo de trabalho mais automatizado e robusto. Não deixe de apostar nessas alternativas para a sua empresa!

Toda marca pretende expandir o mercado conforme a sua história é escrita. Aumentar o market share permite ao negócio obter mais receitas e fazer novos investimentos. Além disso, a companhia ganha reconhecimento dos clientes e parceiros comerciais como um empreendimento de alta performance e confiabilidade.

Quem investe em exportação no Brasil, nesse contexto, consegue atingir novos mercados e sair na frente da concorrência. Assim, passa a ser possível arrecadar mais recursos para buscar outras áreas de atuação.

Avalie se a transformação da sua empresa em uma exportadora pode valer a pena e já se prepare para dar início ao processo!

Gostou das informações do post? Compartilhe o conteúdo nas redes sociais para que seus amigos e colegas também conheçam essa oportunidade!

Como encontrar oportunidades de mercado para a indústria - Baixe o guia completo

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